Blog
Blog Tecnogera
gerador title
disjuntor

Entenda o que é e para que serve um disjuntor

Certamente todo mundo já ouviu falar ou já viu esse pequeno dispositivo, mas você sabe para que serve um disjuntor?

O disjuntor é um dispositivo eletromecânico que protege determinada instalação elétrica contra possíveis danos relacionados a sobrecargas elétricas e curto-circuito. Basicamente, o disjuntor monitora e controla a corrente elétrica, interrompendo imediatamente sua circulação em caso de picos que ultrapassem o considerado adequado. Quando ocorre um pico de energia, o disjuntor desarmará, desligando toda a energia elétrica do circuito que está ligado a ele.

Esse é um dispositivo de segurança que pode evitar acidentes como destruição de aparelhos eletrônicos e até incêndios. Existem diferentes tipos de disjuntores, que variam desde pequenos dispositivos indicados para utilização doméstica a grandes aparelhos que protegem a instalação elétrica de circuitos de alta tensão — como os que alimentam as grandes cidades.

Aliás, independente do tamanho da cidade ou mesmo da empresa que necessita de proteção elétrica, é importante pensar em medidas alternativas para situações de picos, bem como, falta de energia elétrica.

Veja alguns tipos de disjuntores disponíveis no mercado nacional:

Disjuntores de Alta Tensão: indicados para grandes potências, podendo alcançar valores de 100 ampères;

Disjuntores magnéticos: utilizado para proteger os equipamentos contra anomalias como sobrecargas, curtos-circuitos e outras avarias, é indicado especialmente para casos em que há preocupação de proteger o equipamento com bastante precisão;

Disjuntores térmicos: seu funcionamento interrompe o circuito elétrico quando a temperatura fica muito alta. Estes dispositivos são utilizados para evitar incêndios, danos causados ​​por flutuações de tensão, e outras situações elétricas perigosas;

Disjuntor termomagnético: muito utilizado em instalações residenciais e comerciais, o disjuntor termomagnético protege contra curto-circuito e sobrecarga.

Nós somos a Tecnogera!

Agora que você já entendeu de forma mais detalhada o funcionamento do disjuntor, podemos dizer que garantir a energia em constante funcionamento é um dos nossos grandes propósitos.

Seja com soluções em energia temporária,  mercado de acesso e outras soluções para controle de temperatura, estamos sempre atentos as inovações tecnológicas para facilitar e contribuir com o processo de transição energética.

Para saber mais, fale com um de nossos especialistas.