Blog
Blog Tecnogera
gerador title

Gerador diesel ou a gás? Saiba a diferença!

Seja para a realização de construções ou para dar segurança a empreendimentos que não podem sofrer com um fornecimento de energia instável, os geradores de energia são as melhores alternativas temporárias e de baixo custo. Os principais geradores de energia do mercado são o gerador a gás e o gerador a diesel. Qual a melhor opção para sua necessidade?

Depende do que você precisa. Cada modelo tem vantagens e desvantagens. Confira agora os principais critérios que você pode utilizar na hora de escolher um gerador de energia.

Eficiência

O primeiro critério a ser analisado é a eficiência do gerador, ou seja, seu rendimento. O gerador a diesel tem rendimento de 36% a 41%, com combustível de poder calorífico de 10.50 Kcal/kg. Para cada Kw.h de energia produzida, o gerador a diesel consome cerca de 0,26 litros. Assim, considerando-se que o litro médio do diesel é de três reais, cada Kw.h gerado do gerador custa cerca de 80 centavos.

Já o gerador a gás tem eficiência de 34% a 38%, com gás natural de poder calorífico de 9.400 Kcal/m3. Para cada Kw.h de energia produzida, o gerador a gás consome 0,30m³ de gás. Considerando-se que o metro cúbico do gás custa cerca de R$ 4,60, cada Kw.h do gerador custa cerca de R$ 1,38.

No âmbito da eficiência, a vantagem é do gerador a diesel.

Manuseio de combustível e confiabilidade

Para locais em que a geração de energia tem de ser ininterrupta, o mais indicado é que seja utilizado o gerador a diesel. Entretanto este modelo demanda cuidados adicionais de segurança, já que é necessário o abastecimento frequente ou armazenamento de combustível em quantidade proporcional à expectativa de uso do equipamento.

O gerador a gás natural tem a vantagem de não exigir armazenamento de combustível, já que eles são fornecidos pelas concessionárias locais. Entretanto o gerador a gás não deve ser utilizado em ambientes críticos, como hospitais e locais de grandes obras, pois está sujeito a imprevistos no fornecimento do gás, como falhas no abastecimento ou rompimentos de tubulação.

Condições de operação

Outro motivo para que o gerador a diesel seja mais indicado em casos de necessidades críticas são o tempo de partida (10 a 20 segundos após queda de energia, contra 5 a 10 minutos no caso do gerador a gás), carga instantânea de 100% da capacidade nominal do grupo gerador (no gerador a gás a carga tem de ser aplicada em etapas) e boa capacidade para partida de grandes motores elétricos.

O gerador a diesel é indicado para todas as aplicações como fonte de emergência. Vale ressaltar que, no caso de cogeração, o gerador a gás é preferível.

Vantagens e desvantagens do gerador a diesel

Uma das maiores vantagens do gerador a diesel é o baixo custo do combustível. Apesar de custar mais caro que o gás natural, o diesel possui maior densidade energética. Ou seja, apesar de se pagar mais pelo diesel, esse combustível produz mais energia que o gás. A eficiência energética é o motivo número 1 para se optar por este equipamento.

A maior desvantagem do gerador a diesel é o nível de ruído emitido, desaconselhável para áreas em que é necessário um baixo nível , como hospitais e escolas. Além disso, são equipamentos maiores e mais pesados que os geradores a gás. Por fim, há a questão ambiental. Geradores a diesel são mais poluentes.

O armazenamento do combustível é uma grande preocupação. Se o período de armazenamento for de até um ano, não há grandes riscos, caso o combustível seja mantido limpo, seco e fresco. Entretanto, no caso de períodos maiores, é indicada a filtragem periódica do combustível e a adição de estabilizadores e biocidas.

A manutenção é fundamental, já que os tanques de combustível podem acumular água no fundo (resultado da umidade do ar, que se condensa). Nessa água podem surgir microrganismos que entram no motor e podem entupir o filtro de combustível, causando perda de potência e até mesmo perda do motor em casos extremos.

Já para a degradação do combustível a solução é a aplicação de aditivos e manutenção preventiva.

Vantagens e desvantagens do gerador a gás

Embora os geradores a diesel sejam preferíveis para geração de emergência em aplicações comerciais e industriais, os geradores a gás têm ganhado mercado por conta dos riscos relacionados aos problemas de armazenamento de combustível em condomínios e pequenos comércios. Outro fator positivo do gerador a gás é seu menor impacto ecológico.

O mercado de geradores a gás está passando por um período de grandes transformações tecnológicas. São cada vez mais comuns a otimização da velocidade de aproximação do motor, integração em paralelo e motores bi-combustível (combinação de gás e diesel).

Geradores de até 150 kW.h que há alguns anos operavam com 1800 RPM hoje operam com até 3600 RPM. Esse aumento de velocidade dos motores proporciona melhor desempenho transitório, menor estresse dos rolamentos do motor e aumento da densidade da potência.

Vale ressaltar que o uso de geradores a gás evita as preocupações com o armazenamento de combustível, mas traz outros riscos. O gás é muito mais inflamável e qualquer vazamento pode resultar em um acidente de grandes proporções.

Geradores bi-combustível

Uma novidade do mercado são os geradores bi-combustível, que combinam a potência e o baixo custo dos motores diesel com a longa vida útil dos motores a gás natural. Os bi-combustível, entretanto, são mais caros que os geradores tradicionais, enquanto que, ao mesmo tempo, mantém o baixo custo de operação de um motor de ignição por compressão.

Conclusão

Como você pôde ver, a escolha do tipo de gerador vai depender do seu objetivo e das condições de trabalho disponíveis. Geradores a diesel são mais indicados para obras e construção civil por causa da utilização constante e maior potência, enquanto que o gerador a gás é indicado para condomínios.

Não importa qual seja a necessidade de sua empresa, os técnicos da Tecnogera podem indicar as melhores soluções. A empresa possui uma das maiores e mais novas frotas de grupos geradores carenados e silenciados do Brasil para locação, oferecendo opções completas e de alta tecnologia para diversos segmentos e necessidades específicas, como trabalhos em paralelo, sincronismo e em rampa. Entre em contato com nossos especialistas.

 

Assuntos relacionados:

Gerador energia de emergência, qual estabelecimento precisa ter um?

A importância dos geradores de energia elétrica de emergência

Qual é o consumo de um gerador a diesel?

Gerador a diesel ou a gás? Saiba a diferença!

Existem vantagens e desvantagens em utilizar grupo de geradores de energia usados?

Por que utilizar um gerador de energia silencioso?

Locação de Geradores – descubra qual o equipamento ideal.

Porque alugar um gerador de energia?