Blog
Blog Tecnogera
gerador title

Climatização para agronegócios: entenda a importância da umidade e temperatura

Tarefa é importante e tem impacto direto na qualidade do que é produzido. Saiba mais sobre agronegócio!

O agronegócio é uma das áreas mais importantes para a produção e para a economia do país, sendo responsável por boa parte dos números de crescimento e de desenvolvimento. Todos os fatores envolvendo o manuseio, a conservação e o transporte do que é produzido depende de bons equipamentos para a climatização como o chiller.

O controle da umidade e da temperatura são etapas essenciais na hora da armazenagem, inclusive contando com normas reguladoras para garantir a qualidade do que é produzido. Outro ponto importante são as altas temperaturas no país em algumas estações do ano, que tornam a refrigeração um processo mais do que necessário nesse período. 

A climatização é uma etapa essencial para o agronegócio, principalmente em conjunto com o controle da umidade e da temperatura com equipamentos como o chiller. Continue acompanhando a nossa publicação e conheça um pouco mais!

A importância da climatização para o agronegócio

O agronegócio é um dos motores para a economia do país, sendo responsável por grande parte dos indicadores positivos de importância e geração de renda no Brasil. Assim, esse setor demanda por soluções específicas para garantir a qualidade, principalmente ao lidar com produtos que requerem cuidados e manuseio específico para o seu consumo. 

Tratamento, conservação e transporte dos alimentos devem seguir as normas de agências reguladores tanto nacionais quanto internacionais com processos específicos. Um dos pontos principais de todo esse universo é a refrigeração e a climatização, juntamente com um controle efetivo sobre a umidade e a temperatura dos produtos. 

Um ótimo exemplo é o desafio para a armazenagem de frutas e de sementes em locais específicos e que garantam números reduzidos de perdas dos produtos ou dos insumos. Cada tipo de semente e fruta demanda uma condição específica para o seu tratamento, assim como cada região do país tem as suas condições climáticas diferentes. 

Rigor no controle de qualidade

Além de todo o cuidado na hora da armazenagem, diversos locais do país e do mundo estão com controle muito mais rigoroso das ações para garantir a qualidade dos produtos. Em alguns casos estão sendo exigidos o histórico do que foi implementado e utilizado de acordo com a sua condição. 

Assim, projetos de centros de armazenagem que contam com climatização específica estão surgindo e se expandindo pelo país, contando também com aplicações para o monitoramento e o controle dos produtos. Um ponto importante de atenção está na umidade e na temperatura do local, integrando-se a soluções de tecnologia com histórico dos equipamentos e dos indicadores do ambiente. 

Outro aspecto na hora de decidir investir em climatização no setor do agronegócio é a utilização de soluções que sejam eficientes e que tenham baixa demanda por energia elétrica. A locação de equipamentos como o chiller é uma ótima decisão, ao garantir que o sistema de refrigeração opere de forma satisfatória, proporcionando melhor otimização dos recursos do negócio. 

Soluções para a climatização no agronegócio

Ao entender a importância das soluções de climatização para o agronegócio, é importante visualizar a disponibilidade de equipamentos e aplicações para o setor que ofereçam eficiência e qualidade necessárias. Além das soluções em si, existem ainda fatores importantes que devem constar no dimensionamento do projeto de refrigeração. 

A versatilidade dos equipamentos é um dos fatores mais importantes devido ao fato de que geralmente o agricultor tem uma diversidade de produtos de acordo com a safra. As características de cada grão, semente, fruta ou verdura exigem que os indicadores daquele ambiente refrigerado sejam monitorados e controlados. 

O produto deve ser preservado no seu formato original, garantindo a sua qualidade e a quantidade original que foi produzida no agronegócio. Um ótimo exemplo é o controle de umidade para o armazenamento de sementes que podem absorver ou liberar água de acordo com os níveis no ar que está em contato. Com essa oscilação, estarão sujeitas a estragar com mais rapidez ou facilidade. 

Aplicação de soluções de tecnologia e modernização no setor

A evolução da tecnologia permite que soluções inovadoras sejam utilizadas, podendo contar com processos e formatos de negócio que ofereçam ainda mais otimização de recursos. Além de proporcionar segurança na armazenagem dos produtos, a tecnologia permite que a cadeia de refrigeração opere nos melhores indicadores possíveis. 

Um cuidado essencial ao aplicar esses equipamentos nos locais de funcionamento do agronegócio é considerar que, geralmente, são afastados dos grandes centros, exigindo atenção especial. O fornecimento de energia elétrica é um fator principal de preocupação e geralmente a concessionária local não garante suprimento constante, estável e de qualidade. 

Outro ponto importante está ligado à à garantia de durabilidade, robustez e confiabilidade operacional das máquinas e de equipamentos. Caso alguma peça quebre ou falhe devido a chuva forte, o tempo até que a equipe de manutenção chegue com uma nova peça para a troca pode ser maior de acordo com a dificuldade de acesso até o local. 

Assim, é vital que um equipamento como um chiller para a climatização do agronegócio seja confiável e consiga operar mesmo com qualquer tipo de intempérie. A flexibilidade de operação exige um parceiro de confiança e que entenda as necessidades de cada agronegócio além das características e da necessidade do produto. 

Tecnogera é o parceiro de confiança

Desde 2006, a Tecnogera destaca-se no mercado de locação de equipamentos para geração de energia temporária e para climatização dos mais variados tipos de ambiente. Está presente em todo o território nacional e na América Latina, provendo soluções de acordo com a necessidade de cada negócio e permitindo muito mais eficiência e otimização de recursos. 

Saiba mais! 

A climatização é um importante fator para garantir a qualidade do agronegócio, assim como o cumprimento das mais diversas normas e regulamentações dos diferentes locais nacionais e internacionais. Manuseio, processamento e logística dependem de monitoramento e controle das condições do ambiente. 

A Tecnogera possui um conjunto moderno e eficiente de equipamentos para garantir a melhor climatização para o agronegócio!