Blog
Blog Tecnogera
gerador title

Perspectivas para o futuro: Energias Renováveis

Energias renováveis têm ótimas perspectivas de crescimento, mesmo com o cenário atual impactado pela pandemia do novo coronavírus

A pandemia causada pelo novo coronavírus demonstrou que as fontes comuns de energia podem ceder espaço às fontes de energias renováveis e que estas são ótimas formas de atender à demanda no momento de retomada. Como não geram grandes impactos ao meio ambiente, são consideradas alternativas para potencializar ainda mais a matriz energética do Brasil e do mundo. 

O setor de energia renováveis passa por constantes evoluções para atender da melhor forma essa demanda, com troca de conhecimento e soluções de tecnologia e inovação. No setor elétrico, mesmo com a baixa procura atual, é hora de se pensar no que vem pela frente e analisar as perspectivas para o futuro, buscando integrar as soluções do momento com as novas fontes de energia.

Quer saber mais sobre a perspectiva para o futuro no mercado de energia elétrica renovável? Continue acompanhando nossa publicação e saiba mais! 

O cenário energético atual

As energias renováveis são fontes que não causam impacto ambiental nem a liberação de gases ou refugos que sejam danosos tanto para a sociedade quanto para o meio ambiente. O cenário do setor energético atual está amplamente afetado pela pandemia causada pelo novo coronavírus, principalmente devido à desaceleração do mercado nacional e internacional além da redução dos investimentos.

Um exemplo é o panorama de crescimento e de evolução detectado antes da pandemia, com uma ampla tendência para as fontes renováveis de energia pela ação de governos e de iniciativa privada. Os hábitos de consumo mudaram, a diminuição da circulação de pessoas impactou diretamente o setor de veículos de uma forma geral e, consequentemente, o consumo dos combustíveis fósseis.

Para a retomada do setor de energias renováveis, um ponto positivo é que a energia limpa auxilia na redução ainda maior dos gases do efeito estufa, além de proteger comunidades. No Brasil, pode servir como uma ótima fonte de retomada para a economia, uma vez que os novos projetos podem demandar mão de obra e equipamentos especializados, além de aumentar o investimento em expansão da tecnologia. 

Investimento em energias renováveis

Uma ótima fonte de investimento consiste na geração distribuída de energia, principalmente após a regulamentação do mercado livre e da alta demanda de projetos na área. Esses projetos são geralmente iniciados a partir da fonte solar e grandes empresas buscam comprar esse tipo de energia tanto por compromissos de redução de emissão de gases quanto por uma exigência da sociedade, o que influencia diretamente na imagem do negócio. 

Outro ponto importante é que o Governo Federal considera os setores de energia elétrica e de saneamento básico como prioridades para o recebimento de novos investimentos. O BNDES tem parcerias com outras instituições financeiras para contribuir com iniciativas de financiamento a juros baixos, para empresas que utilizam energia elétrica renovável. O benefício, em contrapartida, permite esse tipo de diversidade. 

A partir do ano de 2023, os consumidores com uma média de demanda superior a 500kW conseguirão escolher os fornecedores e a concessionária que irão atender sua demanda por energia. A estimativa do Governo é que o volume negociado, que foi de R$ 134 bilhões em 2019, triplique em até uma década no país. Isso demonstra o potencial de investimento e de crescimento das energias renováveis. 

Fontes renováveis e perspectiva para o futuro

O mercado de energias renováveis apresenta boa perspectiva e um grande volume de projetos no curto e no médio prazo, mesmo com os efeitos da pandemia no mercado global. Esses projetos ainda estão muito atrelados ao retorno, com pouco foco na transformação digital e na melhor estruturação, o que pode ser um ponto chave para a evolução do negócio. 

Avanços tecnológicos são essenciais para permitir a quebra de paradigma do negócio, colocando as empresas em um caminho mais focado na redução de desperdícios e na tomada de decisão mais rápida. No Brasil, a perspectiva é clara para uma transição às fontes renováveis, especialmente focadas na energia eólica e na energia solar. 

A energia solar é uma forma de geração interessante para pequenos e médios negócios que podem solicitar financiamento e instalar uma infraestrutura que consiga atender à demanda. Com isso, consegue-se calcular a média de consumo e ajustar as parcelas para que o valor pago durante o financiamento seja o mesmo e, após um período, toda a energia elétrica fique disponível para o consumo. 

A energia eólica começa a se destacar principalmente pela ampla disponibilidade de espaço e pela posição ideal do país com um longo trecho de ventos em diversos locais do seu território. A tecnologia torna áreas até então despovoadas e que não receberiam investimentos sejam ideais para posicionar a infraestrutura de geração, sendo essencial na evolução das energias renováveis. 

Pontos positivos da evolução

Um ótimo ponto de evolução da aplicação das energias renováveis e que permite ainda mais otimização para o setor é a própria gestão dos negócios, atraindo novos investimentos. Uma empresa que se interessa por energias renováveis geralmente também se preocupa com a sustentabilidade e com a imagem perante os consumidores, demonstrando ser ágil e ter um foco em eficiência. 

Outro aspecto positivo importante é a capacidade de integração dos diferentes pontos da cadeia de geração e de suprimento para uma análise de dados de forma avançada. Uma enorme quantidade de informações permite melhorar as análises de risco, entender cenários e variações de demanda e até atuar na prevenção de falhas. 

Isso permite uma maior capacidade de automatização, indo de encontro à ideia da utilização das energias renováveis para entregar mais eficiência na matriz energética, permitindo uma pegada ainda maior da sustentabilidade no negócio. 

Saiba mais! 

As perspectivas para o futuro da adoção de energias renováveis, mesmo com o cenário atual impactado diretamente pela pandemia causada pelo novo coronavírus, é de crescimento e de evolução nos investimentos. 

Quer saber mais sobre a geração de energias renováveis e outras novidades do setor? Continue acompanhando as publicações no nosso blog!