Blog
Blog Tecnogera
gerador title
diferenças entre nobreak industrial e gerador de energia

Nobreak industrial versus gerador de energia

Ainda que atendam ao mesmo objetivo, há diferenças importantes no funcionamento dos equipamentos como o Nobreak industrial e gerador de energia.

Tanto um nobreak industrial quanto um gerador de energia servem para garantir o suprimento de energia elétrica de qualidade para diversos tipos de ambientes e locais. Assim, conhecer as diferenças entre estes dois equipamentos permite que se identifique a melhor aplicação de cada um, atendendo a necessidade de cada situação.

Um ponto importante na hora de entender as diferenças é que ambos entregam uma proteção extra para o bom funcionamento e a boa operação do negócio, respeitando as suas características. Ter um parceiro de confiança como a Tecnogera, para entregar a melhor experiência seja utilizando um nobreak industrial ou um gerador de energia, é essencial para obter os melhores resultados.

Continue acompanhando a nossa publicação e saiba mais sobre as principais diferenças entre um nobreak industrial e um gerador de energia! 

A importância de um fornecimento de energia elétrica de qualidade

Tanto o gerador de energia quanto o nobreak industrial são ótimas opções para garantir um fornecimento de energia elétrica de qualidade para a diversos dos cenários. Um aspecto importante é realizar o dimensionamento correto para entender as necessidades do local, os equipamentos utilizados e até o tipo de deslocamento necessário. 

Uma loja que possui um sistema de ar condicionado, caixas registradoras para as vendas e um sistema de gestão de estoque depende diretamente desse suprimento para conseguir atender os seus clientes. Caso haja qualquer tipo de falha ou interrupção, o público não será atendido corretamente, tendo uma experiência negativa com o local, pelas temperaturas que fogem ao controle do sistema de refrigeração. 

Ter um sistema de energia elétrica de confiança é uma das principais preocupações, seja em uma loja, indústria, comércio ou até para residências. Ao alugar um equipamento para garantir esse fornecimento, a decisão deve considerar diferentes características como a potência, o tipo de combustível ou até a escolha entre um gerador de energia ou nobreak industrial.

As principais diferenças entre um nobreak industrial e um gerador de energia

Tanto o nobreak industrial quanto o gerador de energia irão servir para evitar qualquer tipo de dano causado pela queda ou falha no suprimento de energia no local. Esses equipamentos possuem funcionamentos diferentes entre si, servindo a alguns cenários específicos em situações diversas onde são empregados. 

Funcionamento do nobreak industrial 

O nobreak fornece energia de forma ininterrupta aos equipamentos que compõem o sistema elétrico do local em caso de ausência completa ou qualquer tipo de falha ou queda. Sua principal característica é de ser um acumulador de energia por meio do uso de um grande conjunto ou banco de baterias internas. 

Essas baterias são carregadas automaticamente enquanto o nobreak industrial se mantém conectado na rede de energia elétrica da concessionária local. Caso haja qualquer tipo de oscilação ou queda, elas entram em operação, quase instantaneamente, por um determinado período de tempo. 

Outra característica do nobreak é a sua capacidade de regular a tensão e a pureza da energia que chega até os equipamentos eletrônicos e industriais. Assim, ele consegue evitar os famosos picos de energia que, em muitos cenários, podem levar a problemas maiores como a queima ou inutilização de determinados dispositivos. O nobreak é ideal para um atendimento rápido e que demande desligamento ou interrupção programada da forma adequada. 

Funcionamento do gerador de energia

O gerador de energia é indicado para o suprimento de eletricidade em locais que necessitem de um atendimento adequado como hospitais, laboratórios, hotéis e indústrias. Seu principal diferencial em relação ao nobreak é o fato de não possuir uma limitação na sua autonomia, desde que o fornecimento de combustível adequado não sofra interrupção. 

São equipamentos de grande porte e que oferecem alta potência, seja como fonte principal de eletricidade ou auxiliar em caso de alguma queda ou falha. O gerador de energia ainda possui alguns tipos de variações na forma como transformam a energia mecânica, química, solar ou outros tipos em energia elétrica.

Assim, o gerador de energia é um equipamento ideal para longos períodos de operação, desde que se tenha um dimensionamento adequado da necessidade do local. Além disso, ainda pode ser combinado com outros equipamentos para formar o que é conhecido como grupo gerador, com a finalidade de atender às demandas específicas de cada cliente. 

Combinação entre nobreak industrial e gerador de energia

Esses dois equipamentos podem ser combinados em um grupo gerador para que o local que está sendo atendido tenha a melhor experiência e não fique em momento algum sem eletricidade. Inclusive esse tipo de combinação fornece a melhor operação para as máquinas e os equipamentos que estão operando em um cenário industrial. 

Esse tipo de aplicação funciona da seguinte forma. Assim que é detectada a interrupção do fornecimento de energia elétrica na rede principal, tanto o nobreak quanto o gerador são acionados para dar suporte ao sistema elétrico do local. Pela própria característica do gerador de energia de depender de uma movimentação mecânica, este leva um tempo até atingir os indicadores de funcionamento ideal.

Os equipamentos que serão alimentados pelo gerador ficariam um tempo desligados até o gerador entrar em operação. O nobreak não precisa desse tempo, conseguindo entrar em operação quase de forma instantânea. Devido a esse tempo para o início de operação do gerador, o nobreak é a combinação perfeita para a alimentação da carga do local.

No pequeno intervalo entre a queda e o acionamento do gerador, o nobreak entra em operação e fornece a energia por meio das suas baterias internas. Quando o gerador entra em operação, o nobreak é desligado e as suas baterias podem voltar a carga inicial. 

Saiba mais! 

O nobreak industrial e o gerador de energia servem ao mesmo propósito: garantir um fornecimento de qualidade de energia elétrica em caso de falha ou queda no sistema principal. Existem algumas diferenças importantes na sua operação e que demonstram a importância de conhecer cada um dos equipamentos. 

Continue acompanhando as publicações no nosso blog e veja os motivos da Tecnogera ser o parceiro ideal para o seu negócio!