Blog
Blog Tecnogera
gerador title
gerador de energia para condomínios

Como funciona um gerador de energia para condomínios.

Utilizar fornecimento alternativo, como um gerador de energia, é uma ótima solução para garantir mais segurança e comodidade aos moradores

Chegar em casa, depois de um cansativo dia no trabalho, e encontrar o condomínio sem energia elétrica é, sem dúvida, muito frustrante para os moradores. Geralmente, o problema é no fornecimento da concessionária e pode demorar para ser solucionado, dependendo da condição da rede elétrica. Ter um gerador de energia para o condomínio pode ser uma ótima solução. 

Contar com fornecimento de eletricidade de qualidade é importante nos mais variados cenários, principalmente por garantir o bom funcionamento dos equipamentos e dispositivos conectados. Ter um gerador para condomínios faz a diferença na hora de evitar qualquer transtorno relacionado a falta de luz ou interrupção na utilização da energia elétrica.

Quer saber mais como funciona um gerador de energia para condomínios e os benefícios da utilização deste equipamento? Continue acompanhando a nossa publicação e descubra! 

Como funciona um gerador de energia

Um gerador de energia é um equipamento comum em locais que precisam garantir um fornecimento adequado de energia elétrica e evitar qualquer tipo de dano ou falha pela queda no suprimento adequado. O equipamento é versátil e pode trabalhar em alguns modos de operação diferentes, de acordo com o cenário ou do dimensionamento.

O gerador de energia tem um funcionamento simples, atuando de forma rápida após o quadro de comando que monitora a rede elétrica detectar qualquer tipo de falha ou queda no abastecimento. O equipamento passa a fornecer energia por determinado período de tempo, a fim de manter as necessidades básicas do local onde está instalado. 

Outro modo de operação é o funcionamento sem interrupções, em que o gerador funciona conforme estipulado pelo fabricante, podendo inclusive contar com revezamento de equipamentos. O fornecimento de combustível para o gerador pode variar conforme o tipo ou o local de uso. 

Gerador para condomínios

Em um condomínio, o gerador de energia tem ainda mais importância ao funcionar no modo conhecido também como stand by. Esse modo basicamente aguarda qualquer tipo de falta de energia por parte da concessionária local e aciona o equipamento sempre quando necessário. 

Para seu funcionamento, é instalado um quadro de transferência automática na rede elétrica, que trabalha junto ao gerador, para monitorar o fornecimento e acionar o gerador de energia, sempre quando ocorrer alguma interrupção. É necessário um tempo para que o motor do gerador seja ligado e entre em operação de forma adequada.

A escolha do equipamento ideal deve ser feita de acordo com a necessidade do local, levando em considerações as características específicas para o funcionamento das principais funções como: 

  • Manter acesas as luzes de ambientes de circulação de pessoas;
  • Manter interfones, portões elétricos e um número seguro de elevadores em funcionamento;
  • Alimentar totalmente o sistema de segurança eletrônica. 

Assim, alguns pontos como a potência ideal de acordo com os equipamentos presentes no condomínio e o tempo que este gerador irá atuar impactam diretamente na escolha adequada. Até a autonomia de combustível é uma das variáveis que entram na conta na hora de escolher o seu modelo ideal de gerador para condomínios. 

Benefícios de ter um gerador para condomínios

Existe uma ampla gama de benefícios e vantagens na utilização de um gerador para condomínios. Alguns podem ser percebidos mesmo que não ocorra nenhum tipo de interrupção no fornecimento. O principal é a garantia no fornecimento adequado, passando mais segurança e garantindo o conforto e a comodidade dos moradores. 

Condôminos que moram em andares mais altos podem continuar a usar o elevador em caso de queda de energia da concessionária, se o prédio contar com um gerador. A presença de um gerador dá maior sensação de segurança especialmente para moradores idosos, que dependem do elevador para acessar suas residências, mesmo em caso de interrupção no fornecimento de eletricidade.

Mais segurança para os moradores e colaboradores do local

A maioria dos sistemas de segurança funciona a partir de um monitoramento constante do condomínio. Qualquer falha no funcionamento dos equipamentos pode ser a chance ideal para invasões. A segurança é um dos benefícios do uso de um gerador para condomínios, principalmente por este dispositivo fornecer energia elétrica capaz de suprir os serviços principais e essenciais.

Luzes, portão elétrico, elevadores, alarmes, sensores de movimento e até câmeras de segurança podem continuar a operar normalmente para manter o local protegido. Quando o condomínio aposta na utilização de um gerador não é afetado pelas situações de risco, uma vez que o equipamento restabelece o fornecimento de energia e normaliza o sistema de segurança. 

Locação de gerador de energia para condomínios é a melhor opção

Decidir utilizar um gerador para condomínios garante o conforto e a segurança no local, mas em alguns momentos pode simbolizar um alto investimento para a administração do local. Isso devido ao fato de que comprar um equipamento depende de um grande montante de dinheiro, além do necessário para realizar a instalação e a manutenção. 

Assim, decidir por alugar um gerador para condomínios se destaca pela eficiência na utilização de recursos e pela comodidade para quem está optando por esse tipo de investimento. Todos os encargos relacionados à instalação e à manutenção do equipamento ficam a cargo da parceira. O condomínio só precisa se preocupar com o fornecimento de combustível. 

Saiba mais! 

A Tecnogera é a parceira ideal para o seu negócio e promove a melhor experiência na utilização de gerador para condomínios. A empresa tem ampla gama de diferentes tipos de equipamentos, garantindo atendimento aos mais diversos cenários e promovendo a satisfação dos seus clientes no Brasil e na América Latina. 

Continue acompanhando as publicações no nosso blog e fique por dentro de mais dicas para garantir um fornecimento adequado de energia elétrica para o seu local.