Blog
Blog Tecnogera
gerador title

Tipos de transformadores elétricos, descubra quais são

Existem alguns tipos de transformadores elétricos. É importante saber quais são

O transformador de energia elétrica é um dispositivo que recebe a energia elétrica em uma tensão muito elevada e imprópria para o uso em residências, comércios, indústrias e outros estabelecimentos.

Este aparelho transforma a energia, reduzindo sua tensão até um nível que pode ser utilizado em eletrodomésticos, maquinários e para iluminar residências.

Tipos de transformadores elétricos

Com base nesta estrutura e funcionamento, existem diversos tipos de transformadores elétricos que, por sua vez, são classificados conforme a finalidade de sua utilização, material empregado no núcleo ou até mesmo o número de fases.

Os tipos de transformadores de energia elétrica são os seguintes: – Transformador de corrente elétrica; – Transformador de potência; – Transformadores de distribuição; – Transformadores de força.

Classificação dos transformadores elétricos

Os transformadores são classificados de acordo com sua finalidade. Um transformador de potência, por exemplo, é aquele utilizado para reduzir ou elevar a tensão que passa por ele.

Este modelo ainda pode ser dividido entre transformadores de força — que trabalham para produzir e enviar energia elétrica para concessionárias e também para subestações —, e transformadores de distribuição, que reduzem o nível de tensão e enviam para o consumidor final.

E o que são autotransformadores

É este modelo que encontramos nos postes das cidades. Também podemos classificar os transformadores elétricos do tipo autotransformador, que eleva ou rebaixar tensões de 110-117-120 volts e 220-230-240 volts.

Exemplo: em uma saída de 110 ou 220v, com uma entrada de 230v, o autotransformador possibilita que equipamentos elétricos (a partir de 100 ou 120V) sejam utilizados com total segurança e eficiência em saídas de 230V.

Os transformadores elétricos podem, ainda, ser classificados quanto ao material que é utilizado em seu núcleo, sendo ferromagnético ou núcleo de ar, ou ainda em relação ao número de fases durante seu trabalho.

Neste caso, é possível encontrar modelos monofásicos, trifásicos e até polifásicos.

Importante notar que cada tipo de transformador elétrico possui especificações diferenciais e deve ser utilizado, instalado e desinstalado, somente por profissionais capacitados ou empresas especializadas neste segmento.