Blog
Blog Tecnogera
gerador title
banco de carga

Banco de carga: quais são suas funcionalidades

Equipamento é importante para garantir o funcionamento com qualidade e segurança de uma usina de geração nos mais diversos segmentos. Saiba o que é um banco de carga e suas funcionalidades.

O banco de carga consegue assegurar um fornecimento contínuo de energia elétrica para os mais diferentes cenários e é uma importante fonte de investimento na hora de planejar um sistema de alimentação para determinados locais. Um ponto importante na hora desse dimensionamento é o custo do equipamento, sendo essencial contar com opções como a locação para otimizar ainda mais os valores envolvidos. 

Com o crescimento da utilização das energias renováveis e da geração temporária de energia elétrica, entender a necessidade do negócio e as melhores opções para otimizar o valor gasto com fornecimento de eletricidade, é uma atividade importante. Assim, conhecer as funcionalidades, a importância e até os diferentes segmentos de atendimento de um banco de carga é uma etapa importante do processo industrial. 

Continue acompanhando nossa publicação e saiba um pouco mais sobre o que é um banco de carga, além das vantagens da sua aplicação.

O que é um banco de carga? 

De uma forma direta, o banco de carga permite que o fornecimento de energia elétrica ao local seja realizado de forma contínua e constante, sem a ocorrência de falhas ou perdas. O equipamento serve, por exemplo, na aplicação em usinas de energias renováveis, para a realização de testes na geração e na transmissão de eletricidade, de modo que os equipamentos sejam mantidos em um bom estado de conservação.

Sua aplicação é uma importante parte do sistema elétrico de diferentes segmentos, promovendo a realização de testes antes do empreendimento entrar em operação de fato. A operação já é feita em outros cenários e, quando o local é uma usina de geração de energia elétrica, é realizada por meio do banco de carga.

Para que serve um banco de carga?

Imagine um cenário: uma planta de geração de energia eólica e solar estão prontas, com todos os seus marcos importantes finalizados, só faltando o sinal positivo para sua entrada em operação. Como o responsável técnico pela realização do projeto garante ao responsável técnico da operação da planta que, assim que o sinal positivo for dado, tudo irá funcionar conforme esperado?

É para ter essa certeza que existe um banco de carga. Ele é aplicado no momento em que a usina está pronta, mas ainda faltam algumas verificações e confirmações da parte elétrica. Sua aplicação em grandes empreendimentos permite um desempenho totalmente seguro dos aparelhos instalados no local, evitando qualquer tipo de prejuízo, sem um teste adequado na hora do sinal positivo para a operação. Outro ponto importante é que o maquinário recém-adquirido se mantém em um bom estado de conservação, com a sua ampla capacidade de utilização. 

A importância do banco de carga para os mais diversos segmentos

O banco de carga possui uma grande importância para os mais diversos segmentos e um ótimo exemplo é o setor de geração limpa de energia como a eólica e a solar. Uma usina com essa característica utiliza o banco de carga no seu condicionamento, sendo um equipamento essencial na hora de garantir a qualidade da instalação além de manter a sua boa operação. 

Assim, é possível simular a energização do grid e identificar possíveis problemas além de se testar a capacidade de energização real da usina. Esta ação visa testar os aerogeradores nas usinas eólicas e, em uma usina solar, as fontes de alimentação juntamente com as unidades conversoras.

Com um banco de carga, é possível para uma usina limpa entrar em operação já com a geração de energia elétrica de forma comercial, potencializando assim o tempo de funcionamento da usina e o retorno do investimento. Qualquer falha no sistema pode ser detectada e corrigida antes mesmo que entre em operação comercial, prevenindo futuros acidentes ou falhas no processo, impactando diretamente na redução de custos. 

Mais vantagens da aplicação dos bancos de carga

Os bancos de carga ainda podem ser utilizados na hora de regular corretamente um grupo de geradores de energia temporária em algum tipo de cenário de aplicação. Com isso, o gerador passa a trabalhar de forma correta, demandando a quantidade de combustível ideal para a sua operação e evitando assim qualquer tipo de desperdício de combustível. 

Apenas os testes realizados com o banco de carga conseguem verificar o verdadeiro desempenho do gerador ou do regulador de tensão do grupo de gerador utilizado. O regulador de tensão é uma peça essencial e que permite que um gerador se recupere de forma rápida caso ocorra algum tipo de mudança grande na carga elétrica do local. 

Uma recorrência anual na realização de testes com banco de carga é uma ótima forma de manter a qualidade do sistema de geração do local, eliminando a maioria dos problemas futuros causados por algum tipo de negligência ou subutilização. Em um gerador, esses devem operar na sua carga máxima por quatro horas, para avaliar sua capacidade de trabalho. 

Vantagens de alugar um banco de carga

Um banco de carga é um equipamento especializado e o investimento realizado para a sua aquisição é alto, devido ao alto grau de importância que ele tem para garantir a qualidade de operação. Além da compra, é vital ter algum corpo técnico para realizar a instalação e as manutenções para a plena operação sempre que necessário. 

Por esses motivos, é importante ter um fornecedor experiente e de confiança para ofertar a locação de bancos de carga ideais de acordo com a sua demanda e necessidade. A Tecnogera é o parceiro ideal, pois possui o know-how comprovado com ampla gama de clientes satisfeitos com os serviços oferecidos. 

Além do equipamento, a Tecnogera ainda assegura o seu funcionamento com o melhor desempenho, realizando manutenções preventivas e testes de performance. Seu comprometimento com a qualidade no atendimento e uma equipe altamente qualificada faz da Tecnogera o melhor parceiro para a locação de equipamentos. 

Saiba mais!

Utilizar um banco de carga faz toda a diferença na hora de garantir o bom funcionamento das plantas de geração de energia elétrica. Ter um parceiro como a Tecnogera para a locação de equipamentos especializados e da mais alta qualidade é um ponto essencial para a boa qualidade no suprimento de eletricidade para o local. 

Entre em contato com o nosso time de atendimento e saiba mais!