Blog
Blog Tecnogera
gerador title

O que é uma tomada elétrica e quais são os tipos de tomada existentes?

A tomada elétrica é o ponto de conexão que fornece a eletricidade principal para um plugue macho conectado a ela. Os tipos mais comuns possuem dois terminais utilizados em circuitos monofásicos ou bifásicos. Algumas tomadas possuem um terceiro terminal, denominado "ligação de terra" ou "terra". Outros tipos de tomadas, como a trifásica, são utilizados em setores específicos, como indústrias e fábricas.Antes da padronização brasileira, em julho de 2011, o consumidor convivia com mais de 12 tipos de plugues e oito tipos de tomadas diferentes, o que tornava necessário o uso indiscriminado de adaptadores para a conexão dos aparelhos. Os plugues de três pinos passaram a ser utilizados em aparelhos que necessitam de aterramento, como o ar-condicionado, refrigeradores e computadores. Cada país possui suas próprias normais e tipos de tomadas e plugues. Conheça os principais tipos de tomadas que são utilizadas no mundo:

Tomada tipo A e tipo B

É o antigo padrão brasileiro, ainda utilizado nas Américas do Norte e Central e no Japão.  Este plugue é composto por dois pinos achatados e paralelos. Nos Estados Unidos, um dos pinos costuma ser mais largo do que o outro (isso pode dificultar a conexão de um produto elétrico americano a uma tomada japonesa, por exemplo). Em alguns casos, o plugue contém também uma entrada para fio terra: um pino redondo logo abaixo das duas abas.

Tomada tipo C, E, F, J, L

Com exceção do Reino Unido, este é o padrão europeu de tomadas. O plugue tipo C era o mais comum no Brasil antes da alteração do padrão. Possui dois pinos arredondados e paralelos. É o plugue mais comum em todo o mundo. O tipo F, comum na Alemanha, Áustria, Bulgária, Croácia, Espanha, Estônia, Finlândia, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Portugal, Noruega, Rússia e Suécia, possui duas de suas extremidades que são clipes usados como fio terra. O tipo E é um plugue redondo, com dois pinos arredondados e paralelos com um pequeno orifício no alto. Esta versão, a tipo E, evita choques e aumenta o uso do fio terra. Utilizado na Bélgica, França, Polônia, República Checa e Eslováquia. A tomada tipo L possui três pinos paralelos e de igual tamanho. Com ela é preciso atenção na diferença de amperes. Existem dois modelos: um para 10A e outro para 16A. O primeiro é o mais comum e funciona normalmente com tomadas tipo C. Já o plugue para 16A possui mais espaço entre os pinos e eles são mais largos. Não deve ser usado com tomadas tipo C. A Suíça adotou o padrão tipo J, semelhante ao brasileiro, no entanto, não compatível. O plugue tipo J possui três pinos redondos, dois paralelos e o terceiro central.

Tipo G

Países como Reino Unido, Bahrein, Cingapura, Emirados Árabes, Escócia, Inglaterra, Hong Kong, Irlanda, Malásia e Uganda adotaram o tipo G. Este modelo é considerado o mais seguro do mundo e é identificado pelos três retângulos que formam o desenho de um triângulo. Seus plugues possuem um fusível. Ao adquirir um adaptador, é importante informar-se sobre o número de ampères para seu aparelho funcionar corretamente.

Tipo D

Usado antes dos anos 1960 no Reino Unido, o tipo D ainda é padrão na Índia, Paquistão e outros países da região. Ela possui três pinos largos e redondos, formando o desenho de um triângulo.

Tipo H

A tomada tipo H é utilizada somente em Israel. Esta tomada possui três pinos largos e redondos formando um "V". Apesar de seu desenho peculiar, ele aceita plugues do tipo C (padrão europeu).

Tipo I

Utilizada na Argentina e Oceania (Austrália, Argentina, Fiji Nova Zelândia, Papua Nova Guiné) a tomada tipo I possui três pinos achatados. Dois na diagonal e outro na posição vertical, na parte inferior.

Tipo M

A tomada tipo M possui três pinos largos e redondos, formando o desenho de um triângulo. É bem similar ao plugue usado na Ásia Meridional, porém, esse tem pinos mais largos. A tomada tipo M também é usada na Suazilândia e em Lesoto. A África do Sul também incluiu o tipo N como um dos seus padrões oficiais.

Tipo N

Em vigor desde 2010, as tomadas tipo N são utilizadas apenas no Brasil. São três pinos redondos, sendo dois paralelos e um terceiro no meio e ligeiramente abaixo. Este tipo de tomada não permite o uso de plugues com pinos achatados (tipo A e B). No entanto, é possível usar plugues tipo C mais novos (lançados depois de 2008).