Voltar

Maio tem bandeira tarifária vermelha

Categoria: Dicas, Energia Elétrica, Manutenção e Utilização

O volume de chuvas abaixo do esperado nesse início de ano fez a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acionar a bandeira tarifária na cor vermelha (patamar 1), que ficará em vigor durante todo o mês de maio.

Isso significa que serão cobrados na conta R$ 3,00 para cada 100 kWh de energia consumidos.

Essa é a segunda vez que a bandeira vermelha é acionada este ano e a cobrança extra é justificada pelo uso de mais energia gerada pelas usinas termelétricas, que custa mais para ser produzida.

Com a cobrança extra, a recomendação é que os consumidores evitem o desperdício. No entanto, os consumidores industriais têm dificuldade em reduzir o consumo de energia, já que os gastos estão diretamente relacionados à quantidade de energia utilizada nas linhas de produção.

No caso de indústrias de grande porte, a operação costuma ser 24 horas e sete dias por semana. Logo, desligar a linha de produção ou parte dela, impactaria diretamente no desempenho da empresa.

Nesse cenário, optar pelo uso de energia temporária é um caminho que se mostra estratégico para empresas dos mais diferentes portes. O uso de geradores em alguns horários do dia, como no de ponta, pode reduzir o consumo de energia em até 30% no período entre as 17 e 20 horas.

A Tecnogera oferece soluções completas em energia temporária. Além de uma frota de mais de 800 geradores, a empresa também oferece acessórios, atendimento 24 horas e assistência técnica. Já os geradores da marca, por serem mais modernos e fazerem uso de tecnologia, fornecem a mesma quantidade de energia gastando menos combustível.