Voltar

Quais são os principais itens de segurança que devem ser observados em geradores

Categoria: Blog, Dicas

De acordo com a legislação brasileira, tanto a instalação quanto a utilização de geradores de energia são responsabilidade dos proprietários. Isso pressupõe conhecimento técnico prévio, bem como adesão a todas as formas técnicas de segurança estipuladas.

flickr.com / Martin Abegglen É muito importante sempre estar atento a alguns detalhes de segurança antes de adquirir ou alugar um gerador de energia.

Geradores considerados particulares — tais como os utilizados por clubes, empresas e condomínios — necessitam de autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica para poderem funcionar. Esse órgão verifica as condições de instalação, e regula a manutenção dos equipamentos e o cumprimento das normas técnicas por parte do proprietário.

Por conta disso, é muito importante sempre estar atento a alguns detalhes antes de adquirir ou alugar um gerador de energia. A segurança é, sem dúvida, o item fundamental, uma vez que o dispositivo pode superaquecer ou causar choques elétricos caso não seja corretamente utilizado.

Confira alguns itens de segurança que não podem faltar nos geradores:

– Painel de controle fechado, isolado do motor;

– Tanque de combustível isolado;

– Botões práticos e de fácil acesso para desligamento;

– Separador de água/óleo;

– Filtro de ar;

– Lâmpada indicativa de funcionamento.