Blog
Blog Tecnogera
gerador title

Como funciona o sistema Fan Coil?

O Fan Coil é um equipamento importante e que faz parte do sistema de climatização. É utilizado em conjunto com os resfriadores de líquidos (Chillers) para climatização de grandes ambientes. Ele é mais eficiente do que os condicionadores de ar convencionais para aplicações maiores.

Ao utilizar esse tipo de equipamento, garante-se que as necessidades sejam supridas em relação à potência, mantendo a eficiência energética. 

Este é outro produto ofertado pela Tecnogera e, juntamente com o chiller, são utilizados em projetos de climatização.

Fan Coil e Chiller são complementares. Por isso, é importante conhecer o funcionamento de cada um deles para entender como são as principais soluções na hora de realizar um projeto de climatização para grandes ambientes.

Quer saber mais sobre como funciona o sistema Fan Coil, o Chiller e as suas principais características? Continue acompanhando a nossa publicação! 

O QUE É E COMO FUNCIONA O SISTEMA FAN COIL? 

Este tipo de sistema é uma das melhores opções na hora de garantir a climatização de grandes ambientes. Consiste em um equipamento semelhante ao evaporador comum dos sistemas de ar condicionado.

Uma diferença importante entre os dois é que ao invés de utilizar o gás refrigerante, o Fan Coil utiliza a água gelada para manter o sistema controlado e garantir a temperatura adequada. 

O nome pode assustar e até remeter a algum tipo de dispositivo complexo, mas quando fazemos a sua tradução, fica mais simples entender o seu funcionamento.

A palavra Fan é traduzida como ventilador e Coil é serpentina. Ou seja, a definição é de serpentina de ventilação – e é basicamente como opera o Fan Coil. 

Ao passar, o ar quente entra em contato com a serpentina que possui água gelada no interior. Desta forma, o ar é resfriado sendo posteriormente devolvido ao ambiente pelos dutos de ar.

A água aquecida volta ao sistema original para ser novamente resfriada ou pode ser utilizada em algum outro tipo de aplicação. 

E O CHILLER? 

chiller também é mais um exemplo de equipamento que possui nome um pouco complexo, mas a tradução ajuda a entender o seu funcionamento. Em português, significa resfriador, deixando bem mais clara a sua função. 

Ele é utilizado para resfriar a água que passa pelo sistema, sendo um componente importante do sistema de refrigeração. Diferente dos condicionadores de ar convencionais, no Chiller, os gases refrigerantes são utilizados para resfriar a água, e não o ar. 

Uma vez que a água passa pelo Chiller, pode ser então levada até o Fan Coil para que controle a temperatura do ar em locais como supermercados, indústrias, shopping centers e diversos outros. 

CHILLER E FAN COIL: POR QUE SÃO AS PRINCIPAIS SOLUÇÕES DE CLIMATIZAÇÃO?

Essa é uma pergunta necessária com tantas opções de ar condicionados disponíveis para a utilização.

No entanto, com o ar condicionado, quanto maior o ambiente, menor é a sua capacidade de resfriamento – e consequentemente um equipamento maior ou mais potente é necessário. 

A capacidade térmica do Fan Coil é medida em TR, onde 1 TR equivale a 12mil BTU se comparado a um equipamento comum de ar condicionado.

O tamanho da área a ser climatizada acaba sendo diretamente proporcional à potência do equipamento.

Em grandes ambientes como um hipermercado, uma indústria, um grande galpão, um shopping e até um aeroporto, o pé direito costuma ser alto. Isso inviabiliza completamente a utilização de ar condicionados tradicionais. 

Outro fator relevante também é a grande circulação de pessoas que faz elevar a temperatura devido ao calor humano e a manutenção de partes do local abertas para a movimentação.

Existem até ambientes que precisam de uma temperatura totalmente controlada com alto nível de precisão e que um ar condicionado comum não costume atender a necessidade. 

Em hotéis e prédios que exigem um grande número de equipamentos de ar condicionado é uma boa demonstração de como ficaria caro e trabalhoso manter todo esse maquinário. 

Assim o Fan Coil e o chiller são as principais soluções para climatização de ambientes grandes ou especializados devido ao seu alto grau de aplicação e ao bom controle da temperatura. 

AS VANTAGENS DE UTILIZAR EQUIPAMENTOS ESPECIALIZADOS

A primeira de se utilizar equipamentos especializados para a refrigeração de grandes ambientes como o Fan Coil e o chiller é a eficiência energética.

Os números podem chegar até o dobro de eficiência quando comparado com as demais opções disponíveis no mercado para o mesmo tamanho de ambiente. 

Caso a empresa necessite atender algum tipo de certificação e foco em sustentabilidade, essa é a melhor opção por oferecer ótimos índices de economia de energia elétrica nos projetos de refrigeração.

Este tipo de solução ainda é a ideal para promover algum tipo de adaptação de acordo com a necessidade do ambiente e consegue entregar a demanda de climatização necessária.

Outro ponto importante e vantagem da utilização do Fan Coil e do chiller em ambientes é a eficiência nos custos.

Uma vez que podem ser divididos entre os diferentes comércios, negócios e lojas que se encontram naquele ambiente. Caso seja instalado num edifício, a divisão pode ser por andar ou por escritório. 

O conforto térmico é fundamental para uma série de ambientes e pode-se entender a sua importância quando se entende um cenário de um shopping center.

Quanto mais confortável se sinta o cliente, mais tempo ele passará naquele local e irá consumir nas lojas que ali estão presentes. 

Vale lembrar que os Chillers podem ser utilizados sem o Fan Coil no resfriamento de processos industriais. Para saber mais sobre o Chiller industrial, clique aqui

A Tecnogera possui ampla experiência ao trabalhar com Fan Coil e chiller para o seu projeto de climatização. Entre em contato com o nosso time e saiba mais!