• flag-br
  • flag-esp
  • flag-us

Entenda as diferenças entre volts, kVA, e Watts

As unidades de medida são conceitos de eletricidade, que estão presentes no nosso dia a dia e às vezes não sabemos o que significam

PUBLICADO EM 09/10/2019 Entenda as diferenças entre volts, kVA, e Watts

 

Para quem vai alugar um gerador ou comprar algum equipamento eletrônico, alguns termos técnicos, como volt, kVA e watts, são bastante recorrentes.  Para ter uma decisão mais assertiva em relação às escolhas dos equipamentos, é importante saber quais são as diferenças entre Volts, kVA, e Watts. Essas são medidas presentes nos conceitos de eletricidade, tão comuns no nosso cotidiano e que muitas vezes passam despercebidos.

Entender o que são as medidas ajuda a definir melhor quais são os melhores equipamentos para cada necessidade. Saiba mais! 

O que é Volt?

O que é Volt? O Volt é uma unidade de medida utilizada para obter a tensão elétrica de um aparelho - apesar de ser comum utilizar a palavra como se fosse para definir a “voltagem”, o termo adequado aqui é tensão. 

Os elétrons da corrente elétrica precisam de um estímulo chamado “potencial elétrico” para que se movam. Por exemplo: imagine um pêndulo parado. Se alguém tocá-lo, ele vai se movimentar. Em eletricidade, essa tensão que permite a movimentação é a diferença de potencial elétrico que gera a corrente. Essa diferença é a tensão elétrica, que é medida pela unidade de volts (V).

O que é kVA?

O que é kVA? O Kilovoltampere (kVA) é uma unidade de medida bastante comum, inclusive no universo dos geradores, e que determina a potência prevista ou potência aparente. Por exemplo: se uma lâmpada tem o consumo de 120 Watts, ela precisa ser alimentada por um circuito que tenha no mínimo 60 kVA. 

A sigla kVA é formada pelas medidas de Volt (V), Amper (A) e K (que, assim como na medida de quilograma, significa mil). Portanto, uma unidade de kVA equivale a 1000 VA - ou 1000 volt-ampères, com duas variáveis, que são a potência ativa (watts) e reativa (var). Porém, é essencial lembrar que diversos outros fatores também precisam ser levados em consideração em relação ao dimensionamento adequado do gerador. 

O que é Watt?

O que é Watt? Essa é uma medida utilizada para determinar o gasto de cada equipamento que utiliza energia elétrica. O termo é bastante comum e sempre está presente em notícias sobre energia elétrica no país, e também na conta de luz, por exemplo.  

Existem variáveis da medida, como o kilowatt (KW), para indicar 1.000 Watts, ou o megawatt (MW) para 1 milhão de Watts.

Apesar da elétrica parecer uma parte complicada e misteriosa do conhecimento, é possível conhecer de forma didática para que serve cada medida acima, o que facilita muito o entendimento no momento de escolher um equipamento elétrico para locação ou compra.




VOLTAR