Blog
Blog Tecnogera
gerador title

29 DE MAIO – DIA MUNDIAL DA ENERGIA ELÉTRICA

No dia 29 de maio é comemorado o dia mundial da energia elétrica, e considerada uma data de extrema importância para todos que utilizam ou que atuam na geração ou distribuição da energia pelos diferentes locais no mundo.

Ter acesso a energia elétrica fez com que a humanidade desse um salto para o progresso, melhorando a qualidade de vida e fazendo com que o desenvolvimento da tecnologia fosse um fator transformador para sociedade.

O uso de forma consciente também é uma das mensagens promovidas neste dia tão importante para empresas e sociedade que utilizam este recurso fundamental.

Para a Tecnogera, é uma data muito importante já que provemos energia temporária sob a forma de serviço (EaaS – Energy as a Service).

Quer saber mais sobre o dia mundial da energia elétrica? Continue acompanhando a nossa publicação!

A HISTÓRIA DO DIA MUNDIAL DA ENERGIA ELÉTRICA

O dia mundial da energia elétrica é comemorado no dia 29 de maio e surgiu a partir de uma iniciativa da Direção Geral de Energia de Portugal, em 1981.

Esta ação tem como intuito principal motivar toda a sociedade para os cuidados com o uso consciente, além de demonstrar os benefícios de se poupar este tipo de recurso.

Nesta data ainda são organizadas e realizadas dezenas de atividades de conscientização por todo o mundo, chamando a atenção para que todos façam a sua parte e evitem o desperdício de energia elétrica.

Um ótimo exemplo é o aproveitamento da luz solar numa fábrica, reduzindo o consumo de energia elétrica mensal. Outra ação é a implementação de programas de eficiência energética visando a redução do desperdício de energia.

Outro ponto importante é que um dos assuntos discutidos no dia mundial da energia elétrica é a utilização e o incentivo das chamadas energias renováveis, que não se esgotam.

Claro que a data é apenas um símbolo para que tanto empresas quanto consumidores reflitam sobre o consumo consciente, além de promover melhores abordagens para os diferentes tipos de geração de energia. Os bons hábitos no consumo fazem com que o desperdício seja evitado.

A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Este termo está totalmente ligado com a capacidade de geração de cada vez mais energia elétrica com menos recurso possível, promovendo assim o seu uso eficiente. E estas ações não ficam somente atreladas a empresas ou indústrias – todos os setores conseguem perceber os benefícios deste tipo de economia.

Ao abordar práticas para a eficiência energética, também se promove uma transformação no mercado que permite que novas tecnologias sejam desenvolvidas e estimula também a criação de melhores práticas.

Realizar manutenções periódicas e optar por máquinas e equipamentos que consomem menos energia são exemplos de boas práticas que entregam resultados já no curto prazo e ainda beneficiam a longo prazo a sociedade como um todo.

Outro exemplo de eficiência energética é realizar um bom projeto para o sistema elétrico da empresa, promovendo diferentes fontes de geração para otimizar tanto o custo quanto os melhores tipos de geração, de acordo com a disponibilidade.

AS DIFERENTES OPÇÕES DE ENERGIA DISPONÍVEIS

Há diferentes opções disponíveis e que conseguem entregar tanto eficiência quanto qualidade na geração nos mais diferentes cenários.

O Brasil é um ótimo exemplo de país com uma infinidade de recursos naturais que são utilizados para a geração de energia elétrica, além do uso também de combustíveis fósseis e derivados do petróleo como fonte.

Um ponto importante é que essa mentalidade pode levar o país a uma falsa sensação de abundância, que não se mantém em conformidade com as preocupações com a eficiência energética.

As energias solar e eólica são consideradas como limpas, uma vez que promovem pouco impacto no ambiente quando se comparado com os combustíveis fósseis. E são também um auxílio para a preservação dos recursos naturais, uma vez que não emitem gases poluentes.

A GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA DA TECNOGERA

Este dia também tem como premissa o foco na utilização da energia elétrica de forma eficiente, melhorando como um tudo a forma como empresas e sociedade pensam o seu consumo.

A Tecnogera é uma empresa especializada na geração de energia elétrica a partir de fontes fósseis com alta eficiência. Temos em mente sempre oferecer e agregar mais energia utilizando menos combustível, e para que isso seja possível temos umas das mais modernas frotas de equipamentos do país e a preocupação constante com sua atualização.

Os grupos geradores buscam entregar a mesma geração de energia (kWh) pelo menor consumo possível de combustível.

O foco está na entrega da solução completa da geração de energia. O escopo inicia desde o entendimento da necessidade do cliente, elaborando o projeto, até sua entrega na modalidade turnkey. Nesta entrega a empresa é responsável pelo fornecimento dos equipamentos, logística, instalação, comissionamento, operação, manutenção e desmobilização.

Outra área muito ativa da Tecnogera está na participação da expansão da matriz de energia renovável do país.

Ao todo, mais de 2.000 turbinas eólicas já foram comissionadas pela empresa. Isso proporciona soluções completas que vão desde a fase de obras até a finalização e comissionamento da planta para a entrega ao cliente.

A viabilização das obras de usinas eólicas, solar e de biomassa ocorrem por toda a América Latina, fazendo com que a companhia seja destaque também neste mercado.

Pensou em alugar um gerador de energia, fale conosco!!

Assuntos relacionados:

Conheça as diferentes formas de geração de energia

O que é, e como funciona uma subestação de energia?

Migrar ou não migrar para o Mercado Livre de Energia?

Como funciona a distribuição de energia elétrica?

Entenda como funciona o mercado de energia brasileiro