Blog
Blog Tecnogera
gerador title

O que é uma carga resistiva, indutiva e capacitiva?

Carga resistiva, indutiva e capacitiva. Qual é a diferença entre elas

Em uma rede elétrica, existem basicamente três tipos de cargas elétricas: resistivas, indutivas e capacitivas.

Esta classificação está diretamente ligada ao fator de potência, que mede se a energia elétrica recebida é suficiente para atender as necessidades do uso diário, seja em residências ou empresas.

Para que são usadas as cargas resistivas

As cargas resistivas costumam ser utilizadas em ferros de passar roupa, chuveiros e lâmpadas incandescentes.

Resumidamente, conectar uma carga resistiva ao sistema significa que a corrente e a tensão mudarão de polaridade em fase, ou seja, sincronizadas, gerando um fator de potência unitário, em que a energia flui numa mesma direção através do sistema em cada ciclo.

Ou seja: a corrente que circula por essa carga alterna-se e acompanha a tensão aplicada.

Por esta razão, toda carga puramente resistiva possui fator de potência

Como são usadas as cargas indutivas

As cargas indutivas, geralmente utilizadas em motores e transformadores, criam campos magnéticos pelas bobinas existentes nos equipamentos que estão ligados a ela, produzindo potência reativa com onda de corrente atrasada em relação à tensão.

O fator de potência, neste caso, é zero. As cargas capacitivas, utilizadas em banco de capacitores, lâmpadas fluorescentes e computadores, criam campos elétricos pelos capacitores existentes nestas cargas.

Por isso, provoca atraso na tensão e também possui fator de potência zero.

De maneira simplificada, o fator de potência resulta da razão entre a potência ativa (energia utilizada em um equipamento) e potência aparente (que indica a suficiência da energia em questão).

Fator de potência, porque ele é importante

Conhecer o fator de potência é importante para que haja maior segurança e economia no ambiente, evitando que máquinas, ferramentas, eletrodomésticos e outros aparelhos queimem ou apresentem problemas.