Blog
Blog Tecnogera
gerador title

Entenda o que é resistência elétrica

É chamada de resistência elétrica a capacidade de um corpo se opor à passagem de corrente elétrica. O que acontece é que a corrente elétrica, quando se estabelece em um condutor elétrico, cria um elevado número de elétrons. Estes elétrons livres entram em colisões constantes entre si e ente átomos do próprio metal do condutor, dificultando o deslocamento. Esta é a resistência elétrica provocada dentro do condutor.Entre os principais fatores que podem influenciar a resistência elétrica, vale destacar a resistividade (medida de oposição) do condutor elétrico conforme seu comprimento ou área de seção transversal (quando o fio do condutor é mais fino). A resistência elétrica de um condutor também pode ser classificada conforme o material utilizado em sua produção e acabamento, assim como a temperatura de trabalho durante a passagem da corrente elétrica.

Cálculo de resistência elétrica

Para se calcular o nível de resistência elétrica de um material, é preciso aplicar a Segunda Lei de Ohm: Neste caso, ρ representa a resistividade elétrica do condutor que está sendo testado, enquanto R é a própria resistência elétrica do material. Também é preciso considerar na equação o comprimento do condutor, em metros, representado por de . Outro fator considerado e essencial para se obter a medição exata de resistência elétrica é a área de seção do condutor em metros quadrados, representada por A. Segundo Lei de Ohm (Ω), o cálculo para se obter a resistência elétrica de um dado material é aplicado somente em situações uniformes de materiais isotrópicos e que apresentem seções transversais igualmente contínuas.

Resistência elétrica: efeito joule

O efeito Joule é caracterizado e classificado quando ocorre a transformação de energia elétrica para energia térmica — situação provocada quando alguns elétrons não conseguem vencer a resistência elétrica do condutor e aumentam a temperatura no material. Este efeito é utilizado em chuveiros, secadores de cabelo ou ferros de passar roupa, além de lâmpadas incandescentes, aquecedores e outros eletrodomésticos comuns. Esta transformação é possível graças ao nível de resistência elétrica destes eletrodomésticos. Ou seja, são produtos fabricados especialmente para gerar a mudança da corrente elétrica que passa pelo fio e se transforma por não conseguir vencer a resistividade, gerando o calor que é utilizado para diversos fins.