Blog
Blog Tecnogera
gerador title

COMO PLANEJAR O BACKUP DE ENERGIA PARA PARADAS DE MANUTENÇÃO?

Os geradores de energia é uma ótima opção na hora de manter um suprimento seguro de energia elétrica durante uma parada de manutenção.

Uma parada de manutenção é uma estratégia fundamental para que a empresa consiga manter a saúde do negócio e se manter dentro dos melhores padrões de qualidade de produção.

Ter um panorama geral das máquinas, dos equipamentos e do sistema de energia elétrica, além de manter um planejamento detalhado são alguns dos fatores que contribuem para o sucesso deste tipo de ação. 

Ao realizar esta ação, a empresa passa a se preocupar além do próprio estado atual da máquina e do equipamento. Assim, entende de fato como está a rotina das suas atividades e, com isso, surgem algumas soluções viáveis para que se mantenha uma produtividade dos negócios. 

COMO PLANEJAR UMA PARADA DE MANUTENÇÃO

Planejamento é uma palavra que faz parte da rotina de trabalho das empresa que se preocupam em manter os melhores indicadores do seu negócio. A organização passa pela realização das atividades, da capacidade de produção e de determinar as melhores datas para checar o estado das suas máquinas e equipamentos. 

Este tipo de ação não começa no dia de realizar o serviço. Todos os aspectos e cada detalhe devem ser mapeados com meses de antecedência, principalmente sobre as condições físicas do local, a disponibilidade de mão de obra e as peças que poderão ser utilizadas ou substituídas. 

Juntamente com um cronograma rigoroso, um detalhamento de toda a execução e a identificação dos riscos e das medidas de segurança são pontos importantes que conseguem fazer a diferença no sucesso da execução. Como, por exemplo:

  • Criar grupos de trabalho multidisciplinares e com responsabilidades diferentes;
  • Elaborar as ordens de serviço;
  • Definir um escopo do trabalho a ser realizado;
  • Ter um cronograma detalhado da ação;
  • Fazer reuniões e informe os colaboradores de forma correta;
  • Controlar em tempo real; 
  • Realizar uma avaliação completa ao final do processo. 

ALGUMAS AÇÕES QUE SÃO REALIZADAS NUMA PARADA DE MANUTENÇÃO

Além de planejar o que é necessário para o sucesso do serviço, também deve ser avaliado o que pode dar errado. É fundamental estar preparado caso aconteça algo fora do planejado. 

Durante a parada de manutenção, toda a equipe deve estar atenta e focada para que o objetivo seja cumprido da forma mais eficiente possível.

Quando as tarefas planejadas forem concluídas, a etapa seguinte é realizar o retorno da produção e da rotina do negócio. Tudo com o acompanhamento especializado dos profissionais envolvidos para garantir que tudo esteja funcionando conforme solicitado.

Também é importante realizar uma avaliação detalhada do estado de cada máquina ou equipamento que recebeu algum tipo de atuação.

Assim é possível planejar próximas intervenções com mais assertividade, conhecendo melhor o seu ambiente e o real estado de saúde da sua produção. 

TER UM BACKUP DE ENERGIA NAS PARADAS DE MANUTENÇÃO

Uma parada de manutenção não deve significar interrupção total da produção de uma indústria ou interrupção do funcionamento de algum negócio específico.

Durante o planejamento, deve-se entender a distribuição física da planta de produção. Assim, é criado um layout para que qualquer ação fique restrita as máquinas e equipamentos que necessitem de algum tipo de atuação. Essa etapa faz a diferença na hora de entender o impacto para o fornecimento de energia elétrica. 

Para a segurança da parada de manutenção é importante ter um suprimento de energia elétrica. No entanto, de acordo com as normas vigente, o fornecimento das concessionárias de energia precisa ser interrompido para não trazer riscos aos técnicos que realizam o serviço.

Com isso, o que fazer? 

A solução é utilizar geradores de energia! 

OS GERADORES DE ENERGIA NAS PARADAS DE MANUTENÇÃO

Para entender a importância destes equipamentos nas paradas de manutenção podemos imaginar alguns cenários:

  • No cenário onde é possível realizar algum tipo de isolamento de um certo setor da indústria ou da linha de produção para que seja efetuada a parada de manutenção, os geradores fornecem a energia elétrica necessária para que os profissionais atuem de forma eficiente na hora de realizar inspeções e qualquer tipo de ação relacionada ao equipamento. 
  • Num cenário onde toda a indústria necessite ter o seu fornecimento de energia por parte da concessionária interrompido, os geradores são uma ótima saída para abastecer as áreas que não precisem estar totalmente desligadas aguardando que o serviço seja finalizado. 

Nos dois cenários, a empresa pode realizar o aluguel de geradores. Assim, terá acesso ao modelo que melhor atender à demanda para manter os equipamentos em funcionamento, além do investimento que pode ser realizado.

A Tecnogera possui uma ampla gama de opções para locação de geradores de energia com capacidades diversificadas, sendo capazes de atender à necessidade do cliente para a realização de manutenção.