• flag-br
  • flag-esp
  • flag-us

Hospitais devem se preparar para aumento de demanda

A pandemia do coronavírus requer que os hospitais estejam preparados para um grande aumento da demanda país.

PUBLICADO EM 01/04/2020 Hospitais devem se preparar para aumento de demanda

 

A pandemia do coronavírus está levando diversos hospitais e instituições por todo mundo a tomarem ações emergenciais e de preparação para atender à grande previsão de alta na demanda dos acometidos pela nova doença. O Presidente da República e o Ministério de Minas e Energia já se posicionaram sobre a importância deste tipo de preparação, principalmente no que discorre das atividades essenciais e indispensáveis ao atendimento destas necessidades.

É importante que os hospitais, enquanto desempenham este papel essencial à população, se preparem adequadamente para este período. As medidas tomadas devem seguir as recomendações do governo garantindo a manutenção do bom funcionamento da instituição.

 

SITUAÇÃO DOS HOSPITAIS BRASILEIROS PARA ENFRENTAR O NOVO CORONAVÍRUS

Os números da infecção pelo novo coronavírus no Brasil vem crescendo a cada dia - o que faz acender um alerta para o atual estado e a situação dos hospitais para oferecer suporte para os pacientes. Agora, todo o sistema deve se preparar para um novo patamar no enfrentamento da doença.

Algumas cidades estão inclusive preparando estruturas montadas com leitos e todo o suporte que os pacientes precisam para conseguir atender de forma satisfatória a este grande aumento de demanda. Um ponto importante de toda a avaliação para a montagem da estrutura é o fornecimento de energia elétrica de forma adequada para o funcionamento dos equipamentos.

Os geradores são a solução que permite manter o fornecimento contínuo de energia elétrica. O Ministério de Minas e Energia (MME) já está considerando toda a situação como excepcional, recomendando que os setores adotem medidas para a preservação da segurança e da adequabilidade do suprimento de energia elétrica durante a pandemia do coronavírus. 

Não existem históricos de como lidar com uma pandemia de tamanha proporção nos tempos atuais e as referências também são escassas sobre a melhor forma de combater este tipo de doença. As proporções de crescimento, contaminações e casos que evoluem para quadros graves também são considerados fatores preocupantes.

A movimentação do Ministério da Saúde com o anúncio de medidas de atendimento ao crescimento da demanda devido ao coronavírus tem como principal foco promover mais leitos de tratamento intensivo para os pacientes que apresentarem agravamento do caso.

E mesmo com mais leitos disponíveis, os hospitais devem se preparar para o aumento da demanda pelos leitos já existentes. Portanto, o mais importante é garantir o atendimento aos pacientes e manter os seus equipamentos funcionando de forma correta.

 

COMO OS HOSPITAIS PODEM SE PREPARAR PARA O AUMENTO DA DEMANDA

A energia temporária já é utilizada para manter o padrão de funcionamento para as demandas do hospital durante picos ou interrupção do fornecimento de energia. A medida é inclusive prevista em lei. Um ponto importante é adaptar o back up de energia à nova demanda.

Já é sabido que esta pandemia irá levar de semanas a meses até passar completamente e a alocação de recursos é uma etapa importante para qualquer cenário hospitalar. Definir uma estratégia e fazer uma análise do cenário é essencial e imprescindível no momento.

Para tal, os hospitais devem monitorar as taxas de uso dos equipamentos para que os recursos sejam utilizados de forma correta e manter a atenção a qualquer aumento de taxas ou indicadores. Os geradores devem estar prontos para o uso e com a manutenção em dia, permitindo que as equipes mantenham o foco no que é realmente importante - o atendimento de qualidade aos pacientes acometidos pelo COVID-19.

A definição da estratégia e a alocação de recursos passam também pelo gerenciamento racional e ético da estrutura dos hospitais e estas devem ser voltadas para a otimização na acomodação dos pacientes. Esta otimização também passa por um uso mais eficiente da energia elétrica e de quais equipamentos são vitais para o hospital naquele momento.

Estar preparado é a melhor forma de garantir um atendimento hospitalar de qualidade em qualquer situação. Isso inclui saber o que é prioridade ou não durante a pandemia. A transparência e a obtenção de informações de qualidade de fontes confiáveis são formas de saber o que está ocorrendo e manter uma estruturação eficiente do hospital.

 

QUALIDADE NOS SERVIÇOS GARANTE TRANQUILIDADE

Seja para hospitais ou para diferentes atividades comerciais, a Tecnogera oferece soluções completas em energia temporária, atuando desde o dimensionamento de energia necessária até o suporte e manutenção. A empresa possui uma extensa frota de grupos geradores para garantir o fornecimento de energia diante de qualquer situação.

Para assegurar o fornecimento contínuo e confiável, os nossos grupos geradores são vistoriados e mantidos sob um controle de qualidade rigoroso. Nossa frota é a mais nova do mercado, e com nosso atendimento na modalidade turn key damos suporte para todas as regiões do Brasil, com manutenção a custo zero e atendimento 24 horas.

Para saber mais sobre como a Tecnogera atua no mercado de energia temporária contribuindo para que diversos setores mantenham suas atividades, conheça nossos cases de sucesso.




VOLTAR