Blog
Blog Tecnogera
gerador title

Confira como deve ser um modelo de checklist para gerador

Para garantir que o gerador de energia esteja em plenas condições de funcionamento, é indispensável realizar periodicamente um checklist no equipamento para verificar todos os dispositivos que garantem seu acionamento e o fornecimento de energia elétrica de maneira eficaz.

Como fazer o checklist do gerador

O primeiro passo é contar com profissionais especializados e que realmente conheçam o funcionamento de um gerador de energia. Uma pessoa treinada pode identificar falhas com mais facilidade, além de realizar pequenos reparos quando necessário e indicar a necessidade de reposição de peças. Em geral, a manutenção preventiva de geradores de energia realiza procedimentos que identificam se o equipamento está “conforme” (C), “não conforme”(NC) e “não aplicável”(NA). Este modelo é tido como universal e faz muita diferença na eficiência e agilidade da manutenção — especialmente no caso de mudança da pessoa responsável pelo checklist, uma vez que o profissional pode verificar facilmente o trabalho realizado pela verificação anterior.

Importância do checklist para gerador de energia

Segurança é palavra de ordem na realização de um checklist no gerador de energia. O procedimento deve ser realizado com periodicidade, garantindo o pleno funcionamento de todo o dispositivo, além de manter um bom estado de conservação do gerador. Desse modo, sempre que ocorrerem quedas de energia ou apagões, o aparelho terá plena capacidade de realizar o abastecimento de energia rapidamente e com segurança.