Blog
Blog Tecnogera
gerador title

O que é e como funciona um aerogerador?

Utilizado para transformar energia eólica em elétrica, o aerogerador é uma solução cada vez mais presente quando pensamos em alternativas sustentáveis de geração de energia. Se o nome parece um pouco estranho, certamente você já viu — seja em reportagens ou pessoalmente — aquelas enormes hélices fixadas por um suporte, que são acionadas pela força do vento. Normalmente são encontradas em grupos de dezenas de unidades, uma ao lado da outra, garantindo melhor captação da energia.

Como funciona um aerogerador?

O aerogerador conta com um rotor com rolamentos que, em funcionamento com todo o sistema de medição (anemômetro) e pás giratórias, gera uma força mecânica. Com isso, a energia eólica é transmitida das pás ao rolamento que, por sua vez, é ligado diretamente a um multiplicador que aumenta imediatamente a velocidade do eixo do aerogerador. A movimentação do eixo gera energia mecânica, que é retransmitida até um gerador elétrico já conectado. A energia sai do aerogerador já em formato de eletricidade, indo direto para a rede elétrica. Hoje, o Brasil possui dois modelos de aerogeradores: de eixo vertical e eixo horizontal. O modelo horizontal é mais difundido e apresenta um padrão técnico mais desenvolvido, o que facilita sua instalação. Também é um aerogerador mais indicado para produção em grande escala de energia eólica.

Vantagens de um aerogerador

• Menos poluente: um aerogerador causa pouco impacto na natureza durante a geração de energia elétrica, já que não utiliza recursos contagiosos (como energia nuclear) e nem água; • Economia local: por ser instalado em regiões mais afastadas, onde a força dos ventos é suficiente para alimentação do sistema, o aerogerador também gera empregos locais e movimenta uma economia nova; • Redução nos gastos governamentais: se considerarmos o custo de uma hidrelétrica ou de uma usina nuclear, o aerogerador e todo o complexo de energia eólica têm um custo muito inferior; • Meio ambiente: além de não utilizar água, um recurso essencial para a vida, o aerogerador pode ser instalado em uma área menor e que não influencia diretamente na vegetação e no habitat de animais; • Energia 100% renovável: a força dos ventos jamais irá acabar, sendo uma energia renovável e que não depende de fatores como chuvas ou sol.