Blog
Blog Tecnogera
gerador title

Manutenção de gerador: como e quando fazer?

Os geradores são utilizados em diversas situações, como quedas no fornecimento de energia, locais onde são necessários pontos de geração de energia elétrica para altas demandas (eventos, indústrias, hospitais, entre outros) ou em situações com condições de iluminação inadequadas. 

Para manter a eficácia no fornecimento de energia e no desempenho das máquinas, a manutenção de gerador é indispensável e deve ser realizada regularmente. A manutenção preventiva do gerador preserva a vida útil do equipamento e traz ganhos em produtividade. 

Manutenção de gerador: como fazer?

É importante ressaltar que a manutenção em gerador de energia deve ser realizada apenas por profissionais especializados e capacitados. As tentativas de conserto sem conhecimento da estrutura podem causar danos irreparáveis aos componentes do gerador, e, consequentemente, prejuízos. 

A manutenção do gerador é cumprida em etapas, que são realizadas diariamente, semanalmente, mensalmente, semestralmente e anualmente, e também em intervalos de horas – de 250 a 500 horas de funcionamento. Basicamente, o processo de manutenção é dividido em:

Manutenção diária

A cada dia, os níveis de combustível e de óleo do cárter devem ser verificados e, caso necessário, completados. Também em uma rotina diária devem ser observados o aquecedor de refrigerante e a tubulação de ar, além de inspecionar se há poeira acumulada, carbono, peças soltas ou danificadas e corrosão. A presença de possíveis vazamentos também deve ser descartada ou reparada. 

Manutenção semanal

É realizada a drenagem da água presente no tanque e no filtro de combustível. A tensão flutuante do carregador de bateria deve ser verificada e ajustada caso haja necessidade. O filtro de ar é higienizado. 

Manutenção mensal

As conexões da bateria precisam ser avaliadas para checagem da presença de folgas ou corrosões. A correia também tem sua tensão verificada para detecção de desgastes. O líquido de arrefecimento é analisado via hidrômetro. 

Manutenção semestral

Duas vezes por ano a ligação das mangueiras do radiador são observadas, com o intuito de identificar se existem sinais de desgaste. O filtro de combustível é trocado, independentemente da quantidade de sedimentos presentes; o mesmo vale para o filtro de ar e o filtro de refrigerante. O cárter de respiro é higienizado.

Manutenção anual

Uma vez por ano o sistema de refrigeração passa por uma limpeza completa.

Geradores que não passam por manutenção periódica podem ter diversos problemas. Entre as principais avarias que podem ocorrer estão a quebra das barras da gaiola e das ventoinhas, as falhas no material isolante e o deslocamento dos mancais, entre outros. Todos causam alterações no funcionamento e gastos com reparos. Por isso, os geradores precisam receber a atenção específica para continuarem trabalhando com qualidade por muitos anos.