Blog
Blog Tecnogera
gerador title
geração de energia

Gerador de energia: por que alugar?

Empreendimento ganha mais confiança e qualidade no seu suprimento de eletricidade, saiba porque alugar um gerador de energia.

A decisão sobre alugar um gerador de energia depende bastante do tipo de local, do cenário de utilização e até da capacidade de fornecimento de eletricidade pela concessionária. O sistema de fornecimento de energia elétrica no Brasil é passível de interrupções que podem impactar diretamente na qualidade da operação e no funcionamento dos dispositivos, máquinas e equipamentos.

Existem pontos importantes na hora de entender os impactos positivos do aluguel de um gerador de energia, desde o tipo de gerador e até o dimensionamento correto da sua capacidade de atendimento. Quedas no fornecimento e má qualidade da energia elétrica são causas principais que levam ao aluguel deste equipamento. Fatores como o custo impulsionam a decisão. 

Quer saber mais sobre os benefícios de se alugar um gerador de energia? Continue acompanhando a nossa publicação e saiba mais! 

Sistema de distribuição de energia elétrica do Brasil

O Brasil é um país com diferentes realidades e regiões, de larga extensão territorial e com a maior parte da sua matriz energética sendo fornecida por meio de usinas hidrelétricas. O sistema de distribuição nacional tem grande importância na hora de suprir a demanda e a necessidade de cada uma destas regiões.

Na hora de entender o cenário brasileiro, leva-se em conta sua grande extensão e a dificuldade de acesso em alguns locais do país. Uma rede de distribuição deve passar por todo tipo de obstáculo no terreno e contar com a instalação de torres para que a energia elétrica consiga chegar com qualidade para o consumidor. Qualquer tipo de acidente ou falha no fornecimento, como uma queda de uma árvore ou até uma tempestade de raios, pode interromper o sistema.

O próprio formato do sistema brasileiro geração conta com uma grande rede de hidrelétricas. Caso ocorra qualquer tipo de escassez de água ou uma crise hídrica, como a ocorrida em 2017, todo o sistema segue penalizado com interrupções programadas no fornecimento e até o aumento do valor cobrado.

Sem a energia, muitos processos produtivos se tornam inviáveis e impactam diretamente o crescimento econômico do país, como a indústria alimentícia, por exemplo.

Aluguel de gerador de energia é ótima opção

Com essa realidade em mente, muitas residências, empresas, indústrias e negócios tem começado a considerar a utilização de um gerador em diversos cenários, seja para entrar em funcionamento em caso de queda ou falha na distribuição principal ou para suprir totalmente o fornecimento de energia elétrica. 

Um ponto importante na tomada de decisão é verificar a necessidade de comprar ou alugar um gerador de energia, especialmente devido aos custos. Adquirir um gerador de energia elétrica pode ser um investimento alto, principalmente quando se pensa em todos os custos agregados ao equipamento como manutenção e a instalação. 

Assim, a locação torna-se a melhor opção para a maioria dos cenários. 

Razões para alugar um gerador de energia elétrica

Existem diversas vantagens de alugar um gerador de energia elétrica no seu local, garantindo suprimento de qualidade sem interrupções ou falhas. A primeira delas diz respeito ao custo do processo que muitas vezes pode ser mais econômico do que a conta de luz cobrada pela concessionária local de eletricidade. 

Ao realizar um dimensionamento correto, pode-se inclusive utilizar um gerador de energia em horários de pico quando o valor cobrado pela concessionária fica mais caro. Assim, a locação torna-se uma ótima opção para o negócio fugir das bandeiras tarifárias, tendo custo mais previsível de energia elétrica. 

A locação permite ainda que a empresa não tenha preocupações além do fornecimento de combustível para a operação do gerador de energia. A manutenção, a logística de transporte e até qualquer tipo de ajuste ou adaptação ficam a cargo da empresa dona do equipamento, melhorando consideravelmente a experiência do cliente. 

Mais vantagens de alugar um gerador de energia

Existem ainda mais vantagens e razões para se alugar um gerador de energia e uma delas é a capacidade de adequação ao cenário e à necessidade do local. Um ótimo exemplo é um negócio que trabalha de acordo com a sazonalidade, onde a oferta e a procura pelos seus produtos varia conforme a época do ano. 

Essa empresa pode realizar a troca do modelo de gerador de energia para um mais potente quando estiver perto do período de maior demanda, garantindo assim o atendimento de acordo com as características do negócio. No período de baixa demanda, o empreendimento pode voltar ao modelo anterior para otimizar os custos e adequar a sua realidade. 

Outros eventos importantes que podem demandar aluguel de um gerador de energia são obras ou expansões na empresa ou no local. Pode-se alugar um gerador de energia de forma pontual, garantindo fornecimento sem interrupções e de qualidade. Como os equipamentos para construção e obras exigem demanda maior de eletricidade, o gerador atenderá o cenário de forma satisfatória e não irá sobrecarregar o sistema principal de distribuição. 

Festas e eventos pontuais também são ótimas razões para alugar um gerador de energia, principalmente devido à grande demanda de eletricidade que as máquinas apropriadas exigem da concessionária local. Assim, qualquer possibilidade do cancelamento ou interrupção do evento por falta de energia é retirada, garantindo a segurança da realização. 

Saiba mais! 

A escolha por alugar um gerador é um importante passo para garantir fornecimento de qualidade de energia. A adequação ao cenário, a segurança para realização de eventos e a redução de custos são boas razões para a tomada de decisão. 

A Tecnogera é a parceira ideal para realizar a locação do seu gerador de energia. Entre em contato com o nosso time de atendimento e saiba mais!