Blog
Blog Tecnogera
gerador title
para que serve um disjuntor

Para que serve um disjuntor?

O disjuntor garante a segurança e boa operação dos equipamentos elétricos

Ter um disjuntor em qualquer tipo de instalação elétrica é item obrigatório e proporciona muito mais segurança e proteção contra qualquer tipo de falha, sobrecarga ou curto-circuito nos sistemas do local. Esse dispositivo eletromecânico protege, monitora, controla a corrente elétrica e interrompe o fornecimento caso algum valor ultrapasse o considerado como adequado.

Existem ainda alguns tipos de disjuntores que se diferenciam entre a sua aplicação e devem ser dimensionados corretamente por um técnico ou profissional da área para garantir a eficiência do sistema. Assim, é importante que este dispositivo esteja operando dentro dos padrões de qualidade para garantir a segurança da energia elétrica utilizada no ambiente.

Quer saber mais sobre e para que serve um disjuntor além das suas características e aplicações? Continue acompanhando a nossa publicação e descubra! 

O que é um disjuntor?

Os disjuntores são, de uma forma direta, dispositivos instalados no sistema elétrico do local e que atuam para evitar curtos-circuitos e sobrecargas no fornecimento. Assim, quando detecta algum tipo de situação fora da operação normal de funcionamento, como um excesso de corrente elétrica, corta a passagem no circuito. 

A história do disjuntor está diretamente ligada com a evolução dos equipamentos elétricos, em especial o fusível. Este dispositivo também pode exercer um papel de controle da qualidade elétrica do local. Quando ocorria qualquer tipo de sobrecarga, o fusível queimava e seria substituído – tornando a sua utilização mais cara. 

Esse ponto influenciou completamente na migração da utilização do fusível para o disjuntor, uma vez que este último, ao perceber uma corrente que ultrapassa o seu limite, se desarma e pode ser armado de novo manualmente. Esse detalhe também permite que o disjuntor seja conhecido como um dispositivo de manobra, funcionando como interruptores normais que podem interromper a passagem de eletricidade e serem acionados em determinados momentos. 

Disjuntor é dispositivo de segurança

Conforme já foi falado, o disjuntor é um dispositivo de segurança que atua diretamente quando ocorre algum tipo de sobrecarga na corrente elétrica do sistema. Mesmo parecendo um fato difícil de acontecer, pode impactar em problemas sérios para o local, como:

  • A queima ou destruição de aparelhos elétricos e eletrônicos que não suportam aquele pico de corrente atingido pelo sistema. O disjuntor funciona como um filtro para que esses aparelhos funcionem corretamente; 
  • E em casos mais extremos até incêndios em diferentes locais pela sobrecarga ou curto-circuito, inclusive considerado como uma causa comum dos incêndios residenciais. 

Para o bom funcionamento é necessário realizar um dimensionamento correto do tipo e das características dos disjuntores utilizados no sistema elétrico do local, levando em conta a carga utilizada e qualquer tipo de variação de consumo. Os disjuntores corretos devem ser aplicados, prestando bastante atenção em situações adversas e garantindo a segurança do local. 

Tipos de disjuntores disponíveis para aplicação 

Existem alguns tipos diferentes de disjuntores para distintos cenários de aplicação, variando desde os pequenos, indicados para utilização doméstica e residencial, até os maiores que protegem a instalação elétrica de circuitos de alta tensão. Ótimos exemplos são os disjuntores que alimentam grandes cidades e protegem todo o sistema de distribuição local

Esses sistemas geralmente alimentam grandes cidades e são essenciais para manter a qualidade da energia elétrica que chega aos consumidores, trabalhando em conjunto com os disjuntores menores, instalados dentro das residências. 

Disjuntor de alta tensão

Trabalhar com alta tensão requer um equipamento específico e este tipo de disjuntor atende justamente esse cenário, com mecanismos especiais para a interrupção do arco elétrico resultante na abertura dos polos. Os valores alcançados para grandes potências podem chegar a até 100kA, sendo essencial que o disjuntor consiga isolar e resistir as tensões do sistema. 

Disjuntor magnético

Esse tipo de disjuntor é utilizado para proteger os equipamentos contra qualquer tipo de anomalia, como sobrecarga ou curto circuito no sistema elétrico. Funciona a partir das leis do eletromagnetismo, com a intensidade da corrente que passa pelas espiras das suas bobinas variando o campo magnético do equipamento. Com isso, consegue deslocar o seu núcleo e realizar o controle mecânico do circuito, protegendo-o. 

O disjuntor magnético é recomendado quando o sistema necessita de um controle de precisão na sua proteção e pode tanto ter uma ação instantânea com uma bobina rápida ou conter um fluido de controle para disparos controlados. 

Disjuntor térmico

O disjuntor térmico utiliza a ação da dilatação e da deformação de placas metálicas, causada pelo aquecimento, para realizar o controle de sobrecarga ou do curto-circuito do sistema. A partir do efeito Joule, consegue-se um sistema eletromecânico simples e robusto que entrega um nível de precisão aceitável para proteger pequenos sistemas de sobreaquecimento e eventuais incêndios causados por flutuações de tensão ou outras situações de risco. 

Disjuntor termomagnético

Este tipo de disjuntor é muito utilizado em instalações tanto residenciais quanto comerciais, devido a robustez e facilidade de manuseio e aplicação. É considerado também como a união do modelo térmico com o modelo magnético, entregando também um bom índice de proteção. Além disso, possui três funções principais:

  • A capacidade de manobra do sistema, com a abertura e o fechamento do circuito de forma voluntária, permitindo que esta operação seja realizada de forma simples;
  • Proteção contra o curto-circuito, sendo desempenhada pelo atuador magnético que efetua a abertura do disjuntor de forma instantânea, caso seja detectado um aumento nos valores da corrente elétrica do sistema;
  • Proteção contra sobrecarga, sendo desempenhada pelo atuador bimetálico sensível ao calor que abre o sistema quando a corrente elétrica permanece acima da corrente nominal do dispositivo por um determinado período. 

As características para aplicação desse disjuntor são informadas pelos fabricantes, com a corrente nominal, tensão nominal, número de polos e a curva de disparo sendo informações essenciais para o seu correto dimensionamento. 

Saiba mais! 

Entender o que é o disjuntor e quais as suas aplicações é uma das melhores formas de garantir a segurança e a qualidade do sistema elétrico utilizado em determinados locais. Este dispositivo permite que os equipamentos residenciais, comerciais, industriais e até de alta tensão sejam operados conforme normas técnicas e melhores condições de utilização. 

Continue acompanhando as publicações no blog da Tecnogera e fique por dentro de mais dicas e boas práticas para o seu sistema elétrico!