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Climatização garantida no Aeroporto

Trabalho realizado com planejamento, atendimento especializado proporciona sucesso ao processo de climatização

PUBLICADO EM 05/03/2020 Climatização garantida no Aeroporto

Trabalho realizado com planejamento, atendimento especializado proporciona sucesso ao processo de climatização

A contratação de Chillers na modalidade locação é uma das opções estratégicas que clientes podem realizar em situações emergenciais ou programadas, levando sempre em consideração a relação custo-benefício na hora da contratação.

Como os Chillers atuam

Os Chillers são equipamentos que atendem às mais diversas aplicações de climatização de ambientes (conforto) ou resfriamento de líquidos (processos).

Em outras palavras, empresas de pequeno, médio e grande porte podem se beneficiar desta modalidade de contratação em vários setores da economia. 

Sabemos que, no contexto aeroportuário, o bom funcionamento do sistema de climatização é essencial, pois além de garantir a temperatura agradável e dentro da norma, garante a qualidade do ar interno, baixo consumo de energia e alto ciclo de vida útil do sistema.

Adicionalmente, há também as questões sanitárias, pois o aumento da temperatura ambiente impacta na velocidade de degradação de alimentos.

Operação 24 horas. Era preciso cuidado

O fato de estarmos falando de um ambiente que opera 24h por dia durante todo o ano, traz complexidade e aumenta a criticidade de operações como instalação  e manutenção dos equipamentos que compõem o sistema de climatização.

A Tecnogera conta com uma frota de Chillers & Acessórios para atender aos aeroportos durante as manutenções programadas ou emergenciais.

Um dos grandes diferenciais de nossa empresa é a flexibilidade de tempo do contrato e agilidade na entrega. 

O modelo de contrato de aluguel pode ser por dias ou anos. 

Climatização em aeroporto, como funciona

Recentemente, um dos maiores aeroportos do Brasil, localizado na cidade do Rio de Janeiro, decidiu por realizar uma intervenção em duas de suas Centrais de Água Gelada. 

A redução de duas CAGs (Central de Água Gelada) agravaria a temperatura ambiente do aeroporto, ainda mais com a proximidade do verão que, além de sinalizar altas temperaturas, conta com períodos de grande fluxo de pessoas, principalmente nos meses de dezembro a março.

Diante desse contexto, o cliente precisava de uma solução temporária para climatização a fim de atender as demandas de carga térmica durante os meses de alta temporada.

Enquanto isso, seria possível realizar a intervenção em sua central própria com condensação a água. 

Materiais fornecidos para a Climatização

A Tecnogera, então, forneceu duas CAGs: uma para atender a CAG do Terminal de Cargas e a outra para atender a CAG da área de apoio.

A primeira possui mais de 17.000 m³ área de armazenagem climatizada. Na segunda, estão localizadas a área administrativa, financeira e instituições de apoio.

Esses dados sinalizam que essas áreas são de extrema importância para a garantia da perfeita operação e qualidade dos serviços do aeroporto. 

O aeroporto já possuía um sistema de climatização bem estruturado e já tinha experiência com locações anteriores.

No entanto, foi necessário que a Tecnogera fizesse algumas adequações relacionadas à potência elétrica. 

Além disso, promovemos o desenvolvimento dos acessórios hidráulicos. Isso foi preciso porque o cliente disponibilizou um único ponto para conexão hidráulica para as CAGs provisórias, o que tornou necessário o desenvolvimento e confecção de barriletes para viabilizar a conexão dos Chillers.  

Como se tratava de uma área crítica, o cliente não poderia correr riscos de interrupção/oscilação de fornecimento de energia.

Diante disso, a Tecnogera prosseguiu com a instalação de uma proteção extra para painel por meio de quadros de distribuição com disjuntores individuais para os equipamentos.  

A Tecnogera garantiu a climatização das CAGs do aeroporto por meio da solução turnkey. Com isso, os espaços foram contemplados com os seguintes recursos:

• 02 (dois) Chillers com capacidade de 300 TR cada para CAG APOIO;

• 03 (três) Chillers com capacidade de 170 TR CAG cada para o Terminal de Cargas;

• Barriletes personalizados para conexão hidráulica;

• 02 Quadros de mais de 1000A cada com disjuntores individuais por equipamento;

• Mais de 300 metros de Mangotes de Descarga de Água 6” / 150psi;

• Mais de 2.000 metros de Cabo 240mm²;

• Transporte, carga e descarga; 

• Toda infraestrutura necessária à instalação hidráulica e elétrica (instalação externa);

• Mobilizações e Implantação dos Chillers;

• Manutenção preventiva e corretiva;

• Desmobilizações. 

A proposta fechada contempla atendimento de dezembro de 2019 a fevereiro de 2020.

Com isso, o problema de atender às demandas da necessidade térmica devido às altas temperaturas do verão carioca foi resolvido. 

As ações foram desenvolvidas tendo com princípio a integração dos quesitos de garantia de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde. 

Atendimento diferenciado

Para prosseguir com o atendimento, a Tecnogera forneceu uma série extensa de documentos exigidos para a integração dos colaboradores no setor de credenciamento do aeroporto. 

Dessa forma, juntamente com o ASO (Atestado de Saúde Ocupacional), OS (Ordem de Serviço), Ficha de EPI, NR 10/20/35 e diplomas técnicos dos colaboradores.

Além disso, entregamos a APR (Análise Preliminar de Risco) contendo as medidas de controle que seriam adotadas e PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais).

Todos os colaboradores foram cadastrados na Polícia Federal e executaram suas atividades com excelência.

Vale ressaltar que a Tecnogera conta com corpo técnico altamente qualificado para start-up, operacionalização e acompanhamento com total capacidade de atuação em áreas críticas.

A Tecnogera garantiu o pleno funcionamento dos equipamentos locados para o atendimento solicitado.

Todos os prazos relacionados a manutenções preventivas são cumpridos. 

A Tecnogera disponibiliza atendimento 24 horas, suporte comercial e técnico; seguro incluso de forma a garantir segurança patrimonial.

A empresa está preparada para atendimentos corretivos com SLAs agressivos, em até 04 horas após a abertura do chamado via Central de Atendimento.

Isso faz de nossa empresa a primeira que oferece soluções rápidas diante desse tipo de situação. 

Adicionalmente a empresa é certificada ISO 9001 e tem um rigoroso processo de satisfação do cliente (NPS) desde a instalação até o término do contrato. 

 




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