• flag-br
  • flag-esp
  • flag-us
ATENDIMENTO COMERCIAL 24H 0800 772 1601
array(4) { ["__NAMESPACE__"]=> string(22) "Application\Controller" ["controller"]=> string(4) "Blog" ["action"]=> string(7) "detalhe" ["slug"]=> string(44) "confira-exemplos-de-materiais-semicondutores" } array(3) { ["module"]=> string(11) "application" ["controller"]=> string(4) "blog" ["action"]=> string(7) "detalhe" }
ATENDIMENTO COMERCIAL 24H

Confira exemplos de materiais semicondutores

semicondutores

PUBLICADO EM 15/07/2015 Confira exemplos de materiais semicondutores

Um material semicondutor apresenta nível intermediário de portadores de carga (elétrons livres) entre as extremidades condutora e isolante, sendo considerado um meio-termo entre condutores (possuem elétrons livres) e isolantes (não possuem elétrons livres).

Exemplos de materiais semicondutores

O germânio (Ge) e o silício (Si) são os materiais semicondutores mais comuns. A produção de silício, entretanto, é mais explorada justamente por apresentar uma ligação química mais eficaz. O arseneto de compostos de gálio também pode ser utilizado como semicondutor. Apesar de ser mais resistente ao calor, este material não é tão utilizado na indústria por conta de seu alto valor e maior dificuldade de processamento. Trata-se de uma solução de reserva, ou seja, quando não é possível aplicar o silício, a indústria recorre a este material semicondutor. A utilização de materiais semicondutores é fundamental para aparelhos eletrônicos. Isso porque a condutividade de dispositivos como celulares e notebooks é impulsionada quando os semicondutores internos entram em contato com a energia elétrica, provocando um movimento energético que carrega a bateria do aparelho.




VOLTAR