• flag-br
  • flag-esp
  • flag-us

Conheça as diferentes formas de geração de energia

É importante conhecer os diferentes tipos de geradores de energia para saber qual é o melhor para o seu cenário.

PUBLICADO EM 01/04/2020 Conheça as diferentes formas de geração de energia

 

Conhecer as diversos formas de geração de energia disponíveis é importante para garantir que seja utilizado o melhor equipamento de acordo com a aplicação. Todos os geradores têm uma característica em comum: produzem energia elétrica a partir de uma ação química, mecânica, térmica ou até solar.

Com a capacidade de transformação de diferentes fontes de energia em energia elétrica, os geradores conseguem entregar diversos benefícios aos negócios. As vantagens vão desde a disponibilidade imediata de energia caso a concessionária falhe até proporcionar uma utilização mais eficiente para o sistema elétrico existente.

Quer saber mais sobre os diferentes tipos de geradores de energia, além das suas características? Continue acompanhando o nosso post!

 

OS DIFERENTES TIPOS DE GERADORES DE ENERGIA ELÉTRICA

Existem diferentes tipos de geradores e cada um possui características específicas. A geração mecânica é considerada a mais comum. Mas é possível encontrar outros modelos diferentes que podem variar conforme o tipo de geração inicial.

 

O GERADOR VIA ENERGIA SOLAR

Este tipo de gerador de energia elétrica agrega valor à aplicação por permitir que a emissão de gases do efeito estufa seja quase nula. Dentre os tipos de geradores disponíveis, este utiliza um material semicondutor - que geralmente é o silício - para captar os raios solares e realizar a conversão em energia elétrica, que pode ser utilizada nos mais diversos equipamentos eletrônicos.

Outro ponto importante deste gerador é o custo zero para a matéria prima - os raios solares! A implantação das placas solares só demanda um espaço apropriado com algumas placas solares realizando a captação, mesmo em dias nublados e com muitas nuvens no céu.

 

O GERADOR TÉRMICO

Dos tipos de geradores disponíveis, o gerador térmico é um que realiza a transformação a partir da conversão de algum tipo de mudança de temperatura ou reação térmica. Um bom exemplo são as turbinas de vapor, que realizam a geração de energia elétrica a partir da transformação da água quente em vapor e a sua posterior expansão.

O gerador térmico não utiliza a queima de combustível ou o calor como um processo indireto de geração de energia elétrica. O próprio calor é utilizado para realizar a geração de energia.

 

O GERADOR QUÍMICO

O processo de geração de energia elétrica a partir de alguma fonte química é aquele que, por meio de alguma reação química, é capaz de gerar a energia suficiente para os aparelhos fazendo o uso de algum contato externo, com a ligação completa entre os pólos positivo e negativo.

Um bom exemplo são as pilhas e baterias para utilização em pequena escala - e este tipo de gerador ainda não é totalmente utilizado em larga escala por ser considerado muito caro e esta opção é até pouco explorada. Para escalas menores, se transforma numa boa opção, vide a sua capacidade de miniaturização e a aplicação para máquinas e equipamentos de uma forma fácil e rápida.

 

O GERADOR EÓLICO

Mais um dos tipos de geradores que tem uma característica sustentável, o gerador eólico utiliza da movimentação dos fluxos de ar pela atmosfera terrestre para realizar a movimentação de turbinas - transformando a energia do vento em energia elétrica. Pode parecer que este tipo de geração seja semelhante a mecânica, mas a matriz inicial pode ser definida como sendo a matriz eólica.

 

A GERAÇÃO VIA COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS

A geração de energia elétrica via combustível fóssil é um dos tipos mais comuns de geradores disponíveis, e é de fácil aplicação para os mais variados cenários. Um ponto importante é que este tipo de geração de energia elétrica utiliza da queima de combustíveis para realizar a movimentação mecânica do sistema - se aproximando também da geração mecânica.

Existem diferentes tipos de geradores via combustível fóssil e os mais comuns são:

  • Geradores a diesel, que são considerados os mais resistentes e rentáveis caso sejam utilizados durante um período longo. O motor a diesel possui um consumo menor e é mais durável quando realizada a manutenção adequada;

  • Geradores a gasolina, que geralmente são considerados mais baratos, porém gastam mais combustível para entregar a mesma disponibilidade de energia elétrica que um gerador a diesel.

  • Geradores a gás, que utilizam os diferentes tipos de gás como o natural ou o de aterro para oferecer alta eficiência e são utilizados em locais de alto consumo energético como indústrias e grandes comércios.

 

A GERAÇÃO MECÂNICA

A geração mecânica está presente na maioria dos tipos de geradores e se dá na transformação da energia mecânica em energia elétrica. Alguns realizam a queima de combustível para a obtenção de calor que, então, realiza a transformação da água em vapor e, posteriormente, realiza a geração de energia elétrica.

Outro exemplo de gerador mecânico que utiliza somente a movimentação para a obtenção de energia elétrica é o alternador presente nos veículos. Ele armazena a energia elétrica na bateria do carro. As usinas hidrelétricas também são ótimos exemplos da transformação da movimentação da água em energia elétrica.

Entender os diferentes tipos de geradores de energia elétrica é um ponto importante para entender qual é a melhor aplicação para o seu negócio e qual equipamento irá atender melhor as suas necessidades.

Se você precisa de energia temporária para seu negócio, conte com parceiros que possuem os melhores equipamentos para garantir a qualidade de que seu negócio e o seu sistema elétrico precisam. 

 

Pensou em alugar um gerador de energia, fale conosco!!

 

Assuntos relacionados:

Locação de geradores - Descubra qual o equipamento ideal para sua necessidade

Tipos de geração de energia elétrica

Tipos de transformadores de energia






VOLTAR