Blog
Blog Tecnogera
gerador title

Locação de Geradores – Descubra qual o Equipamento Ideal para sua Necessidade

Queda de fornecimento, picos de consumo, manutenção de máquinas, paradas programadas, fornecimento de energia em áreas remotas onde não há cobertura de concessionárias. Essas são apenas algumas das múltiplas variáveis que devem ser levadas em conta na hora de escolher o gerador certo, aquele que vai manter o seu empreendimento funcionando 100%.

Se com tantas opções você ainda está confuso em relação a  qual tipo de gerador escolher para alugar, uma boa saída é confiar na orientação de uma empresa, como a Tecnogera, que fornece soluções completas para geração de energia de qualquer tipo de demanda. Sim, em apenas um lugar você tem a seu dispor todas as soluções.  Mas se você quiser tirar todas as suas dúvidas sobre as vantagens da locação de gerador de energia antes de buscar a opinião de um especialista, preste bem atenção às dicas deste post. Confira.  

Afinal, você sabe o que são os geradores de energia?

Os geradores de energia são equipamentos que fornecem energia elétrica por certo período de tempo, com o simples objetivo de manter o funcionamento de atividades essenciais ou suprir toda a demanda quando não existe nenhum outro meio de se produzir energia. A maior vantagem em se alugar um gerador de energia da parte do locador é a supressão dos transtornos decorrentes das quedas e falta de energia, independente da localidade, ocasião ou a fornecimento da indústria de energia local.

Os recursos do gerador de energia são indicados em sua grande parte para grandes empreendimentos que não podem ficar sem energia (ou pelo menos, que sofrem prejuízos e danos tangíveis com a queda de energia), em segmentos diversos como mineração, construção civil, indústria e comércio/serviços. Os geradores também atendem a eventos temáticos que demandam um mínimo de 300kVA, como o Taste of São Paulo , realizado em 2017. Para esses, o gerador de energia é fundamental  para que não corram o risco de serem cancelados ou mesmo interrompidos pela falta de energia.

Por que investir na locação de gerador de energia?

Com tantas idas e vindas dentro do modelo energético brasileiro, especulações e até racionamento, cuidar da prevenção de eventuais riscos de queda na rede elétrica não se trata de luxo, mas de uma necessidade que, muitas vezes, pode determinar o grau de competitividade da sua empresa. Equipamentos como os geradores de energia tornaram-se uma constante em segmentos diversos: além de empresas, são procurados até mesmo por hospitais, condomínios, universidades e indústrias que querem garantir o fornecimento de energia ininterrupto para os seus usuários.  

Além disso, o aluguel de geradores e demais acessórios é altamente recomendado no caso de soluções temporárias para todos os segmentos de mercado, pois acaba repassando toda a responsabilidade técnica/operacional diretamente para a empresa contratada que, por sua vez, assume o suporte técnico. A começar pelos projetos, passando pela instalação, operação e a desmobilização da solução, tudo fica ao encargo da empresa que loca os equipamentos, sempre com o intuito de prover o fornecimento imediato e ininterrupto, com muito mais segurança e sem causar qualquer impacto na produtividade da empresa contratante.

Em síntese, como funciona o gerador de energia?

É bem simples. Nos casos de falhas na rede pública de energia, os sistemas que geram energia (Stand By/emergência) restabelecem o abastecimento de energia elétrica logo em seguida ao “apagão”, fornecendo eletricidade para operações consideradas essenciais. A empresa que fornece o gerador vai oferecer várias soluções que abrangem desde a interrupção mínima à interrupção total da energia, sempre segundo a demanda da sua aplicação.

Outros equipamentos que também podem ser alugados em empresas de geradores

Além dos geradores, cada qual com sua especificidades, você pode encontrar outros tipos de equipamentos ao buscar soluções para a sua empresa. Conheça alguns deles:

Aluguel de banco de carga

Os bancos de carga são equipamentos que testam e asseguram o fornecimento do sistema de energia ininterruptamente, possibilitando, assim, que todos os equipamentos e maquinários do sistema sejam certificados. O banco de carga também pode emitir indicadores e certificações para eventuais auditorias de qualidade.

Por meio do aluguel de banco de carga, pode-se realizar testes de geradores, turbinas, transformadores de energia, conversores de frequência, sistemas UPS, baterias, painéis de distribuição, sistemas de ar condicionado, Chillers, nobreaks, células de combustível e quadros de transferência, entre tantos outros equipamentos.

Subestações móveis e transformadores

Toda empresa locadora de geradores que se preze também deve contar com uma ampla linha de acessórios. São cabos elétricos, tanques de combustíveis, quadros de transferência automático, quadro de transferência em rampa, analisadores de energia, entre outros itens.

Chillers

Como o próprio nome diz, chillers são equipamentos de alta performance voltados para sistemas de refrigeração robusto. Quando utilizada para climatização industrial, a locação de Chillers é responsável por melhoria nos resultados dos produtos, aumentos de produtividade e evitam interrupção dos processos.

A locação de Chillers, assim como a de Rooftops ou Fancoils para climatização de ambiente, mantém a umidade e a temperatura controladas, sem contar que favorecem a circulação, filtragem e a renovação do ar em locais marcados pelo fluxo intenso de pessoas ou que comportam máquinas que naturalmente geram calor. Assim, a utilização de Chillers, Rooftops ou Fancoils torna o sistema de ar condicionado mais eficiente, reduzindo a chance de picos de energia. O resultado final é o que todos esperam: gasto energético reduzido.

 

Mais energia com menos combustível: o benefício dos geradores a diesel

A TECNOGERA apresenta uma das frotas mais econômicas em consumo do mercado, o que é decisivo para clientes que utilizam de forma massiva os geradores. Além da economia proporcionada, é um diferencial e tanto para o meio ambiente, destacando-se dentro do mercado de energia renovável do Brasil. [ebook]

A conveniência do gerador a diesel

O gerador elétrico a diesel é uma das soluções mais práticas, ecológicas e eficazes para o abastecimento de energia elétrica. O funcionamento do equipamento se dá a partir da movimentação de um eixo central, que é impulsionada pela queima do combustível.  

Assim, a energia mecânica resultante dessa movimentação é transformada em energia elétrica pela ação de um dispositivo de nome “alternador”. O processo só é possível em função do campo magnético gerado pela velocidade de rotação do eixo central, que por sua vez cria tensão em terminais condutores que transmitem a circulação de correntes elétricas.

A solução ideal para empresas dos diversos segmentos de mercado

O aluguel de geradores abastecidos com diesel ou com gás natural é a solução ideal para empresas que demandam energia extra para manter o pleno funcionamento de todas as suas atividades, alinhando ao fato de que querem ser vistas como sustentáveis pelo mercado, o que é, sem dúvida, um branding e tanto. Não importa se a modalidade de locação é o stand-by, se será voltada para suprir situações eventuais de queda de fornecimento por parte da concessionária, ou simplesmente para amenizar os picos de consumo e manutenção de máquinas, o importante é encontrar um gerador que atenda perfeitamente a demanda da empresa.

É preciso buscar empresas locadoras que realmente ofereçam soluções como grupos geradores com seus acessórios, bancos de carga para comissionamento e várias alternativas em climatização e resfriamento, como chillers, rooftop e fancoil. Essas empresas de renome, como a TECNOGERA, estão capacitadas para disponibilizar projetos sob medida para a maioria dos segmentos de mercado, geralmente com elevado nível de eficiência em consumo e manutenção sempre atualizada.

 

Potências de geradores por faixas de de kVA: vantagens do gerador silencioso

Entender qual faixa de kVA é a ideal para o seu empreendimento é fundamental, pois cada uma delas é destinada para um objetivo específico. A vantagem de recorrer a uma empresa como a TECNOGERA é que, nela, você encontra geradores de todas as faixas, além do diferencial de que todos os equipamentos são “silenciosos”, ou seja, emitem poucos sons segundo a medida de som (dBA).

Calculadora de Potência: encontre rapidamente o gerador de energia ideal    

Em primeiro lugar, para se definir a potência do gerador ideal, é preciso levar em conta cada um dos equipamentos que vão ser ligados a ele em termos de quantidade de watts. Outra metodologia muito usada é fazer esse cálculo baseado no consumo em KW/h da conta de luz. As duas formas podem levar ao gerador ideal por meio da calculadora de potência, uma funcionalidade oferecida pelo site da TECNOGERA que veio para facilitar a vida das empresas. Confira abaixo os exemplos sobre como pode ser feita essa medição:   

Metodologias mais usadas:

Cálculo por Watts de cada equipamento

Ex: Sua empresa precisa manter o escritório em funcionamento independentemente de quedas na energia elétrica. Você seleciona três itens para ligar no gerador: computador, ar condicionado e impressoras. Isso tudo somado, gera um consumo de 51.71 kVA.

50 Computadores = 12.500 Kw + 10 Ar condicionado de 12.000 btus + 10 impressoras = 10 tvs = 0.900 Kw  = 51.71 kVA

Ou seja, para manter seu escritório funcionando independente de quedas na energia elétrica, você deve consumir 51.71 kVA.

Cálculo por KW/h da conta de luz

Ex: Tendo como referência a conta de luz da sua empresa, você estabelece a utilização de 20000 Kw por hora, 30 dias por mês e 20 horas por dia. Em seguida, você define a tensão da rede em 220v, fonte única. Na relação de medida com o kVA, você necessitará de 72 kVA para suprir sua demanda, com um quadro de transferência de 150 A.   

20000 kw por hora = 30 dias = 20 hs + 220 v (fonte única) =  72 kVA

Bem simples, não é mesmo?

O que considerar antes da locação de gerador

Bem, se você chegou até aqui, provavelmente está por dentro de todos os principais detalhes e especificações técnicas que precisa checar na hora da locação do gerador ideal, aquele que irá se encaixar perfeitamente com a sua demanda. Porém, as dicas não serão tão válidas se você, no momento de solicitar o orçamento, não souber avaliar todas as características que uma boa empresa de geradores deve ter, dentre as quais:  

Corpo técnico especializado

É muito importante se atentar a certificações e selos de qualidade apresentados pela empresa, pois são indicativos de que o corpo técnico é devidamente especializado, ou seja, capacitado para atender e entender todas as peculiaridades que o seu projeto exige.

Projetos e soluções customizadas, de acordo com a real necessidade do cliente

Muitas vezes a empresa locadora possui inúmeras soluções, mas nenhuma delas atende o perfil da sua empresa ou a aplicação que deseja. A TECNOGERA, por exemplo, possui times especializados em atender a demanda de diferentes segmentos que vão desde mineração, passando por indústria, energias renováveis, até comércio/serviços e eventos.

Frota moderna

O estado de conservação dos equipamentos, manutenção, bem como a averiguação se o maquinário está entre os mais modernos do mercado também são itens importantíssimos a ser avaliados, uma vez que, após o aluguel, transtornos inúmeros podem acontecer por avarias nos geradores que já deveriam ter sido sanadas.   

Atendimento de primeira linha

Verifique se a empresa de geradores oferece suporte para seus clientes, e por quantas horas ao dia o corpo técnico encontra-se inteiramente disponível para resolver qualquer problema relativo à locação do gerador.

Credibilidade

Quanto a esse item, nem é preciso aprofundar tanto, concorda? Afinal, somente uma empresa com um histórico de atendimento a clientes diversos pode prometer o serviço que você espera e que, consequentemente, irá impactar positivamente em seus projetos.

Como você deve ter observado, os geradores de energia são, acima de tudo, verdadeiras fontes de energia, que não deixam seu empreendimento na mão, independentemente dos objetivos e das aplicações. Hoje em dia, os geradores estão presentes em diversos segmentos, como construção civil, shopping centers, hospitais, condomínios, eventos, ou seja, você facilmente encontra um gerador por trás de toda estrutura que necessite de energia temporária para garantir o pleno funcionamento.

Nesse contexto, a TECNOGERA é hoje uma das poucas empresas de geradores brasileiras que conjugam um ativo de bom atendimento aos clientes com a constante modernização de seus equipamentos, estando sempre pronta a atender qualquer tipo de demanda e aplicação. E então, você está esperando o que? Já identificou a sua demanda? Faça hoje mesmo o seu orçamento e conheça todos os serviços e possibilidades disponíveis para LOCAÇÃO DE GERADOR.

 

Assuntos relacionados:

Porque alugar um gerador de energia?

Comprar ou alugar um gerador de energia

Conheça as vantagens da locação de geradores de energia

Como calcular o consumo de um gerador a diesel?

Onde podemos utilizar um gerador 150 KVA?

Onde se utiliza um gerador de 100 kva?

Onde podemos utilizar um gerador de 30 KVA?