• flag-br
  • flag-esp
  • flag-us

Aluguel de geradores: 6 principais demandas de energia temporária do mercado

PUBLICADO EM 19/03/2018 Aluguel de geradores: 6 principais demandas de energia temporária do mercado

Aluguel de geradores

 

Aluguel de geradores: 6 principais demandas de energia temporária do mercado


 

Com o número cada vez maior de segmentos e demandas que necessitam de fornecimento de energia temporária no Brasil, muito por conta das próprias falhas e limitações do nosso próprio sistema (sempre sujeito a apagões), o aluguel de geradores deixou de ser considerado um item de luxo, voltado apenas para grandes empreendimentos, para se tornar um diferencial competitivo, pois tende a prevenir prejuízos de toda ordem.    

 

Neste artigo, vamos detalhar as principais demandas e segmentos que mais se beneficiam do aluguel de geradores. Confira a seguir.

 

1.Queda de fornecimento de energia da concessionária

Por mais que, hoje em dia, as principais concessionárias de energia do mercado garantam serviço de alta qualidade, quedas de fornecimento são praticamente inevitáveis e, muitas vezes, podem acabar comprometendo o faturamento de qualquer empresa ou indústria.  

 

Além disso, fica bem mais barato contar com um gerador irá assegurar o funcionamento de todos os equipamentos do que perder horas de sua produção, correndo o risco de ter materiais perdidos e funcionários parados ou mesmo deixar no escuro convidados de um importante evento, planejado com meses de antecedência.

2. Picos de consumo

Especialmente para as empresas de médio porte, que costumam pagar tarifas altíssimas nos horários de pico de consumo, o aluguel de gerador pode representar, acima de tudo, economia, pois têm um custo até 30% mais barato.

 

Vale destacar que as tarifas consideradas de “ponta” variam conforme a região e a concessionária de energia, ocorrendo no período entre 18h e 21h ou entre 17h30 e 20h30, então é importante avaliar bem o seu perfil de consumo e colocar tudo na ponta do lápis a fim de saber o quanto pode ser vantajoso alugar um gerador elétrico.  


 

3. Fornecimento de energia em áreas remotas

 

Em áreas remotas, onde não há alcance da concessionária de energia, o fornecimento via aluguel de gerador é a melhor opção. O setor da mineração é um dos principais beneficiados com esse fornecimento alternativo, já que precisa manter ativos processos que demandam uma carga enorme de energia.

 

Só para que você tenha ideia da importância do fornecimento de energia em áreas remotas da mineração, na viabilização do projeto de uma mina extratora, os geradores são responsáveis pela alimentação de todo o maquinário pesado, passando pelo funcionamento do sistema de ventilação, alarmes de segurança e, por fim, luzes de emergência.

 

Já o segmento de óleo e gás  representa um dos maiores desafios para o fornecimento de energia temporária. Devido à exploração de petróleo nas camadas do pré-sal e mais de 100 plataformas petrolíferas em operação no litoral brasileiro, que não estão interligadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN), o aluguel de geradores se torna imprescindível para o sucesso das operações.

 

4.Construção civil

 

Em se tratando da construção civil, por sinal um setor que funciona a todo vapor no Brasil, todos os desafios no fornecimento de energia elétrica começam já na fase inicial: é que, muitas vezes, canteiros de obras não apresentam um fornecimento estável de energia elétrica o que tende a piorar caso estejam em locais remotos, onde não há sequer acesso ao sistema de energia.

 

Como é possível garantir, então, o suprimento de eletricidade para tocar a obra, sem correr o risco de falta de luz em momentos críticos e que podem acarretar em acidentes graves? O aluguel de geradores e bancos de carga é a principal solução para os canteiros de obras, uma vez que permitem que os operários deem andamento à construção sem o risco de contratempos e atrasos em prazos.  

5. Eventos

Planos de contingência são essenciais para evitar falhas no fornecimento de energia quando se lida com eventos. Alguns poucos minutos de interrupção de um show transmitido por uma emissora de TV, ou já pensou, as Olimpíadas, podem resultar em prejuízos de milhões de reais para emissoras e patrocinadores, além de arranhar gravemente as marcas dos patrocinadores.

 

Sendo assim, o planejamento de um evento, independentemente do seu porte, deve estar focado em prever problemas e criar os planos de atuação para minimizar os efeitos da queda de energia. Uma das alternativas mais viáveis é, sem dúvida, o aluguel de gerador.

6. Aluguel de geradores para as paradas programadas

 

A necessidade de cada indústria é o elemento-chave que irá definir qual o tipo de parada programada deve ser realizada pela empresa. Dessa maneira, as paradas podem ser programadas (de acordo com tempo ou estado) ou emergenciais, fazendo-se necessárias por diversos motivos, como:

 

  • troca e atualização de equipamentos;

  • expansão da capacidade de produção;

  • conserto de máquinas e ferramentas quebradas ou danificadas;

  • adição de medidas de segurança.

 

Todos os anos, as paradas programadas alteram a rotina de toda a força de trabalho, bem como a linha de produção de uma atividade industrial. As paradas demandam a atenção de todos os setores da indústria e exigem que as equipes trabalhem de forma sincronizada para que a interrupção na produção aconteça dentro do prazo e do orçamento. E para que não haja imprevistos dentro das paradas programadas, o aluguel de geradores é a opção que representa a maior segurança.  

 

Mas para que cada uma dessas demandas sejam bem entendidas, é preciso definir o tipo de aluguel, ou seja, se o gerador precisará ficar em funcionamento contínuo ou em módulo “stand by” (de espera). No segundo caso, os geradores são acionados assim que há algum problema com a rede elétrica, trabalhando por períodos de 8, 12 ou 24 horas, sendo muito usados na realização de eventos, edifícios ou em linhas de produção (conforme citamos anteriormente).  

 

Bom, e agora que você ficou por dentro dos principais segmentos - e circunstâncias - que demandam fornecimento de energia temporária, é hora de alugar um gerador elétrico que tenha tudo a ver com a natureza do seu negócio e que, é claro, apresente o melhor custo-benefício. Se você ainda tem dúvidas dúvidas ou quer comentar sobre o assunto, deixe sua mensagem aí embaixo ou entre logo em contato com um consultor da TECNOGERA para solicitar um orçamento.   




VOLTAR