Blog
Blog Tecnogera
gerador title
Como funciona um interruptor

Como funciona um interruptor

Utilizado para ligar lâmpadas e outros aparelhos elétricos, o interruptor é um elemento bastante comum em nossas vidas. Seu modo de operação, porém, não costuma ser conhecido. Você sabe como funciona um interruptor?

Como funciona um Interruptor

Interruptores são dispositivos extremamente úteis, tendo a função de ligar ou desligar circuitos elétricos. Sendo usados nas entradas de rede, em pontos intermediários, entradas de aparelhos e máquinas, resumidamente: em todos locais que são necessários a ligação ou o desligamento da energia elétrica. A distribuição dos fios até esses pontos requer estudo minucioso das necessidades do circuito para evitar que no futuro fiquem sobrecarregado.

O dispositivo é simples e, basicamente, funciona abrindo ou fechando circuitos elétricos, pelo qual se interrompe (de forma reversível) a passagem de um sinal em um circuito elétrico ou eletrônico. Por esta razão, geralmente os interruptores que utilizamos para ligar e desligar lâmpadas possuem duas posições: circuito aberto e circuito fechado. Na posição aberta, a energia circula e é distribuída; e na posição fechada, este processo é interrompido. 

Vamos conhecer os tipos de interruptores:

INTERRUPTOR SIMPLES

Dispositivo mais comum e conhecido, usado para acender e desligar lâmpadas. Possui dois bornes, sendo que em um borne é conectado o condutor elétrico fase e no outro borne o condutor de retorno: o condutor fase é ligado ao interruptor e os condutores neutro e retorno são ligados à lâmpada.

Como funciona um Interruptor

INTERRUPTOR DUPLO

O interruptor duplo possui duas seções e tem o mesmo princípio do interruptor simples, também só possibilita acionar uma lâmpada ou um conjunto de lâmpada de apenas um ponto. Utilizado em ambientes de tamanho intermediário. Indicado para ambientes maiores que tem apenas uma porta de acesso e que podem ter a iluminação separada, por exemplo, uma sala de aula. 

INTERRUPTOR PARALELO (THREE-WAY)

O interruptor paralelo, também chamado de three-way é utilizado quando necessário acender ou apagar uma lâmpada, de dois pontos diferentes de um mesmo cômodo. É usado para acionar uma lâmpada ou um grupo de lâmpadas de dois pontos diferentes, para isso basta instalar dois interruptores three way em diferentes pontos de acordo com sua preferência, geralmente sendo usados em corredores, escadas e quintal. A diferença entre o interruptor three way para o interruptor simples é a existência de um terceiro borne, que faz a comunicação entre os dois interruptores three way ou entre o interruptor three way e o interruptor four way.

COMO FUNCIONA UM INTERRUPTOR INTERMEDIÁRIO (FOUR-WAY)

O interruptor four way também conhecido como interruptor intermediário é utilizado quando desejamos acender ou apagar uma lâmpada de mais de 2 pontos de um mesmo cômodo.

Deve ser ligado entre dois interruptores three way para funcionar corretamente e assim ampliando os pontos de acionamento das lâmpadas, possibilitando ter três ou mais pontos de acionamento de lâmpada ou grupo de lâmpada sendo acionados.

Nesta opção temos a ligação de 1 fio fase no borne central do interruptor A.

Dos bornes das extremidades saem 2 fios de retorno que são conectados aos bornes à direita do conector intermediário. Dos bornes à esquerda do interruptor intermediário saem 2 fios de retorno que são conectados aos bornes das extremidades do interruptor B. 

Do borne central do interruptor B temos um fio de retorno que é ligado ao soquete da lâmpada. Do segundo fio do soquete sai um fio que é ligado ao neutro.

Fonte: http://profcolassante.blogspot.com/2015/

Assuntos Relacionados:

Como calcular a demanda de energia elétrica residencial?

Qualidade de energia elétrica: o que é e como funciona um analisador de energia?

Entenda o que é resistência elétrica

Conheça os tipos de geração de energia elétrica