• flag-br
  • flag-esp
  • flag-us

QUANTO CONSOME UM GERADOR A DIESEL?

ENTENDA COMO CALCULAR O CONSUMO DE UM GERADOR A DIESEL

PUBLICADO EM 31/07/2015 QUANTO CONSOME UM GERADOR A DIESEL?

 

O gerador a diesel é um equipamento amplamente utilizado nos mais diversos setores, como em grandes indústrias, grandes comércios, hospitais, escolas e tantos outros locais que necessitam da disponibilidade de energia elétrica.

Dentre os tipos disponíveis, podem também variar quanto ao tamanho e potência, este último impactando diretamente no seu consumo. A instalação e cálculo de consumo de energia elétrica dependem tanto da potência quanto dos cuidados que se tem ao longo do tempo com a sua manutenção e o estado do sistema elétrico como um todo.

Além disso, o segmento que irá utilizar o gerador, e a análise da demanda necessária são pontos importantes no cálculo de consumo ao avaliar o aluguel de geradores.

Quer saber mais sobre o gerador a diesel e as suas informações de consumo médio? Continue acompanhando a nossa publicação!

 

GERADOR A DIESEL

Geradores são em uma forma geral ótimas opções para a geração de energia a partir de algum combustível que pode ser de origem fóssil ou renovável.

Com o avanço da tecnologia, a queima dos combustíveis fósseis tem se tornado cada vez mais eficiente e tendo muito menos impacto ao meio ambiente, principalmente no que diz respeito ao consumo de cada equipamento.

O gerador a diesel consegue fornecer energia elétrica a partir da queima deste combustível e é considerado como um dos modelos mais robustos disponíveis. Um dos pontos importantes é que oferece uma maior força de trabalho e consegue evitar o desgaste ao longo dos anos, tornando-se uma opção mais durável e mais resistente.

 

QUANTO CONSOME UM GERADOR A DIESEL?

 

FUNCIONAMENTO DE UM GERADOR A DIESEL

Ele funciona basicamente com um motor a diesel para transformar a queima do combustível em movimento mecânico que, posteriormente, é transformado em energia elétrica. Como motor, ocorre a mesma sucção do ar até que seja totalmente comprimido. Então é injetado o diesel, que é inflamado, entra em combustão e consegue realizar o movimento.

Este equipamento tem como a sua principal vantagem a facilidade de aplicação nos mais diversos setores. Por ser um combustível de fácil acesso, este tipo de energia pode ser aplicado em qualquer local, desde centros urbanos até as regiões mais remotas do Brasil. Sendo que, em regiões muito remotas é comum a instalação de grandes tanques externos para elevar a autonomia da planta e aumentar o intervalo entre abastecimentos.

Grupos geradores a diesel possuem ainda boa resposta às cargas súbitas quando comparado aos outros tipos de combustíveis.

 

MANUTENÇÃO E A QUALIDADE DO DIESEL

A manutenção deste tipo de gerador também é importante, mesmo que possa ocorrer num maior período de tempo.

Um dos pontos de atenção é a água que pode se acumular no tanque de combustível. Ela deve ser retirada para não entrar em contato com o motor da máquina e ocasionar em alguma quebra.

Outra atenção é a qualidade do diesel utilizado para a geração de energia elétrica que deve ser a melhor possível. Um combustível de baixa qualidade pode ocasionar na presença de sujeira nos tanques e que pode ser levada até o motor, impactando também em possíveis falhas e quebras do equipamento.

 

E QUANTO CONSOME UM GERADOR A DIESEL?

Há grupos geradores a diesel com baixo consumo específico de combustível e com alta performance de geração de energia elétrica quando comparado com a modelos de tecnologia ultrapassada.

E este consumo em si depende também das diferentes faixas de potência entre os geradores e até do tempo que consegue trabalhar ininterruptamente. Um exemplo de cálculo por meio da sua potência gerada pode ser realizado, como:

 

Um modelo de 180 kVA de potência nominal;

Seu consumo será de aproximadamente 27 litros diesel por hora.

Com um tanque de combustível de 300 litros, sua autonomia é da ordem de 12 horas de funcionamento contínuo.

 

Outros tipos de potência possuem cálculos e quantidades diferentes de litros por hora de trabalho e é importante ter estes dados ou consultar junto ao fabricante do equipamento.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O CONSUMO DE UM GERADOR A DIESEL

Uma boa analogia do consumo dos geradores a diesel é com um automóvel. Um carro com uma potência 1.0 consome menos combustível do que um com a potência de 1.4 ou até 2.0, mas consequentemente tem uma potência menor - irá fornecer menos energia de uma forma geral.

A potência é ligada diretamente ao tipo de utilização que o equipamento terá. Um gerador para uma indústria necessitará de mais potência do que um gerador utilizado em um pequeno comércio ou residência.

Existem alguns valores médios e que podem variar inclusive de acordo com a tensão de cada equipamento.

 

Adicionando outras potências ao nosso estudo dos grupos geradores (GMG):

GMG 25 kVA consome em média 4 litros por hora;

GMG 45 kVA consome em média 7 litros por hora;

GMG 100 kVA consome em média 15 litros por hora;

GMG 180 kVA consome em média 27 litros por hora;

GMG 260 kVA consome em média 39 litros por hora;

GMG 550 kVA consome em média 82 litros por hora;

GMG 700 kVA consome em média 104 litros por hora;

GMG 1100 kVA consome em média 163 litros por hora;

GMG 1500 kVA consome em média 223 litros por hora;

 

É claro que esses valores ainda variam conforme a utilização, o local de instalação do gerador, da qualidade e periodicidade da sua manutenção e até da qualidade do combustível utilizado.

 

SAIBA MAIS!

Realizar os cálculos de consumo e entender qual é o melhor gerador a diesel para o seu cenário pode ser algo trabalhoso e que foge do seu escopo principal. Por isso é importante contar com um parceiro de confiança e que entenda a sua realidade e proporcione a melhor opção de acordo com a sua necessidade.

A Tecnogera possui ampla experiência para oferecer a melhor opção para locação de gerador de energia para o seu negócio.

 

Entre em contato com um de nossos especialistas.



 

Veja também:

 

Descubra qual o equipamento ideal para sua necessidade

Como fazer manutenção do gerador?

A importância da manutenção preventiva do gerador

 




VOLTAR