Blog
Blog Tecnogera
gerador title
A importância de um sistema de refrigeração e climatização

A importância de um sistema de refrigeração e climatização

Equipamentos como sistema de refrigeração garantem conforto térmico e segurança em ambientes fechados

Um dos pontos mais importantes para quem trabalha em um ambiente fechado é garantir a qualidade do ar, além da sua refrigeração, climatização, controle da temperatura, umidade e a renovação desse ar que circula no local. Esse tipo de atenção pode impactar diretamente na saúde das pessoas que habitam o lugar, sendo essencial para evitar qualquer tipo de doença ou experiência negativa.

Assim, ter um bom sistema de refrigeração e climatização vai além da preocupação com sua utilização e envolve pontos como instalação, manutenção e cuidados corretos com os diferentes equipamentos. Ao garantir o conforto térmico, a saúde dos ocupantes do local e a qualidade do ar, todos que frequentam aquele ambiente saem ganhando. 

Quer saber mais sobre a importância de um sistema de refrigeração e climatização para o seu ambiente? Continue acompanhando a nossa publicação e descubra! 

O que é a climatização?

A climatização é uma etapa importante de qualquer ambiente fechado e que possui algum tipo de circulação e interação entre pessoas, além de entradas e saídas. Um ótimo exemplo é um shopping center ou uma grande loja em ambiente fechado e coberto, que acarreta no desafio de garantir a circulação de ar e o controle de temperatura neste local. 

A climatização garante que a temperatura esteja adequada para o conforto térmico das pessoas que estão circulando por aquele ambiente, nem tão quente e nem tão frio a ponto de incomodar consumidores, colaboradores ou pessoas que passam pelo local.

Indo além e tomando como um exemplo um ambiente industrial, a climatização garante que este local esteja em uma faixa confortável aos organismos, fornecendo umidade e oxigenação. No ramo alimentício, é imprescindível utilizar um sistema especializado que, além de qualidade, mantém os produtos em condições ideais de conservação e de acordo com as normas e regulamentação legal. 

Climatização e sistema de refrigeração

A climatização pode ser necessária com diferentes objetivos e diversos ambientes, como:

  • Casas e residências;
  • Indústrias dos mais diferentes segmentos;
  • Empresas e escritórios;
  • Hospitais e clínicas de saúde;
  • Granjas e estufas agrícolas. 

Para garantir a climatização ideal, os diferentes locais apostam na utilização de equipamentos específicos para essa finalidade como um sistema de refrigeração. Também influenciam diretamente na adoção deste tipo de controle as diretrizes da Organização Mundial de Saúde que possui normas específicas para os valores limite de exposição das partículas suspensas aplicáveis a todos os tipos de ambiente. 

Um ótimo exemplo é o hospital e o seu sistema de climatização que não tem o único objetivo de dar conforto aos pacientes e acompanhantes que estão no local. Estes visam também a redução no risco de transmissão de doenças, seguindo as normas de saúde e de segurança para entregar os melhores índices de eficiência. 

A importância do sistema de refrigeração e climatização eficiente

A importância de um sistema de refrigeração e climatização eficiente pode ser percebida diretamente quando se analisa o ambiente hospitalar e vai além dessa aplicação. Outro ambiente que demonstra esse tipo de relevância é a adega, espaço onde temperatura e umidade são totalmente controladas para não haver qualquer tipo de variação, garantindo assim a qualidade, a conservação e a longevidade dos vinhos.

Mais uma aplicação do sistema de refrigeração e climatização e que ainda faz parte do setor alimentício pode ser observada nos criadouros de frango, onde o conforto térmico é importante para evitar o surgimento de diferentes tipos de doenças entre os animais criados. Assim, todo o negócio sai ganhando ao garantir a qualidade do seu produto, fazendo com que os clientes se sintam igualmente seguros com o que é adquirido.

Diferentes tipos de sistemas de refrigeração e climatização

Alguns sistemas de refrigeração e climatização utilizam modelos diferentes, como: 

  • Evaporação de água em função do calor, permitindo uma troca para reduzir a temperatura do ambiente;
  • Atomização e nebulização;
  • Troca de calor entre dois sistemas, podendo envolver produtos químicos e outros formatos de aplicação;
  • Destilação de água. 

Existem questões importantes na hora de elaborar um projeto para a escolha dos diferentes tipos de sistemas de refrigeração e climatização, como a orientação solar e o número de pessoas que frequentam o ambiente em determinado período. 

Segundo a Associação Brasileira de Refrigeração, cada pessoa respira em torno de 10 mil litros de ar diariamente e esse ar expirado sai com uma temperatura maior que o aspirado. Esse dado integrado à informação de que passamos 85% do tempo em um ambiente fechado demonstra a importância de uma climatização eficiente para garantir o conforto térmico. 

A iluminação, a ventilação e os equipamentos presentes no local também são essenciais para a escolha da climatização do ambiente. Um local com muitos computadores e servidores deve contar com uma refrigeração mais potente, controlando melhor a temperatura e garantindo a qualidade do ar do ambiente. 

Saiba mais!

O ar do ambiente deve estar não apenas agradável, mas também saudável e permitir que as pessoas e outros seres que habitam o local tenham saúde e segurança adequadas com uma boa experiência. Com isso, um sistema de refrigeração e climatização bem dimensionado e que atenda as diferentes demandas e características do projeto é um importante nos mais variados tipos de negócios, nas casas e em diferentes setores da indústria. 

Quer saber mais sobre os benefícios de um sistema de refrigeração e climatização para o seu negócio? Continue acompanhando as publicações no nosso blog