Blog
Blog Tecnogera
gerador title

Qual a função da chave de transferência em um gerador?

O gerador de energia é um equipamento que garante fornecimento de eletricidade de maneira independente do abastecimento público. Isso significa que, mesmo durante apagões ou falhas no abastecimento da rede pública, os lugares que contam com um gerador de energia não são afetados pela falta de eletricidade. Para que funcione adequadamente, de maneira segura e rápida, o gerador conta com um dispositivo chamado chave de transferência automática — que é como um interruptor que liga uma carga entre duas fontes. É justamente este mecanismo que viabiliza o fornecimento de energia por parte do gerador, caso o abastecimento comum seja interrompido por alguma razão. A chave de transferência só é acionada quando uma fonte está ausente: se o abastecimento elétrico estiver funcionando corretamente, o gerador se mantém desligado, e seu funcionamento só é acionado em caso de interrupção do fluxo normal de energia. Esta característica garante tanto a segurança dos sistemas elétricos como a eficiência e agilidade para normalizar o abastecimento de energia.

Tipos de chave de transferência

A chave de transferência de um gerador pode operar de maneiras distintas. São elas:

Chave de transferência por transição aberta

Ideal para sistemas de emergência, uma vez que só é acionado após o rompimento do fornecimento de energia elétrica, que fica pausado por alguns instantes.

Chave de transferência por transição temporária

Utilizado em cargas indutivas, como no-breaks e inversores de frequência.

Chave de transferência por transição fechada

Indicado para locais que não podem ter o fornecimento de energia interrompido nem por poucos segundos (como hospitais e datacenters). Essa operação permite o acionamento da chave de transferência sem que haja pausa no fornecimento de energia. Além destes, também é possível solicitar um padrão de chave de transferência em um gerador de acordo com a capacidade do equipamento e a demanda do estabelecimento.