Blog
Blog Tecnogera
gerador title

Aluguel de Gerador de Energia a Diesel: Mais Energia, com Menos Combustível

Você já percebeu que o consumo do diesel é responsável pela maior parte do custo de aluguel de gerador de energia a diesel? E justamente pensando nisso, a TECNOGERA possui uma das frotas mais econômicas em consumo de diesel no mercado, um grande diferencial, também, para a conservação do meio-ambiente.

 

Neste artigo, você vai saber quanto, em média, um gerador de energia consome em litros e por faixa de potência, aprendendo a fazer esse cálculo na hora em que alugar o equipamento ideal para a sua demanda. Veja a seguir.

 

O que é o gerador de energia a diesel?

 

O gerador de energia movido a diesel é um equipamento que usa a combustão do diesel para gerar energia elétrica, tendo a capacidade de garantir o abastecimento elétrico em indústrias, eventos de grande porte, supermercados, shopping centers, edifícios comerciais, na construção civil, em escolas, hospitais e demais estabelecimentos que não podem ficar sem o fornecimento de energia elétrica sem que haja algum tipo de prejuízo.

 

Algumas características do gerador de energia a diesel

 

O gerador de energia a diesel é provavelmente a solução mais prática e eficaz para o fornecimento de energia elétrica. O funcionamento desse equipamento se dá a partir da movimentação de um eixo central, que é impulsionada pela queima do combustível. Assim, a energia mecânica resultante dessa movimentação é transformada em energia elétrica pela ação de um dispositivo de nome “alternador”.

 

O processo só é possível em função do campo magnético gerado pela velocidade de rotação do eixo central, que por sua vez cria tensão em terminais condutores que transmitem a circulação de correntes elétricas.

 

Na verdade, as características da utilização dos combustíveis em geradores e veículos são bem parecidas. A gasolina, que tem o maior preço, é mais indicada para veículos de pequeno porte, assim como os geradores.  O diesel, que tem custo mais baixo que a gasolina, é recomendado para motores mais potentes, como os caminhões, betoneiras, etc.

 

Afinal, gerador de energia a diesel ou gasolina? Qual a diferença entre os dois?  

 

As grandes diferenças entre gerador de energia a gasolina e gerador de energia a diesel, como vimos anteriormente, são simplesmente o preço e o nível de consumo de combustível. Dessa maneira, geradores movidos a gasolina apresentam preço mais baixo, porém consomem mais devido ao preço do combustível, sendo mais indicados para demandas de funcionamento não contínuo de equipamentos.

 

Por outro lado, os geradores de energia que funcionam a base do diesel são bem mais econômicos em se tratando dos quesitos preço e consumo, embora apresentem preço de compra relativamente maior, configurando a solução ideal para quem pretende deixar os equipamentos em funcionamento contínuo.

 

Diesel -> Indicado para equipamentos funcionamento contínuo

Gasolina -> Indicada para equipamentos funcionamento não contínuo  

 

Diesel ou Gás Natural: duas ótimas soluções para segmentos de mercado diversos

 

O aluguel de geradores abastecidos com diesel ou com gás natural é a solução ideal para empresas que demandam certa quantidade de energia extra para manter o pleno funcionamento de todas as suas atividades, alinhando ao fato de que querem ser vistas como sustentáveis pelo mercado, o que só as faz ganhar mais credibilidade na ótica do consumidor.

 

E tampouco importa se a modalidade de aluguel escolhida for o stand-by, ou se será voltada para suprir situações eventuais de queda de fornecimento por parte da concessionária, ou simplesmente para amenizar os picos de consumo e manutenção de máquinas, o importante é encontrar um gerador que atenda perfeitamente a demanda da empresa.

 

Por que os equipamentos da TECNOGERA são os mais econômicos?

 

Os equipamentos da TECNOGERA trabalham com motores capacitados para gerar energia utilizando até 30% menos combustível, acompanhando, inclusive, o crescimento da demanda pelos  geradores a gás, que agridem menos o ambiente. Além disso, a TECNOGERA é uma das poucas do mercado que trabalha com produtos nacionais, o que, sem dúvidas, acaba diminuindo o preço final ao consumidor. Outro grande diferencial que vem impactar em menos gastos consiste na execução de testes sistemáticos antes da disponibilização de qualquer produto para locação.

 

 

Vale destacar, ainda, que a TECNOGERA trabalha especificamente com soluções energéticas e locação de geradores de energia a diesel, oferecendo uma diversificada e moderna frota de geradores a diesel para locação, e o que é melhor: todos mantidos sob um rigoroso controle de qualidade e segurança.

Como é feito o cálculo do consumo de diesel pelos geradores de energia

 

Será que você consegue dimensionar quanto de diesel por hora um gerador de energia necessita para funcionar a plena carga? Existem geradores de energia de diferentes potências, cada qual indicada para um segmento específico e com diferentes níveis de consumo. E para se calcular o consumo de um gerador de energia a diesel, é preciso analisar antes a potência gerada e o tempo que consegue trabalhar ininterruptamente.

 

Se, por exemplo, um modelo tende a gerar de 157 a 170 kVA, por exemplo, possui tanque de combustível de 290 litros e garante até seis horas seguidas de funcionamento, seu consumo é de aproximadamente 40 litros de diesel por hora. Outras potências tendem a consumir diferentes quantidades de litros por hora de trabalho e, por isso, a dica é sempre consultar os dados de consumo com o fabricante do equipamento, pois, pelo visto, costumam variar bastante.

 

E vale sempre lembrar que a escolha da potência vai depender diretamente da utilização que será feita do gerador, afinal, um escritório, na maioria das vezes, necessita de muito menos energia que uma indústria. O consumo vai depender também da utilização, já que um gerador funcionando na carga máxima vai gastar muito mais combustível.


Além de identificar o real consumo de um gerador a diesel, antes de alugar é bom entender que cada gerador é dimensionado de acordo com a demanda do cliente, ou seja, sob encomenda. E agora que você já deve ter concluído que a TECNOGERA tem a frota mais econômica e, consequentemente, o consumo mais sustentável do mercado, solicite hoje mesmo o orçamento para a solução de energia que irá impulsionar o seu faturamento.