• flag-br
  • flag-esp
  • flag-us

Sistema de resfriamento e climatização: tudo o que você precisa saber

PUBLICADO EM 12/08/2019 Sistema de resfriamento e climatização: tudo o que você precisa saber

Sistema de resfriamento e climatização: tudo o que você precisa saber

Ambos são essenciais para controle e manutenção de baixas temperaturas

A temperatura é algo que influencia não apenas no conforto como também ajuda a conservar produtos e alimentos e a manter o ambiente adequado para os respectivos fins. Para isso, pode ser necessário recorrer a um sistema de climatização ou sistema de resfriamento.

O controle de temperatura do ambiente é simplesmente essencial para determinadas necessidades, o que significa que se coloca como uma das prioridades de certas companhias, de acordo com seu porte ou segmento de atuação.

Vamos aprender mais a respeito desses sistemas e como eles podem auxiliar as empresas em sua produtividade, eficiência e até mesmo nos resultados obtidos.

O que significa sistema de climatização e sistema de resfriamento?

Ambos termos geralmente são utilizados para descrever o mesmo tipo de sistema, que é aquele que visa deixar o ambiente com uma temperatura resfriada, seja qual for o objetivo desejado.

O termo “resfriamento” deixa isso subentendido, ao passo que “climatização” traz um significado mais amplo, que poderia abranger tanto temperaturas baixas quanto altas, mas é praxe que eles sejam intercambiáveis e representem baixas temperaturas.

Embora haja uma série de aplicações que possam recorrer a um sistema de climatização, pode-se destacar que as duas mais procuradas são as seguintes:

Conforto térmico

Em meses em que a temperatura é mais alta ou períodos de calor fora de época, é comum que também cresça a procura por um sistema de resfriamento eficiente, que seja capaz de deixar aquele ambiente confortável e adequado ao público.

Seu uso é bem procurado em shopping centers, lojas de departamento, universidades, faculdades, edifícios comerciais, repartições públicas e outros ambientes, em especial onde haja grande concentração de pessoas.

É importante ressaltar que isso nem sempre é feito apenas pelo conforto propriamente dito, já que pode haver influências no desempenho e produtividade das pessoas.

Uma pesquisa feita em 2009 pela CareerBuilder com 4.285 trabalhadores nos Estados Unidos trouxeram os seguintes números:

  • 22% afirmaram que um ambiente de trabalho muito quente prejudica a capacidade de concentração;

  • 27% descreveram seu ambiente de trabalho como muito quente;

  • 19% suspeitam que seus empregadores desligaram o termostato para cortar custos.

Outro estudo, publicado em julho de 2006 por pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Helsinque, comprovou melhorias de produtividade em temperaturas entre 21º e 22º, especialmente na última, ou seja, um sistema de resfriamento pode ser mais benéfico do que se imagina.

Conservação de produtos

Não são poucos os produtos que precisam ser mantidos em temperaturas resfriadas para que mantenham sua qualidade.

Geralmente, o primeiro ponto que vem à mente diz respeito aos alimentos, já que alguns deles podem perder suas características e até mesmo se tornar inadequados para consumo quando armazenados em locais quentes.

Pode-se pensar em uma geladeira, eletrodoméstico presente na maioria das casas e que permite armazenar alimentos resfriados ou mesmo congelados, mas a situação muda de figura quando se parte para um ambiente industrial ou comercial.

Iogurtes, queijos, carnes, embutidos são apenas alguns dos exemplos que ressaltam a necessidade de ter um sistema de climatização em tais ambientes, os quais funcionam de maneira similar ao que ocorre nas câmaras frias dos açougues, por exemplo.

Outro tipo de produto que também precisa de baixas temperaturas são alguns remédios, tecnicamente chamados de medicamentos termolábeis, como insulinas e certas soluções oftálmicas e sprays nasais, o que ajuda a entender porque não costumam aparecer nas gôndolas das farmácias.

Ter um sistema de resfriamento confiável é fundamental para empresas que produzem e armazenam esse tipo de medicamento, já que qualquer variação de temperatura pode colocar sua funcionalidade a perder e, consequentemente, resultar em um prejuízo bem grande.

Como funciona um sistema de climatização?

Através do uso de equipamentos que podem reduzir a temperatura de ambientes. O principal sistema para uso industrial e comercial é dotado de um chiller, um fancoil e uma bomba.

O chiller é um equipamento abastecido com água, a qual é resfriada para ter sua temperatura reduzida. Quando isso acontece, uma bomba envia o fluido para o fancoil, que é como um grande ventilador que produz a vazão de ar e temperatura necessárias.

Através do seu uso, é possível climatizar ambientes de diferentes portes e segmentos, como indústrias, hospitais, estações de trem e metrô, shopping centers, hipermercados e afins, com muito mais eficiência e potência do que equipamentos tradicionais de ar condicionado.

Para ter o sistema de resfriamento ideal, é preciso saber quais são as necessidades de cada cliente, de modo que ele possa obter a solução que se adeque perfeitamente ao que procura.

É possível encontrar chillers com potência de 33,5 kW a 383 kW, com compressores de tipo scroll ou parafuso e tamanhos que podem chegar a 11 metros de comprimento e 2,44 metros de altura, além de um peso que pode superar 8 toneladas.

Além disso, para ambientes muito grandes ou que precisem de temperaturas ainda mais resfriadas, é possível interligar diferentes sistemas de climatização, de modo que o resultado seja exatamente o necessário.

A aquisição dos equipamentos necessários para um bom sistema de climatização demanda um investimento considerável, além de conhecimentos específicos sobre o assunto, os quais precisarão ser aplicados desde a cotação dos itens até a instalação e operação dos aparelhos.

Para facilitar o processo, a melhor opção é contar com a locação de chiller, fan coil ou rooftop para a climatização de ambientes, o que proporciona uma economia considerável a curto, médio e longo prazo, além de vários outros benefícios.

Locação de sistema de resfriamento: a opção ideal para o que procura

Para aliar economia, praticidade, segurança e eficiência, não existe opção melhor que a locação de sistemas de climatização, a qual pode ser adequada de acordo com o que a empresa realmente precisa e, assim, proporcionar um custo-benefício imbatível.

Além do uso de equipamentos da mais alta qualidade, a entrega, montagem e manutenção ficam a cargo da empresa contratada, o que traz ao cliente toda a tranquilidade que ele procura e precisa para o desempenho de suas atividades. Em caso de qualquer problema, ele conta com suporte 24 horas por dia.

Seja qual for a necessidade da sua empresa, conte com a Tecnogera para a locação do sistema de climatização ideal, que aplicará a mesma expertise que possui com gerador de energia para oferecer um atendimento capaz de superar todas as expectativas!




VOLTAR