Blog
Blog Tecnogera
gerador title

Transformadores de energia: tipos e como escolher para o meu negócio

Um transformador elétrico é um dispositivo utilizado na transformação dos valores de corrente e tensão, que também podem ser utilizados para garantir a alteração das impedâncias dentro de circuitos elétricos. 

Eles são compostos basicamente por dois componentes, o enrolamento e o núcleo com a função de transferir a corrente de um enrolamento para o outro. 
 

Tipos de transformadores
 

O transformadores usados em residências, são chamados de autotransformadores, eles transformam 110V em 220V ou vice-versa. Ainda existem os transformadores eletrônicos, que transformam a tensão da nossa tomada 127V, em tensões significativamente menores como 9,12, 24 volts.

Os transformadores de distribuição, são aqueles instalados nos postes das ruas. Eles recebem a tensão que vem das subestações e  a rebaixam para 220/127 volts, tensão de nossas tomadas residenciais.

Transformadores de força, são dispositivos instalados em subestações industriais e comerciais, que demandam mais de 75 quilowatt-hora de consumo. Nesta condição, se faz necessário a aquisição de um transformador que receberá a energia entregue pela concessionária local em média tensão. 

Os transformadores de baixa tensão, são destinados para adequação de tensão em circuitos de distribuição internos. Normalmente com voltagens de 440, 380 ou 220, são utilizados com máquinas industriais, sistemas fotovoltaicos, redes de iluminação, ar condicionado, etc.
 

Como escolher o transformador de energia?
 

Tudo vai depender da finalidade de uso no seu negócio. Definir como a energia chegará até seu estabelecimento ou indústria, se há apenas a necessidade de transformar a energia em determinados equipamentos. 

Dependendo  do local e do tamanho das  suas instalações, pode ser necessária a adequação da tensão. Nesse caso, o transformador de potência e distribuição, ajustam às diferentes partes de um circuito fazendo com que a transmissão de energia elétrica – em distâncias médias e grandes – aconteça de uma forma mais econômica.  

Eles são usados  nas concessionárias de energia,  interligando os sistemas de geração e transmissão de energia com os sistemas que ficam nos locais onde a distribuição é feita. No entanto, podem ser empregados ainda em subestações de indústrias de grande porte. 
 

Autotransformador
 

O autotransformador permite o ajuste da tensão elétrica fornecidas pela distribuidora de energia. Podem ser acionados de acordo com a necessidade do aparelho.
 

Tipos de tensões
 

Por teoria, tensão elétrica é responsável por levar os elétrons através dos condutores (fios) para o aparelho, e a corrente é a responsável por fazê-lo funcionar.

No Brasil,  existem as tensões 127 volts e 220 volts, dependendo da concessionária responsável pela distribuição da sua cidade.

Como já foi dito, alguns aparelhos só são encontrados na tensão 220v, dependendo da intenção de uso é necessário que eles recebam a tensão correta de uso, através de um autotransformador. 
 

O que acontece se eu ligar meu aparelho na tensão errada?
 

Um  aparelho que trabalha em 127V, ligado em uma tomada 220V, receberá um carga alta de tensão e poderá queimar. Já os equipamentos 220V ligados em uma tomada 127V provavelmente não irão funcionar. 

Antes de escolher um transformador, verifique se ele está dentro de todas as normas vigentes para garantir a segurança de seus aparelhos. Nós trabalhamos com os melhores equipamentos em geração de energia para o seu negócio, entre em contato! Não deixe de acompanhar o nosso blog com dicas e novidades do setor.