Blog
Blog Tecnogera
gerador title

Setor de óleo & gás voltará a crescer em 2018

O ano começou com boas notícias para o setor de óleo & gás.No último dia 02 de janeiro, a Petrobras anunciou que, este ano, vai colocar em operação oito novas plataformas destinadas ao pré-sal. O principal objetivo da iniciativa é elevar a extração de petróleo de 2,6 milhões de barris por dia para 3,6 milhões nos próximos dois anos.

A expectativa da Petrobras é aumentar em 38% sua produção de petróleo no Brasil entre 2018 e 2022 com a instalação de um total de 19 novas plataformas até 2022. Além das oito previstas para este ano, serão: duas em 2019, seis em 2021 e três em 2022.

Este é o maior volume de plataformas instaladas em um único ano. O marco anterior era de 2014, quando quatro embarcações foram colocadas em operação. Cada plataforma tem capacidade para produzir 150 mil barris de petróleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.

Atualmente, mais de 100 plataformas petrolíferas estão em operação no litoral brasileiro e a expectativa de retomada do crescimento do setor em 2018 deverá impulsionar uma rede de fornecedores ligados às áreas de óleo & gás, entre eles os de energia temporária, como a Tecnogera.

Plataformas de petróleo chamam atenção por oferecerem uma complexa e completa estrutura para um time de profissionais, que passam semanas embarcados, trabalham em turnos, dormem, se alimentam e descansam em alto mar e há muitos quilômetros da costa brasileira.

Como estão muito distantes do continente as plataformas não estão interligadas ao Sistema Interligado Nacional – SIN e precisam de fontes alternativas de energia para garantir o funcionamento de todo o maquinário envolvido nessa modalidade.

O uso de geradores de energia é uma das fontes que melhor de enquadram nesse modelo de operação. Mas, não basta o gerador entrar em funcionamento e gerar energia.Além de estarem aptos a enfrentar um processo logístico árduo e custoso, que envolve transporte por barco e içamento para a plataforma, os geradores precisam se destacar pela eficiência e alta performance.

Para atender as exigências deste mercado, a equipe de profissionais de P&D da Tecnogera tem investido, cada vez mais, em pesquisas para o desenvolvimento de geradores de maior densidade de potência, motores eficientes e que forneçam a mesma energia consumindo menos combustível.

Outra característica dessa nova família de geradores é o tamanho e o peso. Como em plataformas de petróleo, o espaço é otimizado, quanto menor o equipamento, melhor para a operação. Já o peso reduzido impacta diretamente nos custos logísticos envolvidos no transporte do gerador do continente até a plataforma.

Nesse cenário, a previsão da Tecnogera é incrementar a sua participação no mercado de óleo & gás, se consolidando como fornecedora de soluções sob medida e customizadas para atender as mais distintas demandas de cada cliente com o uso de uma engenharia agregada ao projeto, seja de baixa ou alta tensão.