Blog
Blog Tecnogera
gerador title

Extração de minério de ferro volta a bater recordes

Depois de dois anos sem registrar crescimento, o setor de mineração, em especial o segmento de extração de minério de ferro, voltou a crescer e bater recordes de produção.

Segundo dados divulgados pela Vale, no último mês de fevereiro, a mineradora produziu, somente em 2017, 366,5 milhões de toneladas de minério de ferro, volume 5,1% superior em relação a 2016. Para 2018, a expectativa da empresa é encerrar o ano com uma produção na casa das 390 milhões de toneladas.

A indústria extrativa, de acordo com informações do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), representa 4,3% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, atrás de setores como o agropecuário (5,3%), industrial (24,9%) e o de serviços, com 69,8%.

Este bom momento, além de favorecer o Brasil no mercado internacional de produtores da commodity, impacta diretamente em outros ramos da economia, entre eles o de fornecedores de energia temporária, responsáveis pela segurança energética das companhias extratoras.

Para entender a importância da energia temporária para o setor é preciso observar que a operação dos principais players de mineração está longe dos grandes centros, muitas vezes, em áreas isoladas, distantes das redes elétricas e sem conexão com o Sistema Interligado Nacional – SIN. Nesse modelo, o fornecimento é feito no formato “on-the-grid/onsite, que significa uma operação que ocorre no local e desconectada da rede convencional.

Portanto, nesse cenário, os geradores se tornam imprescindíveis para que uma mina extratora inicie e se mantenha em atividade. Na fase de viabilização do projeto, por exemplo, os geradores são utilizados para a energização das instalações, como canteiros, áreas de testes de maquinário pesado e de toda a estrutura para que os colaboradores tenham condições de atuar, já que, muitas vezes, as minas operam de forma ininterrupta e por longos períodos de tempo. Nessa etapa, a energia temporária também é utilizada para o transporte de grandes máquinas até a região na qual irão operar.

Ao iniciar a extração, principalmente dos minérios retirados de grandes profundidades, os geradores ficam responsáveis pelo funcionamento de todo o maquinário utilizado e dos sistemas de ventilação, além de comandarem o acionamento dos alarmes de segurança e luzes de emergência.

Com mais de dez anos de mercado, a Tecnogera tem uma forte atuação na área de mineração e no desenvolvimento de soluções sob medida para atender as demandas das maiores empresas do segmento.

Para saber mais sobre as soluções oferecidas para este segmento e os cases recentes da Tecnogera na área de mineração, acesse o link:http://www.tecnogera.com/segmentos/mineracao