Blog
Blog Tecnogera
gerador title

Como funciona o banco de carga para nobreak?

Quem trabalha em escritório ou possui um computador em casa certamente já ouviu falar em nobreak, uma fonte de alimentação ininterrupta que tem como função regular a voltagem e a pureza da energia que chega até computadores e outros dispositivos eletrônicos e equipamentos industriais que estão conectados nele. O nobreak possui capacidade de continuar alimentando tais dispositivos por mais alguns minutos após a ocorrência de quedas de luz ou apagões, evitando um desligamento brusco que poderia causar danos irreparáveis nos equipamentos e até mesmo no sistema elétrico de modo geral.

Banco de carga para nobreak

O banco de carga para nobreak é um sistema que possibilita o acoplamento de cargas elétricas resistivas em geradores de energia ou em bancos de bateria — neste último caso, sendo mais indicado para testes de funcionamento. Também conhecido por carga resistiva, o banco de carga para nobreak pode ser de corrente alternada ou contínua e tem a capacidade de operar em níveis baixos, médios e elevados de tensão. Os bancos de carga para nobreak que trabalham com corrente contínua são normalmente utilizados em testes de baterias e dos próprios nobreaks. Os modelos com corrente alternada, por outro lado, são indicados para geradores de energia, podendo executar funções monofásicas ou trifásicas e ainda em diferentes níveis de tensão.

Vantagens de um banco de carga para nobreak

Este dispositivo assegura o fornecimento contínuo de energia e previne falhas. A vantagem principal está na preservação de eletroeletrônicos e equipamentos variados, associado ao abastecimento ininterrupto de energia. Além disso, ao evitar picos de energia em aparelhos sensíveis, o banco de carga também impede grandes prejuízos financeiros ou mesmo a perda total do equipamento.