Blog
Blog Tecnogera
gerador title
imagem de rio rodeado por mata durante a noite e, ao fundo, uma usina hidrelétrica iluminada com três torres e dois reatores.

Usinas de Energia também demandam energia alternativa

O aluguel de geradores de energia não convencional tem papel importante em diversos cenários, como nas usinas de energia e nas simulações de paradas programadas.

Pode parecer estranho num primeiro momento, mas usinas e outros pontos de geração de energia elétrica também têm necessidade de recorrer ao aluguel de geradores de energia. O start de alguns processos dessas instalações depende de energia alternativa para ocorrer, principalmente quando se trata de locais remotos e com grandes maquinários. 

Na verdade, o uso de geradores vai muito além disso nesse contexto. Os equipamentos ainda atendem a demandas de manutenções programadas e quando ocorre alguma parada emergencial ou não planejada da planta.

Para isso, é importante entender qual a melhor forma de aplicação de grupos geradores para cada local e negócio, bem como entender os diferenciais de contar com um parceiro de qualidade. 

Quer saber a importância do aluguel de geradores de energia em usinas de energia e outros locais remotos? Continue acompanhando a nossa publicação e saiba mais! 

As usinas de energia brasileiras e o seu cenário de atuação

Quando se pensa numa usina de energia, é comum vir à mente a imagem de uma grande empresa responsável por gerar energia elétrica para uma região.

Esta geração pode ser feita por meio de hidrelétricas, termoelétricas ou outro tipo de conversão que permita movimentar as turbinas e entregar energia elétrica para a população. 

Dois bons exemplos são as usinas de Itaipu Binacional e de Jirau, ambas hidrelétricas e que são peças-chaves no sistema elétrico nacional.

A carga de energia entregue por estas usinas demanda testes e evoluções constantes, principalmente nos casos de preparação para possíveis falhas ou simulações de interrupções no fornecimento. 

Existem ainda outras unidades relevantes, como as subestações de distribuição de energia elétrica.

Alguns setores do agronegócio, como as indústrias sucroalcooleiras possuem seus próprios sistemas de geração de energia elétrica. Todas elas dependem de manutenção e um alto nível de preparação contra acidentes e mitigação de danos. 

O teste de Black Start e outras simulações

O chamado teste de Black Start consiste no desligamento de unidades geradoras por algum motivo de falha no fornecimento de energia elétrica.

Nesta simulação, é possível avaliar a eficiência na execução de medidas de mitigação de danos e do reestabelecimento do fornecimento ao calcular o tempo entre o apagão total e o reestabelecimento do sistema. 

Outras simulações também são realizadas para que se consiga prever qualquer tipo de falha ou erro nos processos operacionais.

Estas também são etapas importantes para demonstrar as responsabilidades dos diferentes times que atuam nas usinas e manter toda a equipe preparada para qualquer tipo de incidente ou acidente. 

A demanda por aluguel de geradores de energia nas usinas e em locais remotos

Como podemos perceber, os grupos geradores são equipamentos de apoio fundamentais para manter o bom funcionamento dos sistemas de usinas geradoras de energia elétrica e, inclusive, são utilizados nos cenários de testes de Black Start.

Nesta simulação de apagão total, especificamente, um gerador de energia alternativa a diesel é uma peça-chave no reestabelecimento da operação. É ele o responsável por dar a carga inicial e a partida na primeira unidade geradora. 

Feito isso, o barramento é alimentado pela unidade geradora e as demais unidades geradoras de energia são recompostas, sendo medido o tempo entre cada uma dessas ações.

Em um exemplo de Black Start, realizado na usina hidrelétrica de Jirau, 24 das 50 turbinas foram restabelecidas dentro de apenas 30 minutos. 

Esta é uma ótima demonstração da importância do grupo de geradores e do fornecimento de energia alternativa e temporária, mesmo em cenários até então desconhecidos. 

Mais exemplos da aplicação de geradores de energia por meio de locação

Além da importância dos grupos de geradores para as usinas de energia no Black Start, este tipo de equipamento ainda pode ser utilizado em vários outros cenários.

O principal deles é como auxílio na hora de realizar algum tipo de manutenção programada no equipamento principal da planta de operação. 

O fornecimento de energia elétrica deve ser interrompido para evitar qualquer tipo de acidente, mas os profissionais ainda dependem de energia elétrica para operar os seus equipamentos.

É aí que o aluguel de geradores de energia ganha força, mantendo o suprimento correto que os colaboradores necessitam para realizar a manutenção. 

E, caso haja algum tipo de problema ou manutenção emergencial, este tipo de equipamento fica à disposição para atender às demandas, de acordo com a necessidade.

O gerador pode entrar em funcionamento rapidamente, mantendo o fornecimento de energia elétrica para áreas importantes, enquanto o problema causador da interrupção é corrigido. 

Subestações, motores de partida e outras indústrias

As subestações, os motores de partida presentes em turbogeradores a vapor e até outras indústrias, como as Sucroalcooleiras, demonstram todo o potencial de aplicação dos grupos geradores.

Uma manutenção programada em uma subestação precisa de um gerador a diesel para fornecer energia para que os sistemas operem enquanto o trabalho é realizado. 

Os motores de partida e outros motores que compõem o processo dos turbogeradores a vapor também dependem dos geradores para o seu correto início de funcionamento.

Para isso, dispor de um serviço de qualidade no aluguel de geradores também garante o sucesso da operação da planta. 

Os diferenciais da Tecnogera no aluguel de geradores de energia alternativa

A Tecnogera é um dos principais players no setor de geração de energia temporária e equipamentos para controle de temperatura no mercado nacional.

Como diferencial do seu negócio, possui o conceito de energia como serviço (ou EaaS – Energy as a Service) e até as manutenções dos equipamentos ficam sob responsabilidade da Tecnogera. 

Com uma extensa frota de grupos de geradores, a empresa consegue atender a situações programadas de fornecimento de energia alternativa e, até mesmo, cenários emergenciais. 

Saiba mais! 

O aluguel de geradores de energia tem papel fundamental na hora de assegurar o suprimento correto, principalmente em usinas de energia e outros empreendimentos deste perfil.

Nas simulações, manutenções programadas e em qualquer tipo de parada emergencial, os geradores são utilizados para garantir a qualidade operacional no local. 

A Tecnogera é o parceiro ideal com os melhores equipamentos e grupos de geradores. Possui uma ampla experiência no mercado, know-how para atender a projetos das mais diversas complexidades e a frota mais moderna do país. 

Entre em contato com o nosso time de atendimento e saiba mais!