Blog
Blog Tecnogera
gerador title

Mercado de renováveis em alta

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), as estimativas para este ano são de que a capacidade instalada de energia solar no País aumente 44%, alcançando 3,3 gigawatts produzidos. Ainda segundo a Absolar, a expectativa é que a fonte gere investimentos totais de R$ 5,5 bilhões.

Um dos motivos que devem estimular este mercado é o aumento da chamada geração distribuída, na qual a energia solar fica diretamente conectada a uma rede de distribuição, facilitando o fornecimento para residências e estabelecimentos comerciais.

Outra fonte que vem crescendo cada vez mais é a eólica. De acordo com informações disponibilizadas pela Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), logo no primeiro trimestre de 2019 devem ser produzidos cerca de 15 mil megawatts de energia eólica. A expectativa é que o volume gerado pelos ventos assuma a posição de segunda maior fonte energética do País, ainda este ano, e represente em torno de 10% de toda a matriz elétrica brasileira.

Já existem mais de 500 parques eólicos espalhados pelo Brasil, e um dos principais motivos para o forte investimento e maior valorização desse setor é o fato de ele ser uma fonte renovável e cuja “fabricação” impacta menos o meio ambiente.

Mas existe um setor, em específico, que tem um papel essencial para que as boas perspectivas para as fontes eólica e solar em 2019 sejam de fato alcançadas: o de energia temporária.

Para que as usinas eólicas e solares funcionem apropriadamente e consigam dar continuidade ao seu processo produtivo, também precisam de energia. No caso dos parques eólicos o uso de geradores e bancos de carga são imprescindíveis.

Enquanto os geradores são usados na fase de obras, os bancos de carga ganham destaque no período de comissionamento, fase onde o processo produtivo é efetivamente testado. Com o uso dos bancos de carga é possível simular e recriar a carga em condição muito similar ao sistema de energia onde as usinas serão integradas.

Com os bancos de carga se viabiliza o comissionamento dos aerogeradores em qualquer fase de implementação, envolvendo desde a aferição da qualidade da geração até a energização. E ao testar o processo produtivo é possível identificar e corrigir as falhas, além de checar a capacidade de geração de potência da turbina eólica.

Dada a alta demanda e boas expectativas deste mercado, é fundamental que os bancos de carga escolhidos para o comissionamento sejam de alta performance e ofereçam a máxima segurança.

Com mais de dez anos de atuação no mercado, a Tecnogera é expert em prover soluções personalizadas em energia temporária para todos os perfis de clientes. Somente na área de renováveis a empresa já foi responsável pelo comissionamento de mais de 2.500 aerogeradores.

A Tecnogera dispõe de mais de 800 grupos geradores, que conseguem atender grandes demandas. Equipes altamente qualificadas estão à disposição 24 horas por dia, 7 dias por semana para lidar com todo tipo de adversidade.