Blog
Blog Tecnogera
gerador title

Economia no horário de ponta: faça isso de forma inteligente

Entenda como isso funciona e o que fazer para gastar menos

O interesse em saber como economizar energia elétrica parte de empresas, comércios, indústrias e uma série de outros estabelecimentos, principalmente aqueles com maior consumo, mas um detalhe nem sempre considerado é o horário de ponta.

É fundamental conhecer sobre o assunto para poder planejar um uso inteligente da energia elétrica e a consequente redução nas faturas, mesmo sem ter que afetar em nada a produtividade e eficiência da companhia. Se você quer tirar suas dúvidas, veio ao lugar certo!

O que é horário de ponta?

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), é o período que se estende a toda a sua área de concessão e considera a curva de carga do sistema elétrico, composto por 3 horas consecutivas por dia.

Em outras palavras, é o período do dia em que o consumo de eletricidade é maior, o que significa que as concessionárias precisam enviar uma maior quantidade de energia elétrica para suprir as necessidades dos seus clientes.

Via de regra, ele acontece nos horários em que a maioria das pessoas chega em casa do trabalho ou de suas atividades cotidianas e vai tomar banho, dado que o chuveiro é um dos eletrodomésticos com maior consumo elétrico, embora o período do dia possa variar de acordo com cada concessionária.

Por outro lado, muitas empresas e indústrias ainda estão em seu horário de funcionamento, o que significa que a demanda é realmente intensa. Devido a isso, as concessionárias praticam um preço mais elevado pelo fornecimento de energia nesses horários.

Sua existência é regulada legalmente pela Resolução Normativa ANEEL nº 482, de 17 de abril de 2012, ou seja, as concessionárias possuem respaldo legal para praticar preços diferentes em tais horários.

Veja também: Mercado de energia brasileiro: entenda como funciona

Como economizar energia elétrica no horário de ponta?

A primeira medida que poderia surgir na mente para as empresas e indústrias seria desligar alguns de seus equipamentos e máquinas, especialmente aqueles que apresentam maior consumo de energia, de refrigeradores a máquinas de linhas industriais, por exemplo.

O grande problema é que essa é uma situação impraticável, dada a demanda das indústrias, que por vezes precisam trabalhar ininterruptamente, e também dos comércios e outras empresas, que encontram nesses horários alguns dos principais para seu faturamento.

A solução ideal para esse caso é contar com um gerador de energia, o qual é capaz de suprir as necessidades energéticas dos estabelecimentos até que os horários de ponta terminem e, assim, elas voltem a contar com a rede elétrica tradicional, sem qualquer tipo de prejuízo funcional ou tempo de inatividade.

Os geradores standby e sua utilização no horário de ponta proporcionam uma relação perfeita para tal necessidade, já que esse tipo de equipamento fica em modo de espera e entra em ação apenas em momentos especiais e esporádicos.

Além disso, eles podem ser escolhidos de acordo com a necessidade energética de cada empresa ou indústria, o que significa que sempre haverá uma solução perfeita para o que o estabelecimento precisa.

Se você quer entender como economizar energia elétrica na prática em sua indústria, comércio ou outro tipo de estabelecimento, conte com o aluguel de geradores oferecido pela Tecnogera e tenha uma solução personalizada e com excelente custo-benefício para a sua empresa!