
Conheça os tipos de geração de energia elétrica
O que é e de onde vem a energia elétrica?
A energia elétrica é a capacidade de uma corrente elétrica realizar trabalho, ou seja de criar um fluxo de cargas elétricas ordenadas. Ela é obtida por meio da transformação de elementos químicos, ou da movimentação de energia mecânica, obtidos através de elementos da natureza como, por exemplo, o vento, os raios solares, da queima do gás natural ou da força da água.
Como a energia elétrica chega nas casas e indústrias?
Tudo começa nas usinas geradoras de eletricidade, que transformam uma energia potencial em energia elétrica.
A partir disso, a energia elétrica percorre um longo caminho transportada pelas linhas de transmissão – ou cabos de alta tensão – até uma subestação. Nessa etapa, os transformadores aumentam sua intensidade, a fim de evitar a perda da energia.
Em seguida é levada para uma subestação de transmissão, onde passa mais uma vez por uma transição, que diminui a intensidade, antes que ela alimente a rede de distribuição.
Enfim, ela é encaminhada pelos fios e cabos elétricos, chegando aos postes, quando a tensão é novamente baixada até estar nas condições ideais para alimentar o consumidor final nas casas e indústrias.
Quais são os principais tipos de fontes de energia?
Há dois tipos de fontes de energia que torna possível a captação e transformação em energia elétrica. As fontes são classificadas em fontes renováveis e não renováveis.
As fontes renováveis, são aquelas que possuem a capacidade de serem repostas naturalmente, como por exemplo, a energia das usinas hidrelétricas, ou a energia solar. Em contraponto temos as energias não renováveis, são fontes de energias que deixarão de existir, ou seja utiliza recursos da natureza que não podem ser repostos rapidamente, como, por exemplo, a energia retirada dos combustíveis fósseis.
Quais são as fontes de energia renováveis e como elas funcionam?
Energia hidrelétrica
Uma das principais fontes de energia elétrica do Brasil, devido ao grande potencial hidrográfico do país. As usinas hidrelétricas funcionam obtendo a eletricidade a partir do movimento água.
Uma barragem, regula a passagem da água que movimenta uma turbina possibilitando a transformação de energia mecânica, em energia elétrica através dos geradores.
Energia eólica
Da mesma forma que a hidrelétrica usa a água para movimentar as turbinas, a energia eólica usa o movimento do ar. Os ventos que são formados pelo aquecimento das camadas de ar, acaba criando uma variação de gradientes e de pressão nas massas de ar. Isso faz com que ocorra a geração de energia elétrica, através de um gerador, por meio da rotação das pás das turbinas.
A energia eólica pode ser considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, ou seja, não se esgota. Além disso, trata-se de uma energia limpa, pois não tem resíduos durante a sua transformação.
Energia solar
A energia gerada a partir da captação de raios do sol, pode ser voltaica, que usa células específicas para gerar o efeito fotoelétrico. E, as a do tipo térmica, que usa o aquecimento da água para gerar vapor.
A energia solar é considerada fonte de energia limpa, pois utiliza a radiação solar como fonte para gerar energia. Dessa forma, ela não gera resíduos, e consequentemente, não fornece danos à natureza.
Energia de biomassa
Toda a matéria orgânica de origem vegetal ou animal, através da sua decomposição é utilizada na produção de energia.
Dentre os produtos gerados pela biomassa se destacam biogás, etanol celulósico, o biodiesel e o carvão vegetal, que servem como combustível para produção de energia.
A principal vantagem do uso da biomassa na geração de energia elétrica, está no fato dela ser renovável e de baixo custo, além de ser pouco poluente, não emitindo dióxido de carbono na atmosfera.
Fontes de energia não renováveis
Combustíveis fósseis
Os chamados combustíveis fósseis são aqueles cuja queima é capaz de gerar energia. Os três tipos mais conhecidos de combustíveis fósseis são o petróleo, o carvão mineral e o gás natural.
Por ser uma fonte de energia não renovável pode considerar que daqui algum um tempo será extinta, e a geração de energia elétrica através dessa fonte ficará comprometida.
Energia nuclear
Também conhecida como energia atômica, a energia nuclear é obtida por meio da fissão nuclear de materiais radioativos, como o urânio-235. É produzida nas usinas termonucleares e tem como princípio o uso de calor para gerar energia elétrica.
A energia nuclear tem como principal característica ser uma fonte concentrada na geração de energia. Um pequeno pedaço de urânio pode abastecer uma cidade inteira, fazendo assim com que não sejam necessários grandes investimentos no recurso.
Apesar da enorme vantagem em relação às outras fontes de energia, a energia nuclear ainda é muito controversa, pois o resíduo deixado pelo processo de transformação da energia é altamente radioativo e exige extrema segurança para o descarte.