• flag-br
  • flag-esp
  • flag-us

O que é kVA?

Entender o que significa kva é importante para saber dimensionar corretamente o gerador conforme a sua necessidade.

PUBLICADO EM 14/08/2014 O que é kVA?

Entender o que é kVA pode ser considerado como um dos pontos mais importantes na hora de dimensionar qualquer fonte de energia temporária. kVA é a sigla para kilovoltampere e tem um significado específico que a diferencia das demais formas de medida, como os Volts e os Watts.

É importante entender como aplicar a medição via kVA para encontrar a solução que irá atender às suas necessidades da melhor forma possível. Ou seja, o conhecimento sobre este tipo de cálculo é primordial, uma vez que se não forem realizados de forma correta, pode colocar todo o projeto em risco.

Quer saber mais sobre o que é kVA e a diferença entre Volts, Watts e kVA? Continue acompanhando a nosso post e saiba mais! 

 

AFINAL, O QUE É kVA?

A grandeza do kVA por muitas vezes pode não ser tão importante no dia a dia de um consumidor comum, que utiliza eletrodomésticos e eletrônicos simples. Porém, é essencial ter uma medida correta da grandeza do kVA para fazer o dimensionamento correto dos projetos e sistemas elétricos.

O kVA é a medida que equivale a 1000 voltamperes - 1kVA = 1000VA. Esta é uma potência aparente do sistema que também pode ser considerada como teórica e se dá pela soma vetorial entre a potência ativa do sistema (ou os Watts) e a potência reativa do sistema (ou o Var).

Tudo isso parte do conceito geral de funcionamento dos motores elétricos, que basicamente necessitam de dois tipos de energia para o seu funcionamento correto: a ativa e a reativa. Essas duas energias atuam em partes diferentes do sistema e faz com que o cálculo de fornecimento de energia para um sistema elétrico seja a relação entre a tensão e a corrente fornecidas.

 

A IMPORTÂNCIA DO CÁLCULO CORRETO PARA SABER O QUE É kVA

Um cálculo correto do kVA é essencial para que atestar que um determinado sistema elétrico atende à demanda que é requisitada, mesmo em horários de pico. Ainda que não seja essencial para o consumidor final conhecer esse tipo de cálculo, na hora de utilizar um gerador ou transformador de energia, é imprescindível que estes cálculos estejam bem definidos.

As agências fornecedoras de energia cobram dos grandes consumidores como indústrias e grandes comércios o cálculo tanto da energia aparente do sistema elétrico quanto da potência ativa que irá ser utilizada. Um ponto importante é que com o avanço da tecnologia e da capacidade de medição dos sistemas, os geradores e outros componentes do sistema elétrico tem se tornado cada vez mais eficientes.

Mas mesmo sabendo o que é kVA e o seu cálculo correto, deve-se entender um pouco mais sobre como diferenciar a medição do kVA, dos Volts e do Watts - todos indicadores importantes no mundo dos sistemas elétricos. 

 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O kVA, WATTS E VOLTS?

Estes termos são amplamente utilizados no mercado e no setor de energia elétrica para demonstrar características dos produtos eletrônicos presentes no dia a dia. Entender o significado de cada um deles é relevante para utilizar cada um dos termos na hora correta, sem confundir o que é cada um. 

 

WATTS, UMA MEDIDA LIGADA A POTÊNCIA

Começando pelo Watts. A medida também é representada pelo símbolo "W" e corresponde a uma unidade de potência, que também pode ser relacionada ao Joule - 1 Watt é equivalente a 1 Joule por segundo. O seu nome também homenageia o matemático e engenheiro responsável pela evolução dos motores a vapor, o escocês James Watts.

Outro ponto importante desta medida é o fato de ela estar diretamente ligada à potência dos equipamentos elétricos e à capacidade de transformação de energia elétrica para a realização de algum trabalho. Os Watts também recebem o prefixo de "kilo", se tornando kW e assim, conseguem chegar até o MW, ou Mega Watt.

 

VOLTS, UMA MEDIDA RELACIONADA A TENSÃO ELÉTRICA

Já o Volt está relacionado à tensão elétrica, que é a diferença do potencial elétrico de determinado sistema. Uma explicação técnica: o Volt é equivalente ao potencial da transmissão de energia elétrica medida em Joules, dividido pela carga elétrica medida em Coulombs entre dois pontos distintos.

Uma forma mais simples de entender, é imaginar dois pontos distintos nos quais ocorra alguma tensão elétrica entre eles. 1 Volt significa que cada carga elétrica de Coulomb que sai de um ponto ao outro transmite exatamente 1 Joule de energia elétrica.

O seu nome é em homenagem ao Alessandro Volta, que inventou a pilha voltaica. Vale lembrar que muitas pessoas se referem a esta medida como Voltagem - e está errado. O termo correto é tensão!

 

kVA E OS QUILOVOLTAMPERES

Entender o que é kVA já faz parte do dia a dia de quem trabalha com geradores ou transformadores. Esta unidade é utilizada para dimensionar corretamente o sistema elétrico e o equipamento que deverá ser utilizado naquele local.

VA é a sigla para volt-ampére e o seu significado correto é a potência aparente de uma fonte de geração de energia temporária. O kilo também é utilizado para determinar grandezas do VA, sendo um kVA = 1000VA.

Além do VA, também entram em cena a potência ativa do sistema, medida em Watts, e a potência reativa, medida em Var. Existe um cálculo para o kVA, que também necessita do Fator de Potência e define exatamente qual a potência que o sistema poderá utilizar a partir daquele gerador.

 

SAIBA MAIS

Além de saber o que é kVA, outros fatores são importantes na hora de realizar o correto dimensionamento do sistema elétrico e que impactam diretamente na melhor decisão do gerador correto para a sua aplicação. Uma empresa de confiança pode ser determinante para o sucesso da utilização e da locação do gerador, além de garantir a qualidade dos equipamentos como um todo.

Entre em contato para encontrar a melhor solução em energia temporária!


Assuntos relacionados:

O que é corrente elétrica e qual sua unidade de medida?

Tipos de geração de energia elétrica

Descubra o conceito de impedância elétrica e aprenda a calcula-la




VOLTAR