Blog
Blog Tecnogera
gerador title

Como o chiller pode ajudar na produção e armazenagem de alimentos

O Chiller é um sistema de refrigeração que vem auxiliando inúmeras indústrias alimentícias a aumentar seus lucros, entenda como isso acontece!

Podemos dizer que basicamente, o sistema de refrigeração chiller, são resfriadores de água. A água que ele produz é gelada, e é utilizada para resfriar (arrefecer) produtos, equipamentos ou o ar de acordo com a demanda de sua empresa. 

Nos últimos anos, aqui no Brasil, os chillers acabaram passando por algumas mudanças em suas nomenclaturas. E o que antes podia ser somente o equipamento de unidade de água gelada, atualmente é chamado de chiller. 

Esse sistema de refrigeração é excelente para indústrias alimentícias – atuando na climatização de ambientes produtivos de setores que efetuam o armazenamento de produtos finalizados – como é o caso de sorvetes, chocolates e alimentos congelados. 

Veja abaixo algumas de suas aplicações:

  • Soluções temporárias para incremento térmico em processos industriais – em especial durante o verão, o que irá aumentar a capacidade produtiva de sua empresa;

  • Maior capacidade de armazenamento da climatização;

  • Climatização para áreas que necessitem de resfriamos, por sofrerem com o excesso de calor – em especial áreas de fornos;

  • Paradas programadas para manutenção de torres de resfriamento;

  • E plano de contingência em caso de falha ou quebra do chiller próprio.

Ou seja, o sistema de refrigeração chiller é indicado para inúmeras áreas da indústria, como por exemplo, na climatização para o mercado de mineração.

Funcionamento do sistema de refrigeração chiller 

Se partirmos da teoria, o sistema de refrigeração chiller é uma unidade que se mantém na área exterior do equipamento de refrigeração, e que pode ser interligada em inúmeras unidades interiores, auxiliando diferentes máquinas de sua empresa. 

Auxilia na maior capacidade de resfriamento da água, fluido do qual é utilizado como meio de transporte de calor ou frio para cada divisão de seus equipamentos. Os sistemas que mais utilizam os chillers são os VRV´S.

Quando falamos sobre o funcionamento dos chillers, devemos começar dizendo que ele é como um compressor. Quando acontece a pressão na parte superior e logo após a sucção na parte inferior do equipamento – fazendo com que o líquido que age como refrigerador, flua normalmente – diretamente do receptor para sua válvula de expansão. 

É essa mesma válvula que irá introduzir o fluido no evaporador, como é o caso do gás, e assim acontece a troca da água com o calor, quando ela passa pela serpentina. O líquido sai do evaporador, diretamente para o compressor – da mesma maneira que o gás frio efetua a baixa pressão e sai de maneira aquecida e com alta pressão. 

Depois o fluido passa pelo condensador, ocorrendo o resfriamento e retorna ao receptor de maneira líquida. No final deste processo, é bombeada a água de condensação para a torre de resfriamento do equipamento. 

Vantagens e características do sistema de refrigeração chiller

O sistema de refrigeração chiller tem a potência medida em toneladas de refrigeração – TR – e os mais utilizados variam de 5 a 5 mil TR e são capazes de efetuar seu trabalho através de uma variação enorme de temperatura, e que pode em alguns casos ser negativa, dependendo do aditivo utilizado. Para melhor entender, cada TR equivale à 12 mil BTU´s (sigla que se refere a uma unidade de potência, British Thermal Unit, unidade térmica). 

Para ser realizada a instalação, os equipamentos são bem flexíveis, e não possuem um grande porte mas, precisam de um transporte especializado. A estrutura é produzida com chapas de aço, pintura eletrostática, chapa de aço quimicamente tratada e com peças de aço galvanizado.

E a maior vantagem do sistema de refrigeração chiller é que mesmo funcionando à eletricidade, o consumo é consideravelmente baixo, o que resulta em um excelente custo-benefício para sua empresa. Sem contar que são aparelhos extremamente eficientes e que contam com uma durabilidade incrível.

Utilização e manutenção do sistema de refrigeração chiller

Esse tipo de sistema é recomendado para refrescar produtos, equipamentos e o ar, auxiliando no controle e climatização da umidade e temperatura em ambientes de maiores dimensões. Auxiliam ainda na filtragem, circulação e renovação do ar. 

Ele funciona através do resfriamento da água, por exemplo, ao ligar um ar-condicionado o resfriador interno irá soltar o ar quente que é removido da parte interna do ambiente. Da mesma maneira que ocorre no momento que o sistema de refrigeração chiller é instalado, em especial para os locais que possuem maior circulação de pessoas e de equipamentos que precisem de refrigeração especial. 

Ótimos exemplos são aeroportos, hospitais, indústrias alimentícias, estações de metrô, indústria petroquímica e farmacêutica, segmentos de telecomunicação e mineração. 

 Para que o equipamento opere de forma correta, é necessário estar sempre atento à sua manutenção. Ela vai prevenir que o sistema de refrigeração chiller apresente avarias e, portanto, deve ser realizada periodicamente. 

Já as manutenções de melhoria, são para corrigir e reparar qualquer mau funcionamento. Todas as peças deste equipamento necessitam de maior atenção em seus filtros, aletas, serpentinas, motores, bombas e ventiladores. 

A troca dos filtros deve ser feita regularmente, bem como  as serpentinas, pois necessitam que seja retirada toda a sujeira e detritos, que podem fazer com que sua peça perca a energia e eficiência desejada.

Da mesma forma, os ventiladores do sistema de refrigeração chiller contam com itens que precisam de limpeza e lubrificação periódicas, com cuidados específicos para que nada fique fora do lugar e afete o funcionamento do equipamento. 

As bombas também são itens que demandam atenção para que se evite a cavitação – problema que é ocasionado pela própria erosão dos componentes, mas que é facilmente solucionado quando a pressão de sucção for mantida no nível mínimo. 

Já os motores necessitam de limpezas regulares e lubrificação. Desta forma, é possível evitar possíveis inconvenientes.  Fale agora mesmo com um dos colaboradores da Tecnogera e conheça melhor as facilidades que sua empresa possui ao locar o sistema de refrigeração chiller conosco.