Blog
Blog Tecnogera
gerador title

Caixa de passagem de fios elétricos, para que ela serve

Organizar, enfileirar e mais uma série de coisas. Descubra agora para que serve uma caixa de passagem de fios elétricos

Como o próprio nome já diz, a caixa de passagem de cabos e fios elétricos tem como principal finalidade realizar a união de caminho dos fios e cabos elétricos, fazer a ligação de fios em interruptores ou tomadas, até mesmo a realização de emendas.

Essas caixas também organizam a distribuição de fios e cabos quando há necessidade de mudar o seu direcionamento.

Por meio delas, pode-se realizar a instalação de uma fiação ou até mesmo subdividir uma instalação em partes de segundo grau, o que facilita (e muito) a manutenção e o reparo desses fios quando existe a necessidade.

Pode ser usada para testes e inspeção de funcionamentos dos cabos ou até mesmo dos equipamentos que estão interligados no mesmo

A caixa de passagem é a melhor escolha para reunir segurança e qualidade ao mesmo tempo, garantindo a passagem, derivação e acesso às redes elétricas, de telefonia, televisão e dados; além de se adaptar bem ao ambiente de sua instalação.

Tipos de caixa de passagem de cabos e fios elétricos

Existem diversos modelos de caixas de passagem para cada tipo de projeto.

Além da variação de tamanhos, temos também os modelos projetados para serem sobrepostos nos locais com interruptores, tomadas ou ambos; ou os colocados no teto, instalados em locais de passagem de fios de iluminação ou onde estão afixados spots e lustres:

Caixa embutida na parede: são afixadas em locais com interruptores, tomadas ou ambos.

Caixa embutida no teto: instaladas em locais de passagem de fios de iluminação ou onde estão afixados spots ou lustres.

Caixa com espelho: são instaladas na parede, na área da rede de energia elétrica, e servem apenas para a passagem dos fios condutores. 

Caixa parafusada e com porta: são instaladas embutidas nas paredes, nos pontos de emenda e derivação dos fios ou na separação entre as tubulações.

Onde é obrigatório utilizar a caixa de passagem

Segundo a norma NBR 5410, que traz toda a regulamentação sobre a utilização de eletrodutos e caixas de passagem, é exigido que a caixa de passagem seja colocada:

  • Nos pontos de emenda ou derivação de condutores;

  • Nos pontos da tubulação em que houver entrada ou saída de condutores, com exceção de dos pontos de transição para a linha em eletrodutos;

  • Quando é preciso segmentar a tubulação.

 

Assuntos Relacionados:

Entenda a tabela de padrão de cores para cabos elétricos

Quais são e para que servem os cabos elétricos especiais

Quais são os tipos de cabos e condutores elétricos

Para que serve um protetor de cabos elétricos