Blog
Blog Tecnogera
gerador title

Descubra o modo correto de fazer uma emenda de condutores elétricos

Considerados componentes fundamentais em qualquer construção ou equipamento, os condutores elétricos são responsáveis por levar a energia elétrica de um ponto a outro em prédios, indústrias, residências ou máquinas. Os cabos elétricos permitem a distribuição de energia com segurança e muita eficácia, e garante o abastecimento da carga elétrica em diversas situações.Dentro deste cenário, muitas vezes é preciso expandir a área de atuação da energia por meio de uma emenda de condutores elétricos que garantem a transmissão a outros pontos. Este tipo de ação é tão importante que existe uma norma regulamentadora estabelecendo todas as condições para se realizar a emenda de condutores elétricos, a ANBR 54 10:2004.

Materiais para realizar a emenda de condutores elétricos

O primeiro passo para efetuar uma emenda em condutores elétricos é contar com os materiais certos, como conectores e terminais, fita isolante ou fita de alta fusão, alicate decapador universal, além de luvas e óculos de proteção. Com todas as ferramentas e equipamentos de proteção individual (EPIs) em mãos, basta escolher qual o tipo de emenda de condutores elétricos que irá realizar.

Tipos de emendas em condutores elétricos

Basicamente, existem três tipos de emendas de condutores elétricos que podem ser realizadas: rabo de rato, prolongamento e emenda de derivação. Cada qual depende do tipo do condutor elétrico, ambiente e também qual é a finalidade da emenda. Emenda Rabo de Rato: ideal para caixa de derivação e de passagem, este tipo de emenda começa com a retirada de dois centímetros (depende da área de secção transversal do cabo) das capas que envolvem os fios que serão unidos.  Na sequência, utilize dois alicates — um em cada fio — e comece a torcer e envolver um no outro. Tenha bastante cuidado para garantir uma torção perfeita dos dois condutores. Por fim, cubra esta área de interseção dos fios desencapados com fita isolante ou fita e alta fusão. Emenda de Prolongamento: utilizada para prolongar o comprimento da fiação elétrica, a emenda do tipo prolongamento começa com o processo de desencapar os fios com um alicate decapador. É recomendável retirar uma boa área de capa em cada um dos fios para garantir melhor resistência durante apassagem da energia. Depois, una os dois fios com alicates e forme um ângulo de 120 graus, realizando na sequência sua torção. Finalize com fita isolante ou fita e alta fusão, dependendo da necessidade. Emenda de Derivação: este tipo de emenda de condutores elétricos é aplicado quando existe a necessidade de se criar ramais de alimentação em uma linha que já está em uso. Utilize o alicate decapador e retire uma boa extensão do fio principal (cerca de 20 vezes o diâmetro) e do fio derivado (neste caso, mais ou menos 50 vezes o diâmetro). Coloque os dois fios perpendiculares, segurando-os com firmeza com o alicate universal e, na sequência, enrole um condutor no outro até formar no mínimo seis espiras.  Como nos outros exemplos, finalize a operação realizando a emenda com fita isolante ou fita e alta fusão.