Blog
Blog Tecnogera
gerador title
dimensionamento de gerador de energia

Como é feito o dimensionamento de gerador de energia?

Etapa é importante para a escolha do melhor equipamento de acordo com a necessidade. Confira como é feito o dimensionamento de gerador de energia.

Utilizar um gerador é uma ótima decisão para manter o fornecimento adequado de energia elétrica com a capacidade de suprir as necessidades de um determinado empreendimento. Assim, todo o ambiente fica protegido e se garante a qualidade de operação, mesmo que ocorra algum tipo de falha ou queda no sistema de distribuição da concessionária. 

Um ponto importante é realizar um dimensionamento para a escolha do melhor equipamento de acordo com a necessidades e da demanda de eletricidade para o ambiente. Neste momento são analisados todos os dispositivos e aparelhos que se conectam a rede de energia, entendendo os horários de consumo e qualquer tipo de variação de acordo com a operação.

Continue acompanhando a nossa publicação e saiba mais sobre como é feito o dimensionamento para a escolha do melhor gerador de energia para o seu negócio! 

Motivos para escolha de um gerador de energia

O fornecimento de energia elétrica é um assunto sério para a maioria das empresas, lojas, comércios e negócios por todo o país que querem continuar funcionando com estabilidade e qualidade. Garantir um suprimento constante e livre de falhas ou quedas é essencial também para a operação de qualquer tipo de dispositivo ou máquina conectada ao sistema de distribuição.

Já imaginou uma loja que fica em uma região de clima quente no país e que depende da energia elétrica para o funcionamento do aparelho de ar condicionado além do sistema de gestão de compra e venda? Qualquer tipo de interrupção no sistema de distribuição pode impactar diretamente na sua operação, deixando o ambiente desconfortável para o cliente e fazendo com que a venda não se concretize, uma vez que não pode ser registrada. 

Tudo isso demonstra a importância de se estar preparado para cenários como esse, principalmente ao decidir por utilizar um gerador de energia para garantir o fornecimento no local. Outro motivo importante é a proteção contra altos custos de eletricidade em horários específicos, de acordo com um estudo prévio e análise da demanda do local. 

Aluguel de gerador de energia

Um ponto essencial na hora da escolha para utilização de um equipamento é entender os custos envolvidos. Muitos empreendedores podem imaginar que o preço de um gerador de energia de grande porte pode ser elevado, tornando a compra inviável para a realidade que aquela empresa enfrenta no seu dia a dia.

Assim, ao alugar um gerador de energia consegue-se otimizar ainda mais os investimentos realizados, garantindo a eficiência do negócio. A locação deste equipamento envolve também a manutenção do gerador e até o deslocamento, tirando boa parte da preocupação que se tem quando se realiza uma compra.

Como é feito o dimensionamento do gerador de energia?

Após decidir pela utilização de um gerador de energia, é hora de realizar a escolha do melhor equipamento que se adeque às necessidades, às características e à demanda do local. Este dimensionamento analisa pontos como:

  • A carga elétrica que será utilizada;
  • O ambiente onde será instalado, se será em local aberto ou fechado por exemplo;
  • A temperatura do local; 
  • Os níveis de poluição tanto do local quanto permitidos pela legislação; 
  • Característica do fornecimento do gerador, se será a fonte exclusiva ou se será utilizado como reserva para a rede de energia elétrica; 
  • E até características como altitude e deslocamento até o local. 

Todos esses fatores impactam diretamente no dimensionamento do gerador de energia ao influenciar nas melhores escolhas e opções disponíveis de acordo com a operação. Outros pontos importantes que também são levados em consideração como fatores para o dimensionamento são os riscos e os impactos caso o equipamento apresente algum defeito ou necessidade de parada, inclusive contando com um planejamento prévio e soluções de contorno. 

Cálculo da potência do gerador é essencial

Existem ainda mais pontos de consideração na hora de realizar o dimensionamento do seu gerador de energia. Um deles envolve o cálculo da potência do gerador. Primeiro é importante verificar e somar as potências de todos os dispositivos e aparelhos, multiplicando esse número por um valor definido anteriormente como fator de potência. 

Em seguida deve-se adicionar ainda uma margem de segurança de no mínimo 30% no valor total. Dividindo por 1.000, consegue-se o valor em kVA que é a potência que o gerador deve atender. Outra informação importante nesse momento é que deve ser considerado qualquer tipo de perda de rendimento dentro do alternador, além do valor da potência mecânica dentro do motor. 

Regime de funcionamento do equipamento

O regime de funcionamento do gerador de energia deve seguir uma regra pré-definida para obter os melhores índices de operação além de garantir a qualidade no fornecimento. Este tipo de equipamento geralmente segue uma ordem, com:

  • Um regime de funcionamento de 8 horas;
  • E um tempo de descanso de 4 horas. 

Assim, é fundamental que o negócio esteja preparado e respeite os limites de operação do gerador de energia, com a finalidade de garantir a qualidade no sistema. Outro ponto importante é que, para este regime de funcionamento ocorrer sem qualquer tipo de interrupção, o fornecimento de combustível também deve atender a necessidade. 

Parceiro de confiança é essencial

Ao decidir alugar um gerador de energia, ter um fornecedor de confiança faz a diferença na hora de garantir o fornecimento de eletricidade e a qualidade de operação. A Tecnogera destaca-se no mercado nacional e na América Latina, com os melhores equipamentos para a locação. 

Suas soluções são focadas em eficiência, agregando mais energia com menos combustível, a partir da sua frota mais moderna do país e sob constante atualização. Os projetos atendidos são de diversas complexidades, mantendo o padrão de qualidade em qualquer local onde o cliente está.

Saiba mais! 

O dimensionamento do gerador de energia é uma etapa essencial para conhecer a realidade do local e realizar uma escolha que atenda a demanda sem qualquer tipo de falha ou queda. Ter um parceiro de confiança para a locação dos melhores equipamentos passa também pelo entendimento do ambiente e da necessidade. 

Entre em contato com o nosso time de atendimento e solicite um orçamento!