Blog
Blog Tecnogera
gerador title

O mercado de sistemas isolados de energia

Um país com dimensões continentais como o Brasil apresenta, além de uma série de características positivas, grandes desafios. Um deles, sem dúvida, é a garantia do fornecimento de energia elétrica em localidades remotas.

Além da capacidade de geração para atender as necessidades do setor produtivo e mais 204 milhões de habitantes, é preciso investir para que esta energia chegue às cidades e regiões de difícil acesso.

Com este objetivo,as concessionárias regionais buscam parceiros para fornecer energia e suprir a demanda destas regiões. Hoje, este modelo está presente em estados como Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Amapá, além de Fernando de Noronha.

Considerando que são regiões de difícil acesso, prevalece a geração térmica. Neste contexto, o atual cenário dos preços dos combustíveis no Brasil aumenta a necessidade de avaliação da eficiência dos parceiros das concessionárias para uma geração mais eficiente.

O modelo do Produtor Independente de Energia Elétrica (PIE) criado pela Aneel busca a eficiência de geração, uma vez que o PIE será responsável pela geração de energia na modalidade turnkey.

Este modelo é fundamental para que os sistemas isolados tenham, de fato, a melhor tecnologia e o menor custo para o consumidor. O objetivo é, com geradores mais eficientes, diminuir o consumo de combustível e, consequentemente, reduzir os impactos ambientais e a geração de poluentes.

Assim, o custo da energia diminui, os consumidores pagam menos e o meio ambiente agradece.