Blog
Blog Tecnogera
gerador title

Quais as vantagens e desvantagens do racionamento de energia?

Nos últimos meses, o brasileiro tem ouvido falar em uma medida que preocupa bastante: a possibilidade de racionamento de energia associada à crise hídrica. Vale destacar que a maior parte da energia do país é produzida em hidrelétricas, que dependem diretamente da força das águas para gerar a energia elétrica. Portanto, a falta de água leva à falta de energia elétrica e à necessidade de racionamento.

Desvantagens do racionamento de energia

O principal e mais conhecido problema relacionado ao racionamento de energia é o apagão, que afeta tanto a produtividade de indústrias e escritórios como os momentos de lazer em casa. Desse modo, o racionamento pode comprometer todo o mercado financeiro e produtivo. Outra importante desvantagem relacionada ao racionamento de energia diz respeito a estabelecimentos que dependem da energia elétrica, como supermercados, escolas e hospitais.

Vantagens do racionamento de energia

Apesar de preocupante, a crise hídrica e energética pode trazer vantagens. O cenário delicado tem provocado um positivo fenômeno de economia de água e energia elétrica, o que é benéfico não apenas para amenizar os problemas da crise, mas para o meio ambiente como um todo.