• flag-br
  • flag-esp
ATENDIMENTO COMERCIAL 24H 0800 772 1601
array(4) { ["__NAMESPACE__"]=> string(22) "Application\Controller" ["controller"]=> string(4) "Blog" ["action"]=> string(7) "detalhe" ["slug"]=> string(61) "saiba-o-que-e-e-qual-a-finalidade-do-sistema-de-arrefecimento" } array(3) { ["module"]=> string(11) "application" ["controller"]=> string(4) "blog" ["action"]=> string(7) "detalhe" }
ATENDIMENTO COMERCIAL 24H 0800 772 1601

Saiba o que é e qual a finalidade do sistema de arrefecimento

sistema de arrefecimento

PUBLICADO EM 08/12/2014 Saiba o que é e qual a finalidade do sistema de arrefecimento

 

Responsável por regular e controlar temperaturas consideradas ideais — seja do ar, produtos ou equipamentos —, o sistema de arrefecimento garante o melhor desempenho e durabilidade de máquinas, motores e materiais, além do conforto de pessoas e animais quando falamos de sistema de climatização de ambientes.

O QUE É SISTEMA DE ARREFECIMENTO?

O sistema de arrefecimento tem a finalidade controlar a temperatura mínima e máxima do motor a combustão. É responsável por deixar o motor sempre na temperatura ideal de trabalho, fazendo com que não se tenha uma grande dilatação nas peças de contato, e consequentemente, evitando desgaste precoce de componentes essenciais e diminuindo o consumo de combustível e emissão gases poluentes.

TIPOS DE SISTEMA DE ARREFECIMENTO Existem dois tipos de sistemas de arrefecimento: Sistema de arrefecimento a ar, que consiste na dissipação de calor através da atmosfera, e o sistema de arrefecimento a água que pode ser divido em dois, chamados sistemas por termossifão e circulação forçada. O sistema termossifão é constituído por líquido de arrefecimento, ventoinha, radiador, bomba d’agua e válvula termostática. De acordo com a temperatura ideal de funcionamento do motor, o sistema controla o fluxo do líquido de arrefecimento para o radiador através da válvula termostática. Dessa maneira o líquido de arrefecimento circula entre o radiador e bloco do motor realizando a troca de calor. O sistema de circulação forçada usa bomba centrífuga que promove a circulação forçada do meio arrefecedor; Possui válvula termostática entre o cabeçote do motor e o radiador para o controle da temperatura; e a quantidade de água desse sistema pode ser reduzida consideravelmente, pois a água está sob pressão e circula com maior velocidade que no termossifão.

Sistema de arrefecimento do grupo gerador, como funciona? O tipo de sistema de arrefecimento do gerador de energia é termossifão, com auxílio da bomba d’agua o líquido arrefecimento circula no bloco no motor em funcionamento, através das canaletas e dutos o líquido percorre no bloco realizando a troca de calor, após a temperatura do líquido aumentar, a válvula termostática começa a recuar através da sua dilatação e consequentemente liberado o fluxo de líquido para o radiador, este líquido em alta temperatura passa a ser resfriada por meio de troca de calor entre as aletas do radiador que por sua vez é resfriado pelo direcionamento de ar movido pela hélice.

arrefecimento

Figura 1 - Circulação do líquido arrefecimento no bloco

QUAIS SÃO OS COMPONENTES DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO? Radiador – realiza o resfriamento do líquido arrefecimento através do ar impulsionado pela hélice ligada ao eixo do motor. O líquido circula entre as aletas realizando a troca de calor entre as comédias que nele constituem.

arrefecimento

Figura 2 – Radiador

Líquido Arrefecimento - essencial para evitar a corrosão dos componentes metálicos do motor. É formado por uma combinação entre água destilada, anticongelantes e aditivos antioxidantes.

arrefecimento

Figura 3 - Líquido de arrefecimento

Hélice – Responsável em impulsionar e circular o ar entre o radiador, dessa forma a ar atmosférico realiza a trova de calor entre as aletas.

arrefecimento

Figura 4 - Hélice

Bomba d’agua – tem a função de circular o líquido arrefecimento dentro de todo o sistema. Seu acionamento é por conjunto de correias ou polias

arrefecimento

Figura 5 - Bomba d'agua

Válvula termostática – é responsável em manter o motor em temperatura ideal de funcionamento, quando o motor está frio a válvula se mantem fechada, portanto, o líquido circula apenas no bloco do motor. Após o aumento da temperatura a válvula começa a dilatar e abrir possibilitando o fluxo de água entre o radiador e resfriando o líquido arrefecimento.

arrefecimento

Figura 6 - Válvula Termostática

Sensor de temperatura - é um componente de proteção e leitura, envia dados de leitura par o controlador, dessa forma é possível monitorar a temperatura de funcionamento do sistema de arrefecimento. Caso a temperatura ultrapasse o limite o sensor envia um sinal para interromper imediatamente o funcionamento do motor.

arrefecimento

Figura 7 - Sensor de Temperatura




TAGS: #Dicas
VOLTAR